Dois super clássicos pela Copa Libertadores

Os argentinos Boca Junior e River Plate e Grêmio e Flamengo fazem dois grandes clássicos sul-americanos

Os argentinos Boca Junior e River Plate e Grêmio e Flamengo fazem dois grandes clássicos sul-americanos

0002050419914 img

Esse meio de semana em matéria de futebol será muito especial. É que quatro dos clubes mais importantes de Brasil e Argentina entram em campo para disputar o jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores de América.

A guerra começa na noite desta terça feira, dia 1 de outubro com o super clássico entre River Plate e Boca Juniors, clubes de maior torcida da Argentina. Um jogo que será disputado no estádio Monumental de Nunez, em Buenos Aires, a partir das 21h30.

À principio não há um favorito disparado nesse jogo. Em matéria de técnicos e jogadores os dois gigantes argentinos se equivalem. Além disso, há uma forte rivalidade entre ambos, que costuma parar a capital argentina toda vez que estas duas equipes se enfrentam.

MAIS TÍTULOS
O Boca tem mais títulos nessa competição e já sabe o caminho para levantar esse caneco. Mas o River também é uma força indiscutível do futebol argentino e sul americano e tem potencial para superar qualquer dificuldade para atingir seu objetivo. Como será o jogo de ida das semifinais da competição talvez os dois times sejam menos ofensivos e se preocupem mais em não tomar gols.

Mas para o River que joga em casa, será fundamental vencer, porque, se deixar a decisão para o jogo no La Bombonera dificilmente atingirá seu objetivo. Já para o torcedor brasileiro o confronto mais esperado dessas semifinais da Libertadores será entre Grêmio Porto Alegrense e Flamengo.

BOM MOMENTO
O Tricolor gaúcho atravessa bom momento e, sempre que coloca seu time principal em campo, consegue a vitória que, as vezes, é até por boa diferença de gols. O Flamengo por sua vez é sem dúvida o melhor time do Brasileirão.

Tem maior número de vitórias, maior número de gols e melhor saldo. Um time que tem jogado um futebol de alto nível, que privilegia o ataque e que já marcou 41 gols neste Brasileiro.

Se fôssemos indicar um favorito teríamos séria dificuldade. Na verdade há equilíbrio entre as duas equipes quando elas jogam completas. É exatamente o que vai acontecer nesta quarta feira, a partir das 21h30, no estádio do Grêmio. O fato de ser mandante não dá amplo favoritismo ao time de Renato Gaúcho.

Grêmio eliminou o Palmeiras

Grêmio eliminou o Palmeiras

GRANDE EQUILÍBRIO
Há sim possibilidade de uma vitória do Flamengo. Mas como disse, ao analisar o clássico entre River Plate e Boca Juniors, também neste clássico entre Grêmio e Flamengo há grande equilíbrio. Ambos se respeitam e, por isso, devem estar mais preocupados em não tomar do que em fazer gols.

Afinal, o jogo decisivo mesmo será no jogo de volta, lá no Maracanã, com casa cheia no dia 23 de outubro. De qualquer forma, sã o jogos que possuem atrativos dos mais variados e chama a atenção de todos aqueles que gostam de futebol mesmo quando seu clube de coração não joga.

DOIS ESPETÁCULOS
Eu mesmo estarei atento e vou acompanhar tanto o clássico argentino como o brasileiro. Devem ser dois maravilhosos espetáculos. Só espero que o VAR e a arbitragem não tenham participação no resultado final de cada um desses jogos.

Importante é que vença aquele que realmente jogar melhor. E que os dois jogos passem muita emoção e vibração para quem for assisti-los seja no estádio ou pela tv. Não deixe de conferir!

C * U * R * T * A * S

* NO ano passado o River venceu a Libertadores e foi para o mundial interclubes. É, portanto, o atual campeão desta importante Copa do futebol sul americano. Mas na Argentina o clube que é considerado copeiro é o Boca que na sua história conseguiu conquistar várias vezes tanto a Libertadores como outras copas internacionais.

Por causa dessa rivalidade houve agressões e depredação de ônibus no jogo entre River e Boca no ano passado. Nesse ano há um super esquema de segurança para evitar confrontos. Tomara eles não venham acontecer.

DUELO EM PORTO ALEGRE

* EM PORTO Alegre o estádio do Grêmio também estará super lotado. Haverá espaço até para a torcida do Flamengo. A renda e a presença de público prometem ser recordes. Nesse jogo também haverá a disputa de “egos”: Renato Gaúcho fez criticas ao técnico Jesus do Flamengo porque ele vem muito badalado pela imprensa esportiva brasileira.

Renato discorda e acha que ninguém é melhor que ninguém entre os treinadores que trabalham no Brasil. E garante até que seu time joga melhor do que a equipe carioca. Hoje veremos se tem razão.

* E JÁ QUE estamos falando de uma competição internacional, vamos lembrar que sábado que vem será disputado o jogo entre Colon, de Argentina e Independiente del Valle, do Equador. Clubes que desclassificaram Atlético Mineiro e Corinthians respectivamente na semana passada.

Em tese e pelo que pude ver desses dois clubes, o Independiente me parece melhor preparado para ganhar essa Copa. Mas o Colon mostrou diante do Galo mineiro que tem uma boa equipe e potencial para superar essa possível superioridade do Independiente.