Dois gigantes vão decidir a Copa Libertadores: Flamengo e River Plate
Se vencer, o Flamengo chegará ao seu segundo título da Libertadores. O River Plate pode ser pentacampeão
Se vencer, o Flamengo chegará ao seu segundo título da Libertadores. O River Plate pode ser pentacampeão
Neste sábado, a partir de 17 horas, Flamengo e River Plate decidem o título da Copa Libertadores de América de 2019. Jogo será no estádio Monumental Universitário de Lima, Peru. Dois gigantes do futebol sul-americano e mundial num confronto histórico dentro da mais importante competição de futebol das Américas.
O River já ganhou essa Copa por quatro vezes. O Flamengo, apenas uma, em 81. O River é o atual campeão do torneio. No ano passado a final foi na Europa e o River venceu o Boca com muita competência. Desta vez o time argentino terá certamente maiores dificuldades para se impor.
MELHOR DO BRASIL
É que ele terá pela frente o Flamengo, melhor time do Brasil, que atravessa uma das melhores fases de sua história. Na Libertadores deste ano o Flamengo já venceu seis jogos, empatou três e perdeu três.
O River venceu quatro, empatou oito e perdeu uma (para o Boca, n a fase semifinal, por 1 a 0). O ataque rubro negro marcou 22 gols até agora enquanto o River só fez 5. Na defesa o time argentino está um pouco melhor. Sofreu 8 gols contra 10 do clube carioca.
ATAQUE SUPERIOR
Fica evidente por esses números que o Flamengo tem um ataque muitas vezes superior ao do River Plate, que, é um bom time mas que empatou demais nesta Libertadores, 8 vezes. No jogo deste sábado a expectativa é de que os dois times vão jogar dentro de suas características.
O Flamengo vai se soltar para o ataque como o faz no Campeonato Brasileiro enquanto o River vai se cuidar mais na defesa e só atacar com a bola nos pés e com a maior segurança possível. O técnico Marcelo Gallardo, do River, foi jogador do clube e cinco anos atrás assumiu o comando da equipe principal.
SUPER-CAMPEÃO
A partir dali somou mais de onze títulos importantes, inclusive os da Libertadores. É um técnico muito badalado na Argentina e que já ganhou prestigio internacional. Já o treinador do Flamengo (Jorge Jesus) é português, foi campeão em seu País, mas não ganhou ainda tantos títulos quanto Galllardo.
Hoje, devido a brilhante campanha do Flamengo, é considerado o melhor técnico do futebol brasileiro. Esse titulo deixou muito treinador local enciumado, mas Jesus merece sim esse reconhecimento. Se fôssemos indicar um favorito para essa partida, diria que por estar em fase excepcional e jogar em campo neutro, o Flamengo tem o favoritismo.
TIME COPEIRO
Mas que não se descuide durante o jogo, porque o River é um clube copeiro, é um time vencedor, tem bom elenco e excelente treinador.
Acredito, em razão disso, que aqueles que forem assistir essa partida (no estádio ou pela tv) serão recompensados pela excelência do nível técnico que essa partida deve ter.
BI OU PENTA
Se vencer, o Flamengo chegará ao seu segundo título da Copa Libertadores (o primeiro foi na época de Zico, em 1981). O River, será pentacampeão se vencer o Flamengo nessa sábado, em Lima. Só espero que os responsáveis pela arbitragem não queiram aparecer mais que os jogadores e façam um bom trabalho.
Jogo será transmitido pela TV para o mundo todo. Certamente, uma audiência recorde, já que esse jogo justifica toda essa euforia em torno dele.
C * U * R * T * A * S
* FLAMENGO será campeão da Libertadores pela segunda vez em sua história se vencer o River Plate neste sábado, em Lima, Peru. Seu primeiro título foi em 1981, ainda na Era Zico, Junior e outros craques. Há quem tente comparar os times de 81 e 2019, mas é difícil dizer qual é o melhor.
Eu vi o time de 81 jogar. Era muito bom. Mas confesso que o Flamengo desse ano é também um time maravilhoso de se ver jogar. Por isso, no comentário de abertura, disse que acredito mais em sua vitória no sábado do que numa vitória do River da Argentina.
* NAS SEMIFINAIS o rubro negro carioca fez dois jogos contra o Grêmio, de Renato Gaúcho.
Empatou o primeiro em 1 a 1, em Porto Alegre, e goleou por 5 a 0, no Rio de Janeiro, Maracanã. O River Plate enfrentou seu maior rival argentino, o Boca Juniors.
No jogo de ida,no estádio do River, o Boca foi batido por 2 a 0. No jogo de volta, no La Bombonera, deu Boca 1 a 0.
A diferença não permitiu nem que ele fosse a decisão por pênaltis. Por isso o River garantiu vaga na grande final contra o Flamengo, que seria em Santiago mas será em Lima-Peru.
FESTA COM ANITA
* NA FESTA de abertura em Lima, haverá um show da cantora brasileira Anita e corais cantando hinos típicos do futebol. Esse show terá aproximadamente vinte minutos. Depois entrarão em campo os árbitros escalados pela Conmebol e os times do River e do Flamengo.
Estádio Monumental Universitário de Lima tem capacidade para receber 80 mil torcedores. Acredita-se que na hora do jogo ele estará cheio. Não é um estádio moderno, mas oferece boa acomodação as torcidas. O gramado foi todo preparado e está em excelentes condições técnicas.
* GALVÃO Bueno que tempos atrás teve um problema sério de garganta e não conseguiu narrar um jogo da Seleção Brasileira, foi internado num hospital de Lima com problema no coração. Em razão disso, não poderá também transmitir River x Flamengo no sábado.
José Roberto, seu reserva imediato, já foi escalado para faze-lo. Numa viagem a La Paz, na Bolívia, em jogo das Eliminatórias, eu estava lá e o Galvão e o Osmar Santos também foram hospitalizados em virtude da altitude da capital boliviana. Como se percebe, jornalista também sofre.





































































































































