De candidato a rebaixamento às chances de Libertadores: o 2020 do Atlético-GO
Dragão terminou o ano na 12° posição no Brasileirão, dentro da zona para a Sul-Americana
Dragão terminou o ano na 12° posição no Brasileirão, dentro da zona para a Sul-Americana
Goiás, GO, 30 (AFI) – Com o fim de 2020 chegando, os times costumam fazer um balanço geral do que foi a temporada, ou, neste ano atípico, a metade da temporada. Para o Atlético Goianiense, o saldo certamente foi positivo, levando-se, principalmente, em consideração as expectativas que cercavam o clube antes do início das principais competições nacionais.
No Campeonato Brasileiro, por exemplo, o Dragão, que era um dos times cotados para ser rebaixado, terminou o ano com uma certa folga em relação à zona de rebaixamento, na 12° posição, com 34 pontos.
PARADO NA LIDERANÇA
Com a pandemia da Covid-19, alguns campeonatos estaduais foram adiados, como no caso do estado de Goiás. A competição, paralisada em março de 2020, já tem data para voltar, no dia 13 de janeiro. O Atlético Goianiense, no momento da parada, liderava o torneio com 23 pontos e sete vitórias em 10 jogos.
CAIU DE PÉ
Na Copa do Brasil, o Dragão foi aguerrido e chegou, inclusive, a derrubar um gigante do país. Nas primeiras três fases, o Atlético derrotou o União Rondonópolis, o Santa Cruz e o São José, passando nos pênaltis contra a equipe pernambucana.
O mais importante veio na quarta fase. Após ser derrotado por 1 a 0 no Maracanã, o Rubro-negro goiano aplicou 3 a 1 no Fluminense no estádio Olímpico, eliminou o time carioca e se classificou às oitavas de final. Na fase seguinte, o Dragão acabou eliminado e caiu de pé após duas derrotas por 2 a 1 contra uma das melhores equipes do Brasil na atualidade.
DRAGÃO CONTINENTAL?
A empolgação por parte da campanha do clube viveu momentos distintos da saída de Vagner Mancini até a chegada de Marcelo Cabo. Na possibilidade da existência de um G-8 na tabela do Brasileirão, o Atlético Goianiense poderá sonhar com uma vaga continental. A expectativa seria de, no mínimo, uma chegada à Copa Sul-Americana, competição que disputou apenas uma vez, em 2012.

Para continuar sonhando alto, o Dragão terá em 2021 o prosseguimento do Campeonato Brasileiro. A primeira partida será contra o Vasco, no dia 7 de janeiro, no estádio Antônio Accioly, pela 28° rodada.





































































































































