Diego Costa brilha no campeonato russo e mira Seleção Brasileira

Zagueiro ex-São Paulo lidera Krasnodar, fala da adaptação e sonha com a Seleção.

Zagueiro ex-São Paulo conquista título inédito pelo Krasnodar na estreia e revela sonho de vestir a camisa da Seleção.

Diego Costa. Foto: Reprodução/Instagram/@diegocosta_99
Diego Costa. Foto: Reprodução/Instagram/@diegocosta_99

Krasnodar, Rússia, 11 (AFI) – O zagueiro Diego Costa começou com o pé direito sua trajetória no futebol russo. No primeiro ano vestindo a camisa do Krasnodar, o ex-São Paulo foi um dos nomes do elenco que levantou o caneco do Campeonato Russo, quebrando um jejum histórico do clube. A equipe faturou o título na última rodada, ao bater o Dynamo Moscou por 3 a 0, ficando um ponto à frente do Zenit.

Diego entrou em campo em 28 das 30 partidas da campanha vitoriosa. Mesmo em meio às sanções internacionais, o defensor destacou que a liga russa oferece visibilidade e mercado para jogadores brasileiros, além de uma parte financeira atrativa. Segundo ele, “é um campeonato difícil de jogar e muito competitivo”.

BRASILEIROS NO CAMPEONATO RUSSO

O Brasil segue como principal fornecedor de estrangeiros na elite do futebol russo, com 28 atletas em ação. No Krasnodar, além de Diego, aparecem Vítor Tormena, Jubal, Douglas Augusto, Victor Sá e Gustavo Furtado, formando uma legião brasileira no elenco. A adaptação foi facilitada pela presença dos compatriotas, apesar da barreira inicial da língua.

O Zenit, rival direto pelo título, conta com sete brasileiros, entre eles Nino e Douglas Santos, que chegaram a ser chamados para a Seleção nos últimos jogos das Eliminatórias. As atuações de brasileiros na liga têm chamado atenção, apesar da baixa visibilidade do campeonato fora da Rússia.

SONHO DE SELEÇÃO E FUTURO NO BRASIL

Diego Costa mantém vivo o desejo de vestir a camisa da Seleção Brasileira, mesmo jogando longe dos holofotes. Ele afirma que só pensa em seguir trabalhando forte no Krasnodar para abrir portas no cenário internacional. O zagueiro, que foi negociado pelo São Paulo por 7,5 milhões de euros em 2024, já conquistou Paulistão, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Copa São Paulo de Futebol Júnior com o Tricolor.

Apesar do carinho pelo clube paulista, Diego não vê retorno ao futebol brasileiro em curto prazo. Seu foco é buscar o bicampeonato russo. O Krasnodar lidera o Campeonato Russo 2025/26 com 16 pontos, um a mais que o CSKA Moscou, e retorna a campo no sábado, às 13h30, diante do Akron, pela oitava rodada.