Dérbi 213: Ponte Preta pode igualar vitórias do Guarani após 110 anos
Porém, o recorte de jogos oficiais coloca a Ponte na frente: em 167 partidas, são 56 vitórias pontepretanas, 50 do Guarani e 61 empates
O dérbi campineiro chega à sua 213ª edição neste sábado, abrindo a sexta rodada do Paulistão. No Brinco de Ouro, Guarani e Ponte Preta jogam às 16h.
Campinas, SP, 27 (AFI) – O dérbi campineiro chega à sua 213ª edição neste sábado, abrindo a sexta rodada do Paulistão. No Brinco de Ouro, Guarani e Ponte Preta jogam às 16h, com o clássico sob holofotes: pela primeira vez em 110 anos, a Macaca pode empatar o número de vitórias no histórico do confronto, caso vença fora de casa.
O Bugre mantém a dianteira desde 1916, somando 71 triunfos contra 70 da Ponte e 70 empates ao longo de 211 partidas. Se a Ponte levar a melhor, iguala as vitórias do rival, um feito inédito desde o início da rivalidade. Os dois primeiros encontros, em 1912, foram vencidos pela Ponte, mas o Guarani virou o jogo com quatro vitórias seguidas entre 1914 e 1916, nunca mais perdendo a liderança do retrospecto.
Durante as décadas, a diferença variou. No fim dos anos 1930, o Bugre chegou a abrir mais de dez vitórias de vantagem, mas a Ponte foi diminuindo pouco a pouco. Em 2025, com três vitórias pontepretanas, o duelo ficou mais apertado do que nunca: a vantagem bugrina caiu para apenas um triunfo, deixando o dérbi em clima de decisão. As informações foram divulgadas pelo repórter Júlio Nascimento.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
RETROSPECTO GUARDADO NO DÉRBI CAMPINEIRO

Os números mostram como a rivalidade sempre foi pegada. Entre 1987 e 2002, o Guarani ficou 14 jogos sem perder para a Ponte, um tabu de 15 anos e cinco meses. Já a Ponte, brilhou entre 1979 e 1984, emendando 16 partidas de invencibilidade, além de um longo domínio como mandante entre 2009 e 2024.
Porém, o recorte de jogos oficiais coloca a Ponte na frente: em 167 partidas válidas por competições, são 56 vitórias pontepretanas, 50 do Guarani e 61 empates. Mesmo assim, o Bugre mantém o melhor retrospecto geral, construído em encontros desde os primeiros anos do século passado.
GUARANI E PONTE PRETA DECIDEM FUTURO NO PAULISTÃO

Além da história, o dérbi deste sábado mexe diretamente com os rumos das equipes na temporada. A Ponte Preta, campeã da Série C em outubro, amarga grande crise financeira e a lanterna do Paulistão, com quatro derrotas e um empate. Restando apenas três jogos para o fim da primeira fase, vencer o dérbi é tratado como sobrevivência pela Macaca.
O Guarani chega embalado por duas vitórias seguidas e ocupa posição na zona de classificação. O dérbi também é visto como chance de dar resposta à torcida, já que o time não venceu o rival em 2025, acumulando três derrotas e um empate entre estadual e Série C – tropeços que pesaram também na campanha sem acesso à Série B.
A bola rola no Brinco de Ouro neste sábado, às 16h, com torcida única, conforme determinação do Ministério Público vigente desde 2018.
Confira também:
- Elvis curte post do Guarani e aumenta rumores sobre transferência
- Santa Cruz sonda Marcelo Fernandes, mas tem Lisca como favorito
- Matheus Costa destaca evolução do Guarani: 'Gera confiança'
- Portuguesa 0 x 1 Guarani - Bugre quebra tabu e entra no G8
- Dérbi 213: Fumagalli e Piá relembram clássico: "Um campeonato à parte"





































































































































