Diego Souza, do Sport, é punido pelo STJD por desrespeitar a arbitragem

A suspensão caiu em uma boa hora, pois o jogador encontra-se com a seleção brasileira

A suspensão caiu em uma boa hora, pois o jogador encontra-se com a seleção brasileira

0002050278332 img

Recife, PE, 10 (AFI) – O Pleno do STJD do Futebol negou o recurso do Sport para reduzir a pena aplicada ao meia Diego Souza por infração no Campeonato Brasileiro. Em julgamento realizado na noite desta quinta, dia 9 de novembro, em Recife, no III Seminário Nacional de Direito Desportivo na prática, os Auditores mantiveram a suspensão de dois jogos por conduta contrária à disciplina. A decisão foi proferida por unanimidade dos votos.

Expulso e denunciado por desrespeitar a arbitragem diante do Vasco, Diego Souza foi punido com dois jogos de suspensão no STJD do Futebol. A decisão foi proferida no dia 18 de outubro, pelos Auditores da Terceira Comissão Disciplinar. Descontente com o resultado, o Sport recorreu e o caso chegou ao Pleno, última instância nacional.

O jogador já cumpriu o primeiro na última quarta-feira, contra o Botafogo, e também ficará de fora no domingo, frente ao Atlético-GO. A punição caiu em uma boa hora, já que está com a seleção brasileira.

JULGAMENTO!
Após relatório do processo e exibição da prova de vídeo com o lance que gerou a expulsão do atleta, o advogado Osvaldo Sestário teve a palavra para defesa do atleta do Sport.

“A Comissão, após analisar o vídeo entendeu que ele praticou ato continuo após a expulsão. A decisão foi no artigo 258 e absorveu a denúncia por desrespeitar a equipe de arbitragem. A Comissão entendeu que o fato mais grave não foi o desrespeito e sim que o ato contrário à disciplina. Diego Souza é um jogador sangue quente, mas o que temos que observar são os fatos. Ele se irritou com uma marcação, vira de costas e solta o palavrão. Não falou diretamente ao árbitro. Está prestando serviços para a Seleção Brasileira e é o jogador referencia para o Sport. Nesse processo ele foi penalizado em dois jogos por conduta contrária à disciplina”, sustentou o advogado que encerrou pedindo a absolvição do jogador.

Logo após, Felipe Bevilacqua, Procurador-geral da Justiça Desportiva teve a palavra para as considerações. “No meu sentido o resultado foi positivo e alcançou uma punição adequada pela ação do atleta”, disse.

Diego Souza foi punido pelo STJD

Diego Souza foi punido pelo STJD

RELATORES!
Relator do processo, o Auditor João Bosco justificou e proferiu seu voto.

“Um atleta do nível e pelo o que ele representa, não poderia ter essa atitude. Não pode ser praticada por nenhum jogador, mas um atleta como Diego Souza tem que ser profissional. A conduta do árbitro foi correta e a Procuradoria deveria ter recorrido dessa decisão. As condutas são muito distintas e, diante das considerações, nego recurso para manter a pena de duas partidas a Diego Souza”, concluiu.

O Auditor Paulo César Salomão Filho acompanhou o acrescentou.

“Talvez um desabafo exacerbado na tentativa de diminuir o óbvio. Mais de 10 anos de profissão, frequenta a seleção, referência e ídolo para muitos jovens e não pode fazer o que fez. Ele é a nata do esporte e não pode ter esse tipo de conduta. Entendo as circunstâncias do momento delicado do Sport, mas o tribunal aplicando uma pena menor não teria uma posição isonômica. Não consigo reduzir a pena imposta”.

O Auditor José Perdiz destacou. “Jogador é um ídolo e tem que ter um comportamento de nível do mesmo futebol que ele joga. A súmula é muito clara e detalha a ação do atleta denunciado. Também acompanho o relator”.

Os Auditores Antônio Vanderler, Lucas Rocha e o Presidente Ronaldo Piacente também acompanham o relator na manutenção de duas partidas ao atleta Diego Souza.