Diretor do São Bernardo diz que formato da Série A2 é superior ao do Paulistão
Para Edgard Montemor, o sistema adotado para a segunda divisão estadual é mais justo
Para Edgard Montemor, o sistema adotado para a segunda divisão estadual é mais justo
São Paulo, SP, 18 (AFI) – Rebaixado da elite do Paulistão nesta temporada, o São Bernardo se prepara para disputar a Série A2 em 2018 e espera retornar à divisão principal. O formato e as regras da competição, definidos em Conselho Arbitral na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), nesta quarta-feira, agradaram Edgard Montemor, diretor de futebol do Bernô.
A Série A2 vai ser disputada em 15 rodadas de turno único, com todos os times se enfrentando. Os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais, fase que vai definir os dois times que sobem para a elite. Segundo Montemor, o sistema é mais justo do que o formato utilizado no Paulistão, no qual os clubes são divididos em grupos, sem enfrentarem os companheiros de chave.
“Eu particularmente prefiro o regulamento da A2 do que A1. Não achjusto, entendo os motivos da FPF, da televisão, é simpático os grupos, o sorteio. Mas da parte técnica, desportivamente falando não é justo, principalmente em relação ao rebaixamento. Então, a A2 acaba sendo um campeonato mais justo. Talvez na semifinal, você acaba tendo uma injustiça, mas é só uma acamada”, disse o diferente.
Montemor também falou sobre a preparação do São Bernardo para a próxima temporada e garantiu que boa parte do elenco já está montada.
“O São Bernardo já tem 13 jogadores que mantiveram os contratos da Série D e que estão em treinamento. Contratamos Rodrigo Celes, Everton e Nicolas do Mauaense. Alguns vão retornar de empréstimo e devemos trazer mais cerca de cinco reforços. 85% do elenco do São Bernando já está definido. Também temos jogadores com potencial na base para ajudar na campanha do ano que vem”, explicou.
DEFINIÇÕES
Com os 16 clubes reunidos na sede da Federação Paulista de Futebol nesta quarta (18), ficou definido que a Série A2 terá turno único na primeira fase, com todos enfrentando todos.Por conta da Copa do Mundo da Rússia, o Paulistão A2 Itaipava tem início em 17 de janeiro e término previsto para 7 de abril.
Os quatro melhores avançam para a semifinal, enquanto os dois últimos serão rebaixados. A semifinal será disputada em ida e volta e em caso de empate nos pontos e saldo de gols será decidida através dos pênaltis. Já a final será em jogo único na casa de quem obtiver a melhor campanha durante o torneio.
Assim como no Paulistão, foi definido que os clubes terão duas listas de inscritos A primeira será composta por 26 jogadores, sendo obrigatoriamente três goleiros. A segunda lista será a da base, com inscrições ilimitadas de atletas nascidos a partir de 1997 e que tenham atuado em algum campeonato das categorias de base pelo clube em 2017. No máximo quatro atletas da segunda lista poderão atuar simultaneamente durante a partida.






































































































































