Dirigentes das Séries A-2 e A-3 precisam reagir
Dirigentes das Séries A-2 e A-3 precisam reagir
O Campeonato Paulista da A-1 de 2009 será um dos melhores dos últimos anos. Mas os certames das Séries A-2 e A-3 correm o risco de decepcionar. Até pouco tempo atrás, o Campeonato Paulista da A-2 era o terceiro melhor Estadual do Brasil, ficando atrás apenas do próprio Paulistão e do Campeonato Carioca, mas superando todos os demais. E a Série A-3 era também muito atraente.
O Estado São Paulo tinha 60 times profissionais de verdade e de qualidade. Qualquer jogador ou treinador preferia estar disputando a A-2, em São Paulo, que atuar, por exemplo, em um Caxias, no Rio Grande do Sul ou em um Itumbiara, em Goiás.
Mas hoje tudo é diferente. Os 20 times da A-2 têm dificuldade de formar seus elencos já que os jogadores preferem disputar qualquer estadual da Primeira Divisão a ter que disputar a A-2. Hoje vestir a camisa do Luverdense, no Mato Grosso, é muito mais interessante que jogar pelo São Bento ou pelo Rio Branco.
E o dinheiro da TV?
No Campeonato Paulista A-2, os salários eram para lá de atraentes e emissoras de TV pagavam pela transmissão dos jogos. Alguns treinadores ganhavam R$ 40, 50 mil reais em times que brigavam pelo acesso e era comum jogadores da Série A-2 com salários de R$ 20 mil. Hoje, estes valores chegam a representar a folha de pagamento da maioria dos times da A-2. Uma triste realidade.
Na Série A-3, a realidade é ainda mais trágica. Até anos atrás, a terceira divisão paulista representa um dos dez melhores estaduais do Brasil, também com salários atraentes, jogadores de projeção e muito público nos jogos.
A Federação Paulista de Futebol sabia promover e incentivar as Série A-2 e A-3, seja com apoio financeiro, seja com apoio intelectual. Hoje, mesmo com os cofres bufando, a FPF nada ajuda os 20 times que estão nas A-2 e A-3. E, intelectualmente, os atuais dirigentes da FPF não ajudam por dois motivos.
Motivos da decadência
O primeiro é a falta de preparo de intelecto da maior parte dos dirigentes da FPF e, em segundo lugar, porque preferem usar a inteligência que têm para decisões mafiosas e que vão contra os interesses do futebol paulista a ajudar a acomodada cartolagem dos times que enfrentam as Séries A-2 e A-3 sem qualquer apoio.
O momento é de reação. Está passando da hora dos dirigentes dos clubes do interior criarem uma associação nos moldes da FBA – Futebol Brasil Associados – que cuida da Série B do Brasileiro, e enfrentar a atual e incompetente direção da Federação Paulista de Futebol que está tornando o futebol do interior paulista uma espécie em extinção.
Matadores na vitrine
Todos reclamam da falta de grandes atacantes, mas eles estão por aí. É o caso de Makanaki, revelação do Santo André, que vai ter seu contrato terminado, em fevereiro com o 03 de Febrero, do Paraguai. Outra boa opção é Jefferson Gama, que tem vinculo com o Atlético-MG, mas marcou 13 gols pelo Uberlândia, em 2008.
São Paulo se reforça
Parece piada, mas não é: o São Paulo é o time que mais se reforça para a temporada 2009. Mesmo porque sagrou-se hexacampeão com um time mediano e, agora, visa se fortalecer para a disputa da Taça Libertadores. De briga com o atrapalhado Marco Polo del Nero, o tricolor ameaça disputar o Paulistão com time B. Seria a saída do clube com a esperada “Pizza Madonna” que surgiria nas apurações da suposta manipulação de arbitragem no Brasileirão.
Norusca em boas mãoso Noroeste se
reorganiza com o técnico Ruy Scarpino (foto). A diretoria acertou em cheio na escolha do seu comandante, uma vez que Scarpino descobre muitos jogadores pelo Brasil e sabe como trabalhar com um elenco mais compacto e menos caro. O Norusca se baseia em novos números para a manutenção do seu futebol depois do afastamento do presidente Damião Garcia, por problemas de saúde.
Sem poder gastar tanto como nos últimos anos,





































































































































