Depois de tufão, ex-santista quer ajudar equipe no Japão
Japão, 12 (AFI) – Artilheiro da equipe e um dos destaques do Santos na conquista do Campeonato Brasileiro de 2002, o atacante Alberto não está tendo vida fácil no Japão, onde defende o Ventforet Kofu. Além de seu time ocupar uma preocupante penúltima colocação na J-League, o jogador teve que enfrentar um tufão e o risco constante de terremotos na cidade onde mora.
“Na madrugada de sexta para sábado (7 para 8 de setembro), um tufão, chamado de ‘número 9’, causou muitos estragos aqui na região de Kofu. Foi um susto enorme, mas eu, minha esposa e nossos amigos não sofremos nada e nem tivemos algum prejuízo maior”, disse o jogador, de 32 anos, que tem contrato até dezembro com o time japonês.
Além dos avisos sobre tempestades, Alberto é bombardeado diariamente com alertas a respeito de terremotos, bastante comuns no Japão.
“Em Kofu ocorrem pequenos abalos periodicamente, com os quais até estou me acostumando. Mas existe a previsão de que um grande tremor deve acontecer na região de Hamamatsu, que fica distante uns 200 quilômetros daqui. Só posso ficar na torcida para que ele demore bastante”, reza o atacante brasileiro.
Recuperação
Além de tufões e terremotos, Alberto também está atento ao alerta vermelho sobre a situação de sua equipe, que não vai nada bem na J-League. Com 21 pontos ganhos, o Ventforet aparece na 17ª colocação do campeonato, à frente apenas do Yokohama FC que, somando apenas 11 pontos, está virtualmente rebaixado. O regulamento prevê a queda para a segunda divisão dos dois últimos colocados, enquanto o 16º tem que disputar um rebolo contra o terceiro da série B.
“Restam 10 rodadas e estamos quatro pontos atrás do Oita Trinita, que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Temos todas as condições para manter a equipe na elite japonesa, mas precisamos iniciar logo essa reação, antes que seja tarde demais”, apregoa o brasileiro, autor de três gols em amistoso contra um time universitário, realizado nesta quarta-feira.
Alberto espera que a reação tenha início neste sábado, dia 15, quando o Ventforet Kofu enfrenta o Shimizu S-Pulse no Nihondara Stadium, em Shizuoka. A tarefa, no entanto, será quase tão difícil quanto encarar uma grande tempestade ou abalo sísmico: com 44 pontos, seu adversário do final de semana está em 4º lugar e ainda luta pelo título da J-League na temporada.





































































































































