Deu a final esperada na Copa do Brasil e olha que vai ser o campeão: o SANTOS !

Tudo que prevíamos, aconteceu. O Santos passou tranquilo pelo São Paulo e o Palmeiras, com certa dificuldade, desclassificou o Fluminense e garantiu sua vaga nas finais d

Tudo que prevíamos, aconteceu. O Santos passou tranquilo pelo São Paulo e o Palmeiras, com certa dificuldade, desclassificou o Fluminense e garantiu sua vaga nas finais d

0002050124479 img

Tudo que prevíamos, aconteceu. O Santos passou tranquilo pelo São Paulo e o Palmeiras, com certa dificuldade, desclassificou o Fluminense e garantiu sua vaga nas finais da Copa do Brasil.

O jogo do São Paulo na Vila seguiu o script esperado. O Santos soltou seu time pra cima do adversário que, pessimamente armado não suportou a pressão feita sobre ele e permitiu a marcação de três gols em vinte e cinco minutos. No segundo tempo, com o placar e a vaga definidas, o São Paulo até tocou melhor a bola, fez seu gol de honra, mas jamais ameaçou o Santos no que se refere a classificação.

Santos esperou o mal armado São Paulo e o matou nos contragolpes

Santos esperou o mal armado São Paulo e o matou nos contragolpes

O fator campo ajudou demais o time da Vila. Lá nenhum time ganha do Peixe. E será assim também na grande final. É bom lembrar que o primeiro jogo será na Vila Belmiro e o segundo na Arena do Palmeiras.

Já o Palmeiras fez dois a zero e imaginou que tudo estivesse acabado. Com muita aplicação, o Fluminense foi prá cima e seu artilheiro Fred fez o gol que levava a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, deu Palmeiras fácil.

Era o esperado. O time do Fluminense é tecnicamente limitado. Já o Verdão tem alguns jogadores de qualidade que não perderam cobranças e levaram seu time as finais.

O goleiro Prass também fez sua parte defendendo uma das cobranças. Resultado. Santos e Palmeiras vão decidir a Copa do Brasil deste ano depois dos jogos que a Seleção Brasileira disputará na primeira quinzena de Novembro contra Peru e Argentina. Até lá, muita coisa pode acontecer.

Mas em minha opinião, como previ que Santos e Palmeiras decidiriam esta Copa, também afirmo que o Santos será o campeão deste torneio.

Motivo principal é que, na Vila, o Peixe jamais perde. Já o Palmeiras pode perder ou empatar em casa. E mesmo que vença, o Santos faz a diferença e fica com o título jogando na Vila. Não dá para esperar outro final.

C * U * R * T * A * S
* NO JOGO da Vila só deu Santos. Doriva armou muito mal seu time. Disse antes da partida que faltava compactação ao seu time. Pois no jogo diante do Santos mais do que em outras vezes, essa compactação não existiu. O Santos deitou e rolou no jogo e Lucas Lima fez o que quis no meio campo.
* O SANTOS jogou como sempre o faz na Vila. Deixou o São Paulo tocar a bola e marcou forte desde o campo tricolor. Bastava tomar a bola e partir rápido para o contra ataque. Os três gols do primeiro tempo ocorreram assim. Tudo sob o comando de Lucas Lima. Gabigol também ajudou demais.
Marquinho Gabriel é nova revelação do Santos, que faz Ganso virar passado

Marquinho Gabriel é nova revelação do Santos, que faz Ganso virar passado

* NA FRENTE o experiente Ricardo Oliveira matou a pau. Fez dois gols e mostrou que hoje é o melhor centro avante do Brasil. Os zagueiros adversários não souberam como pará-lo. O placar inclusive poderia ter sido mais elástico. Neste jogo, mais uma vez, o São Paulo mostrou as suas deficiências.

* PRIMEIRA delas. Rogério Ceni perdeu boa parte de sua agilidade e rapidez de raciocínio. Nos gols, ele esteve sempre no lugar errado. Na linha de zaga os laterais pecam por não saber marcar. No miolo, os zagueiros de área não se entenderam. E no meio campo, Rodrigo Caio fracassou na marcação.
* NO MEIO de campo, Michel Bastos ainda fez alguma coisa. Fez inclusive o único gol tricolor além de chutar uma bola na trave. Mas Ganso, outra vez, decepcionou. Não marcou, não teve mobilidade nem velocidade. Foi um jogador morto dentro de campo. Parece que jogar na vila inibe seu futebol.
* NA FRENTE só Alan Kardec jogou bola. Mas jogou sozinho. Pato e Luis Fabiano jamais o ajudaram. Ao contrario. Só o atrapalharam. Pato, mais uma vez, como tenho dito em minhas colunas, quase não se mexeu. Seu futebol foi nulo. Luis Fabiano se atrapalhou com a bola e provou incompetência.
0002050124493 img

* E PARA terminar. Se alguém precisava de mais uma prova de que Doriva não é o técnico para o São Paulo, ela se mostrou em todos os seus ângulos neste jogo da Vila. Doriva armou mal seu time. Usou mal seus jogadores. Foi um dos grandes culpados pela derrota. É decepcionante como técnico.

* MARCELO Oliveira até soube armar o Palmeiras no jogo contra o Fluminense. Tanto que chegou fazer placar de 2 a 0. Problema é que sua defesa carece de jogadores de melhor nível técnico e num lance em que todos falharam, Fred fez o seu gol e complicou a situação do time da casa.
* COM OS 2 a 1 finais, a decisão foi para os pênaltis. Neste aspecto, o Palmeiras estava bem preparado e marcou todos os gols que precisava. O Fluminense, ao contrário, pecou nas cobranças. Uma Prass defendeu. A outra Gum chutou fora. Palmeiras classificado mesmo sofrendo no jogo.
* ATLÉTICO Mineiro e Corinthians fazem domingo o melhor jogo da trigésima terceira rodada do Brasileirão 2015. Um jogão que merece grande público e que também merece ser acompanhado através da televisão por aqueles que não estiverem na capital mineira. É um verdadeiro clássico brasileiro.
* POR SER um time melhor trabalhado e entrar em campo sem maior responsabilidade, porque uma derrota não diminuiria em nada sua possibilidade de ser campeão, o Corinthians me parece levar algum favoritismo. É um time bem armado, frio e que joga conforme o adversário. Um verdadeiro campeão.
Atlético-MG e Corinthians vão fazer o confronto direto no Brasileirão

Atlético-MG e Corinthians vão fazer o confronto direto no Brasileirão

* JÁ O ATLETICO é uma equipe que oscila. Em alguns momentos joga muito, em outros se perde e não produz o que sua torcida está acostumada. Neste jogo o interesse de vencer o Corinthians é grande tanto por parte da torcida como de seus jogadores. A vitória hoje é questão de honra.

* GERALMENTE quando joga em casa, o Atlético é um adversário muito difícil de ser batido. Ele cresce demais em jogos disputados em Minas e isso tem tudo para voltar a acontecer na tarde de domingo. Ainda assim, não será fácil ganhar três pontos em cima do Timão que está em estado de graça.
* SE RESOLVER se atirar ao ataque como costuma fazer com outros adversários, o Atlético poderá ficar perto de levar um gol e perder o jogo. Melhor seria arriscar mas sem se expor demais. Neste caso, fazer gols ficaria mais difícil, mas ainda assim é melhor não dar muito espaço ou o Timão vence.
* CASO o Corinthians vença esse jogo, o campeonato terá acabado bem antes do seu final. A diferença passará a ser de onze pontos que o Atlético não terá nenhuma possibilidade de superar. Portanto, o resumo que faço desse jogo é o seguinte: ou o Atlético vence ou o campeonato chegou ao fim.
* COMO disse acima, esse jogo entre Corinthians e Atlético Mineiro será no domingo. Mas no sábado quando a rodada começa, quatro jogos chamam a atenção do torcedor. O São Paulo, por exemplo, que ainda sonha em entrar no G4, recebe o Sport. Um time que cresceu muito nas últimas rodadas.
* O JOGO será no Morumbi onde o Tricolor tem obrigação de se impor. Para conseguir a vaga no G4 e por tabela na Libertadores do ano que vem o São Paulo precisa vencer seus próximos jogos. Se possível, vencer todos. A começar por esse diante do Sport, que será em seu campo no sábado.
* VENDO O Sport jogar nas últimas semanas, a impressão que fica é que seu time voltou a crescer de produção sob o comando de Falcão. Assim, o Sport promete ser um adversário bastante difícil para o Tricolor, que vai precisar jogar tudo o que sabe se quiser deixar o gramado com os 3 pontos.
* EM TESE, eu diria que o São Paulo é favorito e que deve vencer essa partida. Mas certamente vai sofrer para se impor ao Sport e principalmente em conseguir os gols para chegar a vitória. É que o ataque do São Paulo não tem sido muito eficiente. Neste jogo, vai precisar produzir o que sabe.
* EM CAMPINAS o bom time da Ponte Preta encara o Joinville, um dos últimos colocados do campeonato. Time por time, não dá para comparar. A Macaca tem muito mais potencial. Além disso, a partida será no Moisés Lucarelli, onde a Ponte sempre cresce de produção. É favorita do jogo.

Ponte Preta volta a jogar em casa e pode vencer o Joinville

Ponte Preta volta a jogar em casa e pode vencer o Joinville
* AVAI e Cruzeiro jogam em Florianópolis. O Avaí esta bastante ameaçado pelo descenso e precisa vencer esse jogo. O Cruzeiro, nas mãos de Mano Menezes, cresceu de produção e promete complicar o time da casa. Diria que o resultado normal seria empate ou então uma vitória do Cruzeiro.
* O CORITIBA está em baixa. Assim, mesmo em casa, vai sofrer muito para se impor ao Figueirense, que costuma jogar bem fora de casa. Um jogo que pode enterrar ainda mais o time do Paraná, que, pelo retrospecto, parece mesmo fadado a ser rebaixado. Só escapa se somar vitórias seguidas.
* NO DOMINGO, além do clássico que já comentamos entre Atlético Mineiro e Corinthians, ainda jogam Grêmio x Flamengo, em Porto Alegre. Aposto no Tricolor gaúcho. O Santos faz clássico interessante contra o Palmeiras na Vila Belmiro. Como o Peixe ganha tudo em seu estádio, deve bater o Verdão.
* A CHAPECOENSE intercala bons e maus momentos. Neste domingo recebe o Atlético Paranaense. Jogo igual, sem favorito. Já o Vasco, que está no fundo do poço, encara o Fluminense, num clássico regional. Normalmente, contra grandes locais, o Vasco vai bem. Pode ganhar do Flu neste jogo.
* GOIAS e INTERNACIONAL fecham a rodada do domingo. O Goiás é um sério candidato ao rebaixamento. Eu aposto que ele cai. Já o Internacional ainda luta por melhorar sua classificação e quem sabe chegar ao G4. Neste jogo, mesmo em Goiânia, o Colorado gaúcho é franco favorito. O Goiás é zebra.
Leco: novo presidente do São Paulo e avesso a escândalos

Leco: novo presidente do São Paulo e avesso a escândalos

* ELEIÇÕES realizadas no Morumbi e Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, foi eleito novo presidente do São Paulo. Ele fica até abril de 2017 quando poderá tentar a reeleição. Leco tem o perfil dos velhos cardeais do São Paulo. Não gosta de escândalos e vai fazer o clube voltar a ser mais discreto.

* A PRINCIPIO, Leco não vai demitir Doriva. Vai manter o técnico até o final do ano, no mínimo. Depois vai pensar. Se Doriva classificar o time para a Libertadores, pode alongar seu contrato. Caso contrário, demite Doriva e contrata outro. Neste caso tentará um técnico bem mais experiente.
* ELE ACEITOU ter Abílio Diniz como um de seus braços direitos. Abílio já contratou uma importante empresa de auditoria para levantar toda a documentação das gestões Juvenal Juvêncio e Carlos Miguel Aidar. Também criará um fundo para pagar parceladamente das dívidas do São Paulo.
* ENTRE esse final de outubro e o mês de dezembro, Leco vai sentar-se com seus homens de confiança para projetar o futebol do clube para a próxima temporada. Algumas contratações poderão acontecer. Também algumas dispensas. E quem sabe até a venda de um jogador para fazer dinheiro.
* CARLOS Miguel Aidar, ex-presidente do São Paulo, confirma que negociou com o zagueiro uruguaio Diego Lugano. E o pior é que o Leco, o novo presidente parece mesmo interessado no jogador. Se confirmar e trouxer Lugano, estará cometendo um erro gravíssimo. E vou explicar o motivo.
* ASSISTI jogos do Lugano no ano passado. Ele perdeu a velocidade e já não acompanha atacantes rápidos. Ele perde todas e o atacante acaba por chegar sozinho no gol do clube que Lugano defende. Além disso, como nunca foi um grande zagueiro tecnicamente, também perdeu fisicamente.
* ASSIM, na esperança de ver Lugano jogar como o fez na primeira vez em que defendeu o São Paulo, tanto esses dirigentes como a torcida sãopaulina vão ficar frustrada e lamentar profundamente o dia em que resolveram trazer Lugano de volta ao clube. É um negócio que não pode ser concluído.
Lugano: outrora grande jogador

Lugano: outrora grande jogador

* E TEM mais. Por não teve mais velocidade, Lugano faz muitas faltas para segurar os atacantes adversários. Como consequência está sempre pendurado ou levando cartões vermelhos. Sua fase é tão ruim que o técnico da Seleção Uruguaia há muito tempo não o convoca mais.

* SEI QUE muito torcedor do São Paulo vai ficar irritado com minhas observações.. É que o torcedor tem paixão pelo atleta e não vê defeito na sua forma de jogar. Um erro. Lugano pode ser um buraco na defesa tricolor para que os seus adversários cheguem mais fácil até o gol do São Paulo.
* PRASS, goleiro do Palmeiras, está com 37 anos. A diretoria resolveu renovar seu contrato. Até aí, tudo bem. Mas acho que Paulo Nobre deveria pensar em contratar desde já um bom goleiro para a temporada 2016. Prass não vai suportar o ritmo dos jogos. Precisa de um bom substituto.
* MARCO Polo Del Nero pagou mais de um milhão de reais para uma das modelos que saiu com ele. Ainda está desfrutando das benesses que a presidência da CBF lhe dá. Mas seu tempo vai acabar logo. Há muita coisa que vem por aí e que vai forçá-lo a deixar o cargo. Aguardem.