Desaposentado! Técnico ex-São Paulo e Santos acerta retorno ao futebol japonês
Levir Culpi está de volta ao Cerezo Osaka, pelo qual já tem três passagens, somando oito anos no total
Levir Culpi está de volta ao Cerezo Osaka, pelo qual já tem três passagens, somando oito anos no total
Campinas, SP, 31 (AFI) – Pouco mais de um ano após anunciar a aposentadoria, Levir Culpi está de volta aos trabalhos. O experiente treinador, de 67 anos, vai comandar o Cerezo Osaka pela quarta vez. Ao todo, dirigiu os japoneses por oito temporadas. O último clube pelo qual atuou foi o Atlético-MG, entre 2018 e 2019.
O Cerezo Osaka é um clube tradicional e organizado. Nesta temporada, terminou em quarto lugar no Campeonato Japonês. O Kawasaki Frontale dominou a temporada, sendo campeão com cinco rodadas de antecedência.
AVISO NO CANAL YOUTUBE
“Alô, meus amigos do canal no YouTube. É um prazer muito grande estar falando com vocês. Esse foi um ano completamente diferente, 2021 vai ser um ano cheio de saúde para todo mundo, se Deus quiser. É o meu desejo. Nós vamos continuar trocando figurinha, mas, dessa vez, eu vou mais longe. Eu recebi uma proposta do Cerezo Osaka, do Japão…A partir do ano que vem, vamos conversar lá do Japão. Fiquem atentos, vai ser um prazer. Obrigado mais uma vez pela presença de todos. Enfim, vamos nos falando, mesmo lá do Japão. Um abraço!”, anunciou através de vídeo no Canal do Levir.

TERCEIRO TÉCNICO
Agora em 2021 serão três técnicos brasileiros trabalhando na Primeira Divisão do Japão, o que não acontecia há muito tempo. Nelsinho Batista, de 70 anos, é o mais longevo no pais oriental, onde já trabalhou por 16 temporadas. Ele tem contrato com o clube japonês até 2023.
No momento ele comanda o Kashiwa Reysol, sétimo colocado na temporada. No dia 4 de janeiro, ele vai disputar a Levain Cup, antigamente chamada de Copa Nabisco, contra o Tokyo FC, que terminou em sexto lugar na J1 League.
O outro brasileiro que atuou em 2020 foi Antônio Carlos, ex-Red Bull Bragantino, que terminou em quinto lugar com o Kashima Antlers, que tem gerência de Zico.
CARREIRA – JOGADOR E TÉCNICO
Como jogador, o zagueiro Levir Culpi defendeu times como Coritiba, Colorado-PR Botafogo, Santa Cruz, Figueirense e Juventude. Já a carreira de treinador começou entre 1985 e 1986, à frente dos jaconeros.
Desde então, acumulou os seguintes títulos: Recopa Sul-Americana (Cruzeiro, em 1998, e Atlético-MG, em 2014), Copa do Brasil (Cruzeiro, em 1996, e Atlético-MG, em 2014), Série B (Inter de Limeira, em 1988, e Atlético-MG, em 2005), Primeira Liga (Fluminense, em 2016) e Copa Centro-Oeste (Cruzeiro, em 1999).
Também faturou os seguintes Estaduais: cinco Mineiros (em 1995, 2007 e 2015 pelo Atlético-MG e em 1996 e 1998 pelo Cruzeiro), um Paulista (em 2000 pelo São Paulo), um Paranaense (em 1993 pelo Paraná) e um Catarinense (em 1989 pelo Criciúma). No Japão, além de ter comandado o Cerezo Osaka, passou pelo Gamba Osaka.





































































































































