A SÉRIE A do Brasileirão terá dois grandes clássicos neste final de semana. Clássicos regionais, que vão mexer com o emocional dos torcedores e vão valorizar a trigésima terceira rodada do campeonato. Em São Paulo, o Corinthians recebe o Santos. Jogo igual. Sem favorito. O Timão não atravessa bom momento. Seu time cai pelas tabelas mas lá no fundo, o torcedor alvinegro ainda acredita que seu time conseguirá uma vaga na Libertadores 2015.
Para tanto, será fundamental vencer o Santos que com time jovem e alguns veteranos, tem feito campanha apenas regular na temporada desse ano. A grande atração do Corinthians será Guerrero, que ficou fora dois jogos e volta com tudo neste clássico. É um jogador que atravessa fase auspiciosa e que pode decidir o clássico para o Timão.
Santos vai pegar o Corinthians, enquanto o Internacional fará o Gre-Nal, no duelo de Abel Braga e Felipão, técnicos de personalidade forte
Já o Peixe, contará com sua garotada que dá canseira em todos os adversários e que tem a experiência e o talento de Robinho para tentar romper a vigorosa defesa adversária., Previsão de um jogo bem interessante, com dois times preocupados em vencer (já que o empate não lhes serve) e onde a garra e a aplicação devem superar a técnica.
O outro clássico, tão importante quanto esse, será disputado em Porto Alegre. O Grêmio de Felipão vai encarar o Internacional, de Abel Braga. Duelo empolgante entre dois técnicos de personalidade forte, que conhecem todos os detalhes do time adversário e que, por isso mesmo, deverão proporcionar um duelo extra na beira do gramado.
Além destes dois jogos que se destacam por serem clássicos, dois outros jogos que merecerão a atenção do torcedor são os que colocarão frente a frente em Salvador, Vitória e São Paulo e em Belo Horizonte, Cruzeiro x Criciúma. A importância destas partidas está na presença do líder, o Cruzeiro e do vice-líder, o São Paulo.
Se o Cruzeiro perder e o São Paulo ganhar, a diferença entre os dois times ficará restrita a apenas dois pontos. Mas, se ao contrário, o Cruzeiro vencer e o São Paulo perder, a diferença aumenta para oito pontos, que, nas cinco rodadas finais do campeonato, serão difíceis de tirar. Aliás, à principio, acho que esse título já é do Cruzeiro. Mas como matematicamente isso não acontece, vamos procurar analisar as possibilidades de cada um até que o título esteja realmente decidido
C * U * R * T * A * S
* A FIEL vai para o Itaquerão neste final de semana preocupada com seu time que tem mostrado sérias dificuldades para ganhar de seus adversários, por menos qualidade que eles tenham. Desta vez, num clássico, essa preocupação aumenta ainda mais. A garotada do Peixe é competente e tem condições de surpreender o ferrolho defensivo corintiano. É jogo que promete muita emoção.
Guerrero vive grande fase no Corinthians, que vai pegar a garotada do Santos
* VER GUERREIRO de volta é um alívio. O grande artilheiro peruano é fundamental para a boa produção ofensiva do Corinthians. Ele tem técnica apurada, ajuda no combate no meio campo, é rápido e ágil para tomar decisões e vai dar muito trabalho a irregular defesa santista. Aliás, o contrato deste jogador está quase no fim. Diretoria demora na renovação e pode perder seu grande artilheiro.
* MANO Menezes estará ao terminar esse clássico, a cinco jogos de seu adeus ao Corinthians. Seu contrato termina no final do mês de dezembro, mas ele já foi avisado de que não fica. Sua promessa foi fazer o máximo para ainda classificar seu time para a Libertadores do ano que vem. Mas, pelo andar da carruagem, parece que ele não vai conseguir. Nem os jogadores acreditam nele.
* UM TIME que tem Ralf e não o utiliza, é porque seu técnico deve ter alguma coisa errada em sua cabeça. Alias, Mano só tem dado bola fora durante essa temporada. Mandou vir Jadson, mas, de repente, deixou de utilizá-lo. Tem Ralf e não o usa. Muda a todo momento o companheiro de Guerrero. Não tem um time base. Muda à toda hora. Por isso o Corinthians oscila tanto na temporada.
* COMO os dois times não estão na briga pelo título, não boto fé num grande público. Acho que poderemos observar vários espaços vazios durante o jogo, já que não haverá público suficiente para superlotar o Itaquerão. Alias, o torcedor paulista anda meio preocupado em comparecer nos clássicos. A violência é grande e muita gente prefere ficar em casa e assistir cada jogo pela televisão.
*A RODADA deste final de semana começa no sábado com o jogo entre Palmeiras e Atlético Mineiro. Essa partida deveria ser na Allianz Arena, novo estádio do Verdão, mas, como a diretoria do clube demorou a se comunicar com a CBF, a entidade resolveu confirmar o jogo para o Pacaembu. À principio, boto fé no Verdão que jogou bem no último jogo em Salvador contra o Bahia.
Cruzeiro é o elenco número 1 do Brasil, liderando o Brasileirão e na final da Copa do Brasil
* É BOM lembrar, no entanto, que o Galo Mineiro contará com a volta de sua zaga titular e entra em campo disposto a tudo pelos três pontos, que poderão levá-lo a se fixar novamente entre os quatro primeiros colocados do campeonato. Ainda sobre o Atlético: Jô, André e Emerson foram dispensados do elenco na última segunda feira. Motivo: atos de indisciplina após jogo em Curitiba.
* LAMENTO muito que Jô tenha chegado à esse ponto. Seu pai, que acompanha de perto sua carreira, já disse que teme pelo futuro do filho. Jô ganha bem mas guarda pouco, segundo o pai. Prefere gastar boa parte da grana com festinhas e baladas. Não se cuida fisicamente e não cumpre horários de treinamentos. É um irresponsável. Por isso foi afastado do Atlético. Será o começo do fim??
* O CORITIBA também joga neste sábado. Enfrenta o Fluminense, em Curitiba. Jogo muito difícil, já que o Tricolor luta para ficar no G4 enquanto o time de Alex, dá o que tem para fugir da zona de rebaixamento. Em tese, o Flu é favorito. Já no jogo entre Botafogo carioca e Atlético Paranaense, o favoritismo fica com o time do Paraná. O Bota está em crise extrema e dificilmente vai vencer.
* NO DOMINGO, o Sport recebe o Fla com boa chance de vitória. O Vitória enfrenta o São Paulo, em Salvador e precisa muito dos pontos para fugir dos últimos quatro lugares na classificação geral. O Tricolor vem de maratona de viagens e jogos e pode sentir o desgaste. De qualquer forma, por ser mais time, o São Paulo tem mais chance de ganhar.Se não conseguir, ao menos deve empatar.
* O GREMIO faz jogo igual contra o Inter. Como já disse acima, clássico é clássico não tem favorito. Independente do estádio onde o jogo será disputado. Tudo pode acontecer. Em Florianópolis, o Figueirense recebe a Chapecoense. Jogo duro, mas por jogar em casa, o Figueira leva uma boa vantagem. O Cruzeiro encara o lanterna Criciúma. Se jogar o que sabe, pode até golear a equipe catarinense.
* JÁ O GOIAS, que recebe em seu estádio a frágil equipe do Bahia, tem tudo para ganhar mais três pontos. Só não consegue se menosprezar o adversário ou se estiver num dia totalmente sem inspiração. Disputada essa rodada, vão faltar cinco para o final do campeonato. Ou seja, mais quinze pontos em disputa. A partir de então a ordem é ganhar ou ganhar. Nem empate vale mais.
* O G4 DO Brasileirão conta com o Cruzeiro na liderança com 64 pontos ganhos. O São Paulo é vice com 59. O Inter é terceiro com 56 e o Fluminense é quarto com 54. Junto com o Tricolor carioca, mas diferenciando-se pelo número de vitórias ou pelo saldo, estão Atlético Mineiro, Grêmio e Corinthians. Os três ainda tem chances de Libertadores. Mas são chances bastante reduzidas.
* MELHOR ataque do Brasileiro até agora é o do Cruzeiro com 56 gols. O pior é o do Criciúma, com 23. Melhor defesa é a do Grêmio que só sofreu 18 gols. Pior é a do Palmeiras que já sofreu 47. O Cruzeiro foi o clube que mais ganhou, 19. O Botafogo carioca é o que mais perdeu, 17. O clube que mais empatou é o Corinthians, 12 vezes. Todos disputaram trinta e dois jogos até agora.
Joinville foi o primeiro clube a garantir o acesso na Série B do Brasileiro
* PELA SÉRIE B serão disputados oito jogos neste final de semana. Na sexta, América RN x Boa Esporte (que é favorito). Ceará x Atlético GO (jogo igual). No sábado, o melhor jogo será disputado entre Bragantino e Ponte Preta. Um verdadeiro clássico regional. O momento da Ponte é muito melhor. Mesmo com dificuldades, a Macaca deve vencer e manter a liderança da Série no Brasileiro.
* AINDA jogam no sábado Vasco da Gama x ABC (o time de Joel Santana não vence à quatro partidas). À principio, time carioca deve vencer, mas como tem jogado muito mal, pode não atingir esse objetivo. Náutico x Santa Cruz é um clássico pernambucano. Tudo pode acontecer. O América-MG é favorito contra o Icasa, em BH. A Portuguesa deve perder para a Luverdense, no Canindé.
* JA VILA NOVA e Paraná é jogo em que a equipe de Curitiba aparece com maiores possibilidades de vitória. Essa será a trigésima quarta rodada da série B do Brasileirão. Assim que for encerrada, vão faltar apenas quatro. No caso, doze pontos em disputa. Como venho dizendo, acredito na Ponte Preta como campeã da série. O Joinville deve ser o vice campeão. É também um bom time.
* FÓRMULA do Paulistão foi mantida. Em relação ao ano passado só muda o número de jogadores que cada clube poderá inscrever. Apenas 28. A FPF tomou essa providência para evitar que clubes que disputam outra competição, resolvam colocar seus reservas em jogos do Campeonato Paulista. O torneio terá inicio no dia 1.º de fevereiro. Clubes terão mais tempo para a pré -temporada.
* QUEM MAIS reclamou de só poder inscrever vinte e oito atletas foi o São Paulo, que pretendia aproveitar mais de seus garotos neste campeonato. Mas como a grande maioria dos clubes aprovou a medida, o Tricolor não terá outra alternativa senão seguir as regras do jogo. Particularmente, estou com o São Paulo. Também sou contra só poder inscrever 28. Mas se a maioria aprovou, paciência.
Leão: conhecimento e experiência para comandar futebol do Palmeiras
* CARLOS Brunoro não fica mesmo na gerência do futebol do Palmeiras em 2015. Ele deve ser substituído por Emerson Leão que já foi contatado. Acho uma ótima troca. Brunoro não deu mesmo certo desta vez nesta função. Errou demais. E Leão além de conhecer muito de futebol, é palmeirense, o que me parece um fator positivo para sua contratação. Leão, pelo que dizem, assume em janeiro.
* ILMAR Schiavenato é um dos candidatos da Oposição à presidência do Corinthians. Preocupado com o problema que será a contratação de um novo técnico para o clube, ele propõe um encontro com Roberto Andrade e Paulo Garcia para discutir e achar um solução imediata para o impasse. Uma boa. Assim o Corinthians já começa 2015 com um novo treinador. Será que Roberto e Paulo topam?
* POR FALAR em Corinthians, Mário Gobbi confirmou que tem jogador no elenco com três meses de atraso salarial. Mais uma prova de que as finanças do clube vão de mal a pior. Para complicar, no momento pelo menos, não há de onde tirar dinheiro. Todas as cotas de tv, publicidade e outras fontes de renda já foram antecipadas até 2017. E as rendas de jogos são todas da Oderbrecht.
* A CHEVROLET não vai mais financiar os campeonatos estaduais de futebol como aconteceu durante todo esse ano. Ela vai concentrar sua verba só em eventos da CBF. Quem levou a Chevrolet para o futebol foi Marco Polo Del Nero. Como ele deixa a FPF em 2015 e fica apenas na CBF, o departamento de marketing da Chevrolet resolveu investir toda sua verba apenas nesta Confederação.
* TEM GENTE louca para ver Muricy Ramalho fora do São Paulo. E não é gente do próprio clube, mas cronistas esportivos e outras figuras que gravitam em torno do futebol brasileiro. O que posso dizer depois de procurar me informar é o seguinte: Muricy vai cumprir todo seu contrato com o São Paulo. Carlos Miguel Aidar não tem nenhuma vontade de abrir mão do trabalho deste técnico.
* PARTICULARMENTE, acho que Aidar está certo. Não há no futebol brasileiro hoje em dia, treinador com melhor perfil do que o de Muricy para dirigir o time de futebol do São Paulo. Ele é experiente, competente, é sãopaulino e mesmo famoso não curte essa condição, pois trabalha duro diariamente e não descuida da preparação de seu time. Não há motivos, portanto, para manda-lo embora.
* PORTUGUESA só espera o final do campeonato brasileiro para reunir seu Conselho e discutir seu futuro. A situação do clube é das piores. Falta dinheiro, não há fonte de arrecadação, há muitos processos contra o clube, a série C que a Lusa vai disputar em 2015 é totalmente deficitária e seu número de torcedores é pequeno. Como tirar esse clube do buraco? Missão quase impossível.
Santos, de Gabriel, jogou bem mas não segurou o forte Cruzeiro na Copa do Brasil
* TODOS os jogos disputados pelo Santos na Copa do Brasil deram prejuízo. Exceto o disputado quarta-feira na Vila, já que praticamente todos os ingressos foram negociados. Em razão disso, situação financeira do clube que já não era boa, ficou ainda pior, pois o Santos teve de pagar para jogar. E o que é pior. Não há nenhum jovem talento para o clube negociar. Como sair desse imbróglio???
* O SÃO PAULO é o primeiro clube de futebol da América Latina a contar com o aparelho ViPerform, da empresa australiana DorsaVi. Esse aparelho permite observar todas as reações da musculatura do jogador. Se está em stress, se pode estourar à qualquer momento, se precisa ser melhor trabalho por causa de uma atrofia e assim por diante. É a ciência ajudando na evolução do futebol.
* VALDIVIA foi convocado pela Seleção do Chile e deve ficar fora do clássico contra o São Paulo. Cabe a diretoria do Palmeiras tentar contato com a Federação Chilena de Futebol para liberar Valdívia dessa convocação. Caso contrário, o São Paulo será favorecido, já que sem Valdívia, segundo números oficiais, o Palmeiras não produz nem metade do que produz com o chileno no time titular.
* FELIPÃO não gostou dos métodos científicos de Junior Chavare que era o responsável pelas escolinhas de futebol do Grêmio. Em razão disso, Chavare resolveu aceitar o convite de Carlos Miguel Aidar, presidente do São Paulo, para cuidar do CT de Cotia, que ficou acéfalo depois da demissão de Juvenal Juvêncio. Chavare já começou seu trabalho e a expectativa de retorno é muito grande.
* SEGUNDO o jornalista Luis Simon, conhecido como Menon, que é bloguista da UOL, Chavare tem uma lista com mais de três mil nomes de jogadores abaixo dos dezenove anos. Pelo que dizem de sua competência, poderá revolucionar Cotia e dar um grande retorno na revelação de valores para o São Paulo nos próximos anos. Essas são suas credenciais. Vamos aguardar seus resultados.
* ESSE CHAVARE é de Americana, interior de São Paulo. Cidade próxima à Campinas que durante muito tempo foi centro de revelação de valores. Num passado recente, quem sonhou em criar no Corinthians um centro de treinamentos de alto nível para garotos, foi o ex presidente Andres Sanchez. Ele até prometeu que viabilizaria seu projeto. Até hoje, no entanto, ninguém falou mais nisso.
* NUMA entrevista dada à imprensa paulista nesta semana, o candidato à presidente do Corinthians Roberto Andrade, disse que vai contratar Tevez, que “é um sonho de consumo” dele e da fiel torcida. Esse cara não deve bater bem da cabeça. Ele é um dos culpados pelo buraco negro em que o clube se enfiou por causa de gastos exagerados e investimentos que não deram certo.
* QUASE foi processado por incompetência administrativa ao desviar dinheiro que seria para pagar o Imposto de Renda do clube para outros fins. Agora vem com essa de que vai trazer Tevez de volta. Está louco? Onde o clube vai ter dinheiro para contratar o atacante argentino? Vendendo Pato? Prá quem? E Tevez aceitaria ganhar o que Pato veio ganhando quando foi contratado?
* DE DUAS a uma. Ou Roberto Andrade está fazendo charme prá torcida e para seus possíveis eleitores, ou na verdade é um tremendo de um irresponsável. Ninguém em sã consciência investiria agora num jogador tão caro quanto Tevez. Mesmo porque, nem para dar a entrada o Corinthians tem dinheiro. E depois, como mantê-lo com salários de mais de oitocentos mil reais???
Ganso jogou bem no Equador e São Paulo avança na Copa Sul-Americano
* O SÃO PAULO perdeu para o Emelec, em Guaiaquil, no Equador por 3 a 2, mas garantiu sua vaga nas semifinais da Copa Sulamericana (já que havia vencido o jogo de ida no Morumbi por 4 a 2). O jogo foi corrido, bem disputado, com o time da casa mais ofensivo e o São Paulo na base do contra ataque. O Emelec marcou logo no começo do jogo e incendiou sua torcida. A pressão aumentou.
* COM CALMA o São Paulo colocou a bola no chão e na base do toque chegou ao gol de empate através Alan Kardec e ao desempate através Ganso. Com 2 a 1 administrou o resultado até o final da primeira fase. Na segunda etapa, o Emelec fez o que precisava fazer. Foi todinho para o ataque. E nesse ímpeto marcou mais dois gols, em cobranças de pênalti feitas pelo artilheiro Bolaños.
* COM 3 a 2, bastava mais um gol para o time equatoriano chegar a disputa de pênaltis. Mas o São Paulo soube como evitar mais um gol do Emelec e chegou ao final do jogo muito desgastado mas com a vaga nas mãos. O resultado foi justo neste jogo. O Emelec jogou melhor. Mas o São Paulo numa analise relacionada aos dois jogos, foi melhor que o adversário e mereceu continuar na Copa.
* AGORA O Tricolor paulistano espera a decisão entre Atlético Nacional da Colômbia e Universidad Vallejo do Peru, que jogam nesta quinta feira, para saber a quem vai enfrentar na próxima fase. Bom lembrar que o Nacional venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e só precisa do empate nesta quinta para garantir sua classificação. Em tese, dois times limitados. O São Paulo pode ser finalista.
* ATLÉTICO Mineiro e Cruzeiro vão decidir a Copa do Brasil de 2014. Será a primeira decisão que o Galo mineiro vai fazer nesta competição. Um confronto mineiro que promete. Primeiro jogo será na próxima quarta feira. O segundo, só no dia 26 de novembro. Neste clássico não há favorito. Ambos atravessam bom momento e não dá para indicar o provável vencedor. Torcida mineira vai curtir.
Willian: herói do Cruzeiro na Vila Belmiro. Marcou dois gols com duas costelas quebradas
* NO JOGO da Vila Belmiro, onde o Santos enfrentou o Cruzeiro, o placar final foi de empate em 3 a 3. O Peixão chegou até a ficar com placar favorável de 3 a 1 mas cedeu o empate no final. William do Cruzeiro foi herói do jogo com dois gols. O outro gol cruzeirense foi do boliviano Marcelo. Para o Santos marcaram Rildo, Gabriel e Robinho. Mas a defesa santista entregou o ouro.
* JÁ EM BH o Atlético Mineiro mais uma vez mostrou que é mesmo o time da virada. Depois de perder merecidamente para o Flamengo no Rio de Janeiro, fez 4 a 1 sobre o Mengão na noite de quarta feira. Os gols atleticanos foram de Carlos, Maicosuel, Dátolo e Luan. Para o Flamengo marcou Everton. Melhor jogador da partida foi Dátolo, do Atlético. Pior jogador em campo foi Eduardo, do Fla.
* IMPORTANTE ainda lembrar que o ganhador do confronto entre Atlético e Cruzeiro, será o campeão da Copa do Brasil e terá vaga garantida na próxima Libertadores de América. O futebol de Minas, portanto, que está em alta nos últimos anos, mais uma vez terá um representante no maior torneio das Américas. O São Paulo, se ganhar a Sulamericana, também ganhará sua vaga naquela Copa.