Diante do marcador, você chutaria a bola para a linha lateral de medo de perdê-la?
Zagueiro Ferron precisa tirar este defeito em suas atuações
Natal. Confraternização em famílias. Conversas. Fofocas até. Ao redor de mesas, claro que valia falar mal de políticos, roubalheira nos governos e legislativos, criticar trânsitos caóticos de cidades e precariedade no sistema de saúde.
Claro, também, que no cardápio obrigatoriamente se inclui futebol.
Conversa daqui, conversa acolá, e de repente lanço um assunto na roda que incluía ex e atuais jogadores varzeanos: ‘por acaso em alguma vez um de vocês, com bola dominada no campo defensivo de seu time, e de costas para adversários a marcá-los, vocês chutaram esta bola propositalmente para a linha lateral, desfazendo dela com receio de perdê-la?
– Como assim – retrucou o quarto-zagueiro Pipido Ferreira, que já jogou nas categorias máster de Bela Vista e 31 de Março.

Refaço a pergunta: você está com a bola dominada no seu campo de defesa e aí o adversário o aperta para tomar esta bola.
– Nem precisa completar a pergunta, Ari. Eu giro e dou chutão pra frente. Você tá louco de imaginar que eu vou me desfazer da bola chutando pra lateral nesta circunstância – justifica Pipido.
A pergunta colocada na roda propositalmente visava gerar discussão de que os zagueiros da Ponte Preta, fizeram isso em ‘ene’ ocasiões. Por esta e outras, a Macaca foi longe demais com o técnico Jorginho levando o time ao vice-campeonato da Copa Sul-Americana.
Acirrei aquela discussão ao citar que nos 53 anos jogando futebol, sempre na categoria de amadores, jamais tive a coragem de, com a bola dominada, ante a marcação de um adversário, me desfazer dela de medo de perdê-la. E mais: sentiria-me envergonhado se tivesse feito isso.
Ferron, um profissional exemplar e dedicado, merece toda sorte do mundo no futebol, apesar das claras limitações. Caso caiba uma sugestão, então que não mais se desfaça da bola nas circunstâncias descritas. Que tente aprimorar o giro sobre o adversário para depois dar o chutão pra frente. Ou então que aprimore o recuo de bola ao goleiro.
Ao se desfazer da bola, como tem feito, além de Ferron entregá-la de graça ao adversário, convenhamos que isso é feio pra chuchu!





































































































































