Decisão no Mato Grosso revive duelo de dérbi campineiro

Cuiabá, MT, 23 (AFI) – A final da Copa Governador no Mato Grosso, no próximo sábado, às 20 horas, em Lucas do Rio Verde, entre Luverdense e Cacerense, terá um duelo extra que lembra o Dérbi Campineiro, já que os dois treinadores são ex-jogadores da Ponte Preta e Guarani, tradicionais equipes do interior paulista e que hoje estão em baixa.
O técnico da Luverdense é Mosca, que no início dos anos 70, foi um destacado meia da Ponte Preta, enquanto que Birigui é o comandante da Cacerense. Birigui foi goleiro do Guarani até 1981 e era o terceiro goleiro bugrino na conquista do histórico campeonato brasileiro de 1978.
A Copa Governador é equivalente a Copa FPF em São Paulo, com a diferença que no Mato Grosso o público tem sido muito maior e o presidente da Federação Mato-grossense, Carlos Orione, prestigia a competição, diferente do paulista Marco Pólo Del Nero, que pouca importância vem dando à Copa FPF.
Luverdense pelo empate
Na primeira partida da decisão, disputada na cidade de Cáceres, Cacerense e Luverdense empataram em 0 a 0, deixando as emoções para a finalíssima do próximo sábado, com a Luverdense jogando pelo empate para ser campeã da Copa Governador e garantindo uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro de 2008.
Mais de Birigui
Marcos Antônio Gomes, o Birigui, tem 49 anos e foi goleiro de grandes times como Guarani, Santa Cruz-PE, Sport-PE e atuou vários anos no futebol português. Como treinador, após comandar equipes de base do Guarani, Campinas e União Barbarense, tem feito sucesso no Mato Grosso e este ano foi campeão estadual comandando a mesma Cacerense.
Mais de Mosca
Já Carlos Henrique Pedroso, o Mosca, é mais veterano e completará 58 anos no próximo dia 23 de novembro. Revelado no futebol de Goiás, chegou a São Paulo pelo XV de Piracicaba e logo foi para a Ponte Preta, onde se destacou como uma dos melhores meias do futebol paulista.
Em 1974 foi contratado pelo Corinthians. Depois jogou em vários outros times como Figueirense-SC, Paulista de Jundiaí, Operário-MT, Vila Nova-GO, entre outros. Após pendurar as chuteiras, Mosca fixou residência em Cuiabá e tem dirigido vários times do Mato Grosso, como Mixto e Operário, equipes tradicionais do futebol mato-grossense, mas não tem bem estruturadas como Luverdense e Cacerense.