Denúncia de racismo na Copa FGF durante jogo da semifinal
Segundo a imprensa gaúcha (Zero Hora), o atleta chegou a registrar boletim de ocorrência
O Sport Clube Gaúcho manifesta seu mais firme e absoluto repúdio ao episódio de injúria racial cometido contra o zagueiro Luiz Fernando, ocorrido no Estádio Bento Freitas
Porto Alegre, RS , 21 (AFI) – Nesta quinta-feira, Dia da Consciência Negra (20 de novembro), foi registrada uma acusação de racismo nas semifinais da Copa Federação Gaúcha de Futebol.
No jogo realizado no Estádio Bento Freitas, que terminou empatado em 1 a 1, o zagueiro Luiz Fernando, do Gaúcho de Passo Fundo, afirmou ter sido alvo de injúria racial por parte de um torcedor do Brasil de Pelotas após a partida. Segundo a imprensa gaúcha (Zero Hora), o atleta chegou a registrar boletim de ocorrência.
NO DOCUMENTO
De acordo com o relato no documento, na saída de campo um torcedor do Brasil de Pelotas teria proferido ofensas racistas contra o atleta, como “negão de merda” e “negão de lixo”. A polícia foi acionada, mas não conseguiu identificar o responsável no momento do ocorrido. No entanto, o Brasil de Pelotas informou posteriormente ter identificado o torcedor.
O SC Gaúcho se manifestou nas redes sociais:
“Ressaltamos que qualquer ato de racismo é inadmissível em qualquer dia, mas sua ocorrência justamente no Dia da Consciência Negra torna o fato ainda mais grave, simbólico e doloroso.”
O Brasil de Pelotas também lamentou o episódio:
“O Grêmio Esportivo Brasil manifesta seu mais firme repúdio a todo e qualquer ato discriminatório ocorrido no Estádio Bento Freitas, independentemente de sua natureza ou circunstância. Informamos que o clube tomou conhecimento do fato e já está trabalhando, junto às autoridades competentes, para esclarecer o que ocorreu e adotar todas as medidas cabíveis.”
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) também repudiou a injúria racial:
“A Federação Gaúcha de Futebol vem a público manifestar repúdio ao caso de racismo ocorrido nesta quinta-feira (20), na partida entre Brasil-Pel e Gaúcho, válida pelas semifinais da Copa FGF. Ao final da partida, um jogador do Gaúcho sofreu injúria racial de um torcedor do Xavante que estava na arquibancada. A FGF e a Odabá — Associação de Afroempreendedorismo — estão acompanhando os desdobramentos e prestarão todo o suporte e apoio à vítima. A diretoria do Gaúcho e o atleta registraram boletim de ocorrência na delegacia.”
Nota oficial do SC Gaúcho
O Sport Clube Gaúcho manifesta seu mais firme e absoluto repúdio ao episódio de injúria racial cometido contra o zagueiro Luiz Fernando, ocorrido no Estádio Bento Freitas após o jogo de ida da semifinal da Copa FGF. O clube destaca que qualquer ato de racismo é inadmissível em qualquer circunstância — ainda mais em uma data simbólica como o Dia da Consciência Negra.
Após a partida, o atleta registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Pelotas. O Gaúcho reafirma seu compromisso com o respeito, a igualdade e a dignidade humana. Racismo é crime e deve ser enfrentado com seriedade. O clube presta total solidariedade ao jogador e reforça que não tolerará qualquer forma de preconceito.
Nota oficial do Brasil de Pelotas
O Grêmio Esportivo Brasil manifesta seu repúdio a qualquer ato discriminatório ocorrido no Estádio Bento Freitas. O clube afirma estar colaborando com as autoridades para esclarecer o caso e adotar as medidas necessárias.
Fundado por homens negros e pioneiro ao colocar o primeiro atleta negro em campo na Liga Pelotense de Futebol, o Brasil ressalta sua história de luta por igualdade e dignidade. A agremiação reforça que atitudes racistas jamais serão toleradas em sua casa.
O clube seguirá acompanhando os desdobramentos e reafirma seu compromisso permanente com o combate ao racismo e a qualquer forma de preconceito.
Nota da Federação Gaúcha de Futebol
A FGF manifesta repúdio ao caso de racismo ocorrido na semifinal entre Brasil-Pel e Gaúcho e reforça que acompanha a situação ao lado da Odabá. A entidade lamenta que, justamente no Dia da Consciência Negra, um episódio como esse tenha ocorrido em um estádio gaúcho.
A federação reafirma que manifestações racistas são inadmissíveis e que seguirá trabalhando para que o futebol no estado seja um ambiente seguro, respeitoso, diverso e saudável para todos.
Noticias Relacionadas
-
Futebol Brasil
Clubes do Pará reagem a exclusão em investimento em CTs
26/12/2025 -
Futebol Brasil
Portuguesa anuncia volante formado na Inter de Milão
26/12/2025 -
Futebol Brasil
Marcílio Dias anuncia volante Evandro, ex-Portuguesa e Guarani
26/12/2025 -
Futebol Brasil
Martins Pereira entra na reta final de reformas
26/12/2025





































































































































