Série A2: Representado pelo diretor Laureto Medrado, Água Santa vai em busca de seu 4º acesso

A competição terá início em 11 de janeiro e a decisão está prevista para 13 de maio

O Netuno buscará seu quarto acesso à elite do Paulistão, após uma sequência de três temporadas consecutivas na Série A1

Série A2
Foto: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão

Diadema, SP , 30 (AFI) – Em 25 datas, o Campeonato Paulista da Série A2 de 2026 terá uma mudança importante em sua fórmula de disputa em relação aos últimos anos. A definição aconteceu após reunião presencial do Conselho Técnico, realizada na tarde desta quarta-feira (29), no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol (FPF).

A proposta aprovada pelos clubes prevê quadrangulares na segunda fase e disputa do acesso em sistema mata-mata. Todas as partidas terão transmissão ao vivo.

REGULAMENTO

Na primeira fase, as 16 equipes se enfrentam em turno único, com rebaixamento das duas últimas colocadas. As oito melhores avançam e serão divididas em dois grupos, disputando entre si em turno e returno.

As duas primeiras colocadas de cada grupo se classificam para as semifinais, que valerão, além da vaga na final, o acesso à elite estadual de 2027.

Em caso de empate no placar agregado, a melhor campanha garantirá a classificação.

Nos quadrangulares, os grupos serão compostos da seguinte forma:

  • Grupo 1: 1º, 3º, 6º e 8º colocados da primeira fase;
  • Grupo 2: 2º, 4º, 5º e 7º colocados.

Os líderes de cada grupo enfrentarão os segundos colocados nas semifinais. As equipes com melhores campanhas na soma das fases terão a vantagem do empate no placar agregado e o direito de decidir em casa.

INÍCIO

A competição terá início em 11 de janeiro e a decisão está prevista para 13 de maio.

Os clubes poderão inscrever até 26 atletas na Lista A, enquanto a Lista B terá inscrições ilimitadas.

Participarão da Série A2 do Campeonato Paulista de 2026 as seguintes equipes:
Água Santa e Inter de Limeira (rebaixados da elite em 2025); Ituano, Taubaté, Ferroviária, XV de Piracicaba, São José, Santo André, Grêmio Prudente, Oeste, Juventus, Linense, Votuporanguense e São Bento (remanescentes da última edição); além de Sertãozinho e Monte Azul, que conquistaram o acesso na Série A3 de 2025.

REPRESENTANDO O ÁGUA SANTA

O Água Santa foi representado na reunião pelo gestor de futebol Laureto Lima Medrado, que participou do encontro com representantes das outras 15 equipes que disputarão a Série A2 na temporada 2026.

O Netuno buscará seu quarto acesso à elite do Paulistão, após uma sequência de três temporadas consecutivas na Série A1.

O clube foi vice-campeão do Troféu do Interior em 2022, vice-campeão paulista em 2023, conquistando vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro, e ficou na nona colocação em 2024.

Já em 2025, acabou sendo rebaixado, e agora tenta retornar à Primeira Divisão pela quarta vez desde 2013, quando iniciou sua trajetória no futebol profissional.