Dirigente brasileiro e vencedor realizou estágio de gestão na Europa
José Manoel Evaristo Ficou duas semanas fazendo estágio em Portugal e na Espanha
José Manoel Evaristo, esteve por duas semanas realizando estágio de gestão na Europa. O dirigente participou de inúmeras palestras e conversou com técnicos das equipes europeias
Taubaté, SP, 01 (AFI) – O ex-gerente de futebol da Ferroviária, de Araraquara, José Manoel Evaristo, esteve por duas semanas realizando estágio de gestão na Europa. O dirigente participou de inúmeras palestras e conversou com técnicos das equipes do Benfica e Porto, de Portugal, e Real Madrid e Atlético de Madrid, da Espanha. Durante este período José Manoel procurou se ater as tendências do futebol e até falou para os europeus como é modo de gestão do futebol brasileiro, hoje bastante diferente do praticado em solo europeu.
“Estive me reciclando. Acredito haver muita diferença da forma de gestão aplicada na Europa, mas não entendo que a brasileira seja ruim. Pelo contrário. Aqui precisamos montar equipes competitivas com verbas pequenas. Somente os grandes clubes conseguem isso no Brasil. Na Europa dinheiro e jogador e o que não falta para fazer um planejamento de trabalho”, explicou Zé Manoel, que complementou.
“O planejamento de trabalho dos europeus precisa sim ser seguido. Lá se traça um plano e se cumpre a risca. Aqui o plano muda de acordo com as circunstâncias financeiras do clube ou dos gestores. Aí fica difícil você conseguir tirar o melhor do grupo e alcançar o planejado no início da temporada ou da competição”.
Saiba mais de José Manoel Evaristo
Está no futebol há muito tempo e começou a carreira de dirigente no Taubaté. Depois passou pela Federação Paulista de Futebol, onde foi presidente da Comissão Estadual de Arbitragem . Ao se afastar da Federação Paulista de Futebol aceitou o desafio que sempre sonhou. Se tornou Diretor de Futebol da Ferroviária e depois o Gerente da mesma agremiação. Foi o responsável pela formação do grupo de jogadores que conquistou o acesso para a elite do futebol paulista após 19 anos disputando Divisões inferiores do futebol de São Paulo.
Trabalhando a quatro temporadas no futebol dentro desta nova função, e com sucesso, o dirigente se viu na necessidade buscar mais conhecimento para seu retorno ao futebol brasileiro. Sondado por alguns clubes assim que saiu da Ferroviária, José Manoel optou por realizar estágios de Gestão de Administração e palestras de grandes treinadores e dirigentes europeus.
“Quero estar atualizado com o futebol europeu. Mas sei que nossa realidade é outra, por isso essa busca pela informação e conhecimento. Sabendo unir estas duas escolas de administração, tenho certeza que estarei sempre um passo a frente de meus concorrentes na busca do cargo administrativo dentro do futebol”, finalizou.





































































































































