Derrubando favoritos, há um ano Osasco Audax era campeão do Paulista A3

Equipe osasquense se classificou em oitavo na primeira fase e chegou ao título da competição

Equipe osasquense se classificou em oitavo na primeira fase e chegou ao título da competição

0002050465280 img

São Paulo, SP, 05 (AFI) – Vice-campeão do Paulistão de 2016 derrotado pelo Santos na Vila Belmiro, há exatamente um ano o Osasco Audax comemorava o título da Série A3 do Campeonato Paulista após bater o Monte Azul, fora de casa, por 2 a 0. Autores dos gols na decisão, a dupla Marcondele e Danrley foi o pilar da equipe na campanha de retorno ao segundo escalão do estadual de São Paulo.

Com 16 equipes, a Série A3 do ano passado previa a classificação das oito melhores para a disputa das quartas de final, com enfrentamentos definidos de acordo com a campanha. As quartas, semifinais e a decisão do título, se daria em jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha decidindo em casa e tendo a vantagem do empate nos dois jogos.

Apostando em um time jovem e no até então auxiliar técnico Robélio Cavalinho no comando, o Osasco Audax não despontava no início do campeonato como um dos favoritos ao acesso. A primeira vitória só apareceu na sétima rodada, quando o time acumulava duas derrotas, quatro empates e apenas a 14ª posição, uma acima da zona de rebaixamento.

Derrubando favoritos, há um ano Osasco Audax era campeão da Série A3

Derrubando favoritos, há um ano Osasco Audax era campeão da Série A3

Após vencer o Comercial por 3 a 2, conquistou mais duas vitórias simples contra Rio Preto e Batatais em sequência, em casa, saltando para a sétima posição e entrando de vez na disputa por uma vaga no G8 da competição. A derrota para o Monte Azul, na décima rodada, seria a última da equipe osasquense -agora em nono- na primeira fase do torneio.

Nas últimas cinco rodadas foram duas vitórias -5 a 2 e 2 a 4 sobre o Olímpia e São Carlos, respectivamente- além de outros três empates. Mesmo assim a classificação à fase seguinte chegou de forma apertada, na oitava posição, apenas dois pontos à frente do Primavera, adversário da última rodada com quem disputou verdadeira decisão, mas com vantagem do empate.

VIRADAS NO MATA-MATA
Líder da primeira fase, o Velo Clube estava invicto na competição e seria o adversário das quartas de final. Em Osasco, empate sem gols que obrigou o Audax a vencer o confronto de volta em Rio Claro para se classificar. Com gols aos 38 e 42 do segundo tempo, Marcondele deu a vitória aos visitantes e a consequente e inesperada classificação à fase seguinte.

Nas semifinais, mais emoção. Após eliminar o principal favorito ao título, o Audax enfrentaria o Barretos, quinto colocado na primeira fase e que vinha embalado por dez jogos sem perder. Na grande São Paulo o time do interior levou a melhor ao vencer por 1 a 0, obrigando a equipe de Osasco a vencer por dois gols de diferença para obter o acesso e jogar pelo título da Série A3. Em Barretos, Samoel marcou aos 5 e Darnley aos 8 minutos do primeiro tempo e o jovem time osasquense segurou a vantagem até o fim para subir e ir para a final.

Na decisão o adversário seria o Monte Azul, que se classificara em sétimo na primeira fase e, assim como o Audax, derrubou favoritos para voltar à Série A2 e decidir o título. Novamente o time de Osasco não venceu em casa, empatando por 2 a 2. Para ficar com a taça, Danrley marcou seu nono gol na competição aos 48 minutos do primeiro tempo, enquanto Marcondele fez seu 11º tento no campeonato aos 46 do segundo. 2 a 0 e a taça da Série A3 para o improvável Audax.

player

FICHA TÉCNICA DO DUELO
Monte Azul 0x2 Osasco Audax

Campeonato: Paulistão A3;
Data: 5 de maio de 2020;
Local: Estádio Otacília Patrício Arroyo, em Monte Azul Paulista;
Público: 1.986 pagantes;
Renda: R$ 57.660,00;
Árbitro: Alysson Fernandes Matias;
Assistentes: Alberto Poleto Masseira e Risser Iarussi Corrêa;
Cartões amarelos: Ronaldo Trevizan (Monte Azul); Pablo, Danrley e Kallyl (Osasco Audax);
Gols: Danrley 48’ do 1ºT; Marcondele 46’ do 2ºT;

Monte Azul: Caio; Ferrugem, Ronaldo Trevizan, Lucas Cezane e Gelsinho; Hugo, Túlio e Caio Martins; Gabriel Souza, Vinícius Pivetta e Jonathan.
Técnico: Régis Angeli.

Osasco Audax: Jeferson Romário; Fábio, Lucas Andrade, Bruno Higor e Kallyl; Pablo, Matheus Azevedo, Giovanni e Marcondele; Samoel Pizzi e Danrley Marreta.
Técnico: Robélio Cavalinho.