Paulistão: Palmeiras e Água Santa fazem final inédita em 2023

De um lado o favorito Verdão, do outro a grande surpresa da temporada, o Netuno, que após 12 anos de sua profissionalização jogará sua 1ª grande final

Água Santa e Palmeiras farão a decisão do Paulistão entre os dias dois e nove de abril, os horários ainda serão definidos pela FPF

Paulistão - final 2023
Palmeiras e Água Santa farão final no Paulistão 2023. Foto: @douradofoto - Água Santa

São Paulo, SP, 22 (AFI) – Palmeiras e Água Santa farão a grande decisão do Paulistão 2023. Por conta da data Fifa do próximo final de semana, os dois jogos da final devem acobntecer entre os dias dois e nove de abril.

Os dois times chegam em condições diferentes para esta final. De um lado o favoritíssimo Palmeiras, campeão brasileiro, campeão da Recopa Sul-Americana e Paulista em 2022.

PALMEIRAS, LÍDER ABSOLUTO E FAVORITO

Antes mesmo do início da competição, o Verdão era considerado como favorito a pelo menos chegar à final por tudo o que vem fazendo no cenário nacional e internacional.

O time do Palmeiras ainda está invicto em 2023, e tem um aproveitamento muito favorável de 82,2% dos pontos conquistados. Apesar das saídas de Gustavo Scarpa e Danilo, o Verdão ainda é muito competitivo em campo e conta com boas atuações de Dudu, Raphael Veiga e Ronny para coneinuar vencendo.

A campanha na primeira fase justificou o favoritismo absoluto do Palmeiras para chegar até a decisão. O Verdão caiu no Grupo D da competição juntamente com São Bernardo, Portuguesa e Santo André.

Em 12 jogos o time conquistou incríveis oito vitórias e quatro empates, terminando como líder absoluto do grupo e da classificação geral com 28 pontos ganhos.

Nas quartas de final do Paulistão, o time comandado pelo português Abel Ferreira, o Verdão encarou o bom time do São Bernhardo, que foi a segunda melhor campanha na classificação geral da competição com 26 pontos, e em um jogo muito equilibrado, cenceu pelo placar de 1 a 0, gols marcado por Ronny.

Nas semifinais, o adversário foi outro time que surpreendeu no Paulistão, o Ituano, que conseguiu sua classificação após eliminar o Corinthians em plena Neo Química Arena. O Alviverde Imponente venceu mais uma vez pelo placar de 1 a 0, gol marcado pelo zagueiro Murilo.

Porém, o resultado poderia ter sido muito mais elástico, se não fosse a sensacional exibição do goleiro Jefferson Paulino, que fez grandes defesas, salvando o Galo de Itu em inúmeros momentos dentro do jogo.

Fato é que o Verdeão mantém a sua mentalidade vencedora, mesmo após tantas conquistas e chega credenciado para conquistar o bi-campeonato do Paulistão, mais um título na era Abel Ferreira.

image 79
Palmeiras mantém mentalidade vencedora e busca mais um título na era Abel Ferreira. Foto: 📷 Cesar Greco / Palmeiras

ÁGUA SANTA: DE AZARÃO, PARA GRANDE DECISÃO

Ninguém apostaria no Água Santa como adversário do Palmeiras na grande final do Paulistão, principalmente pelo início ruim do time do técnico Thiago Carpini, que não havia vencido nas primeiras quatro partidas dentro da competição.

O Netuno perdeu na estreia, jogando em casa, para a Ferroviária pelo placar de 3 a 1. Na sequência, mais uma derrota, dessa vez para o Corinthians pelo placar de 3 a 0, fora dos seus domínios.

Na terceira rodada do Paulistão, mais um tropeço na Arena Inamar, dessa vez, empate com o São Bento em 1 a 1 e na quarta rodada o time foi até a Vila Belmiro e segurou um empate sem giols diante do Santos.

O Água Santa só foi vencer a sua primeira partida contra a Portuguesa, na quinta rodada pelo placar de 2 a 1 jogando em Diadema. O resultado inclusive culminou na demissão do técnico Mazola Jr. da Lusa.

Depois do jogo diante da Portuguesa o time emplacou uma ótima sequência dentro da competição. Em oito jogos o time venceu sete e perdeu somente uma, diante do próprio Palmeiras, adversário na grande decisão pelo placar de 1 a 0 na Arena Inamar em Diadema.

A boa sequência do Netuno fez o time terminar a primeira fase do Paulistão com 23 pontos ganhos na segunda colocação do Grupo B, logo atrás do São Paulo. Chegar até a segunda fase da competição já era um grande feito para o Água Santa, que nunca havia chegado tão longe no estadual.

Porém, os comandados de Thiago Carpini queriam mais e entraram para a história ao eliminar o São Paulo nas quartas de final em disputa de pênaltis, após empate sem gols no tempo normal. O jogo foi realizado no Allianz Parque devido aos shows da banda Coldplay no Morumbi.

Não bastasse eliminar um gigante do futebol brasileiro como Tricolor Paulista, o Água Santa continuou sua saga heróica e nas semifinais, em uma disputa emocionante, bateu o Red Bull Bragantino, mais um time de Série A do Campeonato Brasileiro e em nova disputa de cobranças de pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal.

image 81
Água Santa superou suas limitações e chega a final do paulistão pela primeira vez. Foto: @douradofoto / Água Santa

O QUE ESPERAR DA GRANDE FINAL DO PAULISTÃO?

Para muitos, o Palmeiras é o grande favorito a conquistar o bi-campeonato seguido do Campeonato Paulista, afinal o time mantém seu espírito compwetitivo e não perdeu na temporada até aqui.

Porém, do outro lado da disputa está um time que chega como franco favorito e disposto a continuar fazendo história. A primeira partida terá o mando do Água Santa, que provavelmente vá mandar seu jogo na Vila Belmiro, já que a Arena Inamar ainda não tem a estrutura necessária para receber a decisão.

O jogo de volta será no Allianz Parque e apesar do favoritismo do Palmeiras, a campanha do Netuno no Paulistão mostra que o time de Diadema também é muito competitivo e que sabe jogar de acordo com as suas limitações.

O PLACAR AO VIVO e o Portal Futebol Interior vão acompanhar de perto a tudo o que acontecer na primeira grande decisão do futebol paulista em 2023

Confira também: