Dia do goleiro é homenagem a ídolo de Botafogo e Inter que completa 83 anos. Entenda!

O histórico goleiro Manga, que faz aniversário neste domingo, vive no Retiro dos Artistas no Rio de Janeiro

O histórico goleiro Manga, que faz aniversário neste domingo, vive no Retiro dos Artistas no Rio de Janeiro

0002050464032 img

Campinas, SP, 26 (AFI) – Não é por coincidência que o lendário goleiro Manga faz aniversário no dia do goleiro, 26 de abril. Na verdade, a data foi escolhida justamente para homenagear o ídolo da Seleção Brasileira, do Botafogo, Internacional entre outros clubes.

Neste domingo, Manga completa 83 anos e vive em situação bem mais modesta do que nos tempos de jogador. O ex-goleiro vive no Retiro dos Artistas, instituição no Rio de Janeiro que acolhe artistas idosos que passam por dificuldades financeiras.

Natural do Recife, Manga iniciou a carreira no Sport e logo se destacou no futebol pernambucano, chamando atenção do Botafogo.

Em nove anos no Fogão, o goleiro se estabeleceu como um dos principais nomes brasileiros da posição e conquistou diversos títulos como a Taça Brasil de 1968 e quatro Campeonatos Cariocas.

Manga marcou época no Botafogo
Manga marcou época no Botafogo

DECEPÇÃO NA SELEÇÃO
Ele foi o goleiro da Seleção Brasileira na Copa de 1966, na Inglaterra, mas acabou se queimando. Cercado de expectativas após os títulos de 58 e 62, o Brasil chegou como favorito, mas acabou sendo eliminado por Portugal do lendário Eusébio.

Ele ainda se recuperou na carreira e era cotado para ser convocado para a Copa de 70, no México, mas se lesionou pouco antes da convocação.

AUGE NO INTER
Mesmo assim, se recuperou na carreira nos anos 70 e foi bicampeão brasileiro com o Internacional em 75 e 76, fazendo parte de um time histórico que contava ainda com Elías Figueroa, Falcão e Dadá Maravilha.

Ainda passou pelo futebol uruguaio e foi campeão da Libertadores com o Nacional. No final da carreira, defendeu Operário-MS, Coritiba, Grêmio e Barcelona de Guayaquil, sendo campeão em todos os times.