De Campinas à Itália: ex-Guarani se destaca em solo italiano e chega a primeira divisão do futsal local

Gustavo Simonassi, fisioterapeuta que está no L84 Futsal, saiu do Brasil em 2019 e agora, caminha junto com projeto ambicioso nas quadras italianas.

WhatsApp Image 2021 08 24 at 16.18.08

Campinas, SP, 01 (AFI) – Chegada no meio da pandemia, temporada com apenas uma lesão e o projeto de buscar o título da Série A em 5 anos, esse é um pouco do começo da trajetória do fisioterapeuta Gustavo Simonassi, ex-Guarani, em solo italiano, mais precisamente na região de Torino, onde trabalha com o L84 Futsal, equipe recém-chegada a Série A.

Gustavo chegou à Itália para trabalhar no Real Futsal Arzignano, que por conta da pandemia e da situação na tabela, acabou sendo rebaixado para a Série A2 em 2019, devido a paralisação. O início da temporada 2020 foi complicado, os protocolos e o tempo de inatividade foram empecilhos, porém, com o tempo, o trabalho começou a aparecer.

“Depois da adaptação, a equipe respondeu muito bem e nos últimos 14 jogos da temporada, perdemos apenas um, justamente para o L84. Nos playoffs, acabamos parando na semifinal e não conseguimos a vaga que queríamos para a primeira divisão.” – disse o fisioterapeuta.

Apesar de não conseguir a sonhada vaga, as temporadas de 2019 e 2020 foram importantes para Gustavo, que viu times se interessarem em seu trabalho, onde as lesões eram quase inexistentes, em uma modalidade muito física, como é o futsal.

“Tivemos apenas uma lesão em 2019 que foi a entorse de joelho de um dos nossos atletas e o que mais chamou a atenção foi a temporada 2020/21, porque conseguimos em 10 meses de campeonato, termos apenas um jogador fora por lesão também e não foi decorrente do trabalho da fisioterapia.” – destaca Gustavo.

As poucas lesões levaram o L84, time atual de Gustavo, a procurá-lo para iniciar um trabalho com um time mais jovem e com muito potencial. Com apenas 10 anos de fundação, a equipe de Torino, trouxe uma realidade diferente para o futsal na região, investindo em escolinhas (que tem como treinador o brasileiro Rodrigo de Lima) e tendo seguindo a metodologia da Juventus, para um trabalho no campo, com quem se destacar.

“Esse diferencial é muito bacana, ainda mais tendo o Marchisio como principal nome para fazer essa transição e trazer o nome e a idolatria dele na Juventus junto. Lógico que não é certo que o jogador vá jogar na Juventus, mas o projeto é muito interessante.”

O L84, recém-promovido, se prepara para um projeto ambicioso na primeira divisão italiana. Em 3 anos chegar às finais da competição e em 5 anos ir em busca do título, mas com a mentalidade de que, esse ano, serve para a permanência e consolidação da equipe. Mas Gustavo também possui seus projetos ambiciosos pensando nessa parceria com a Vecchia Signora.

“A ideia é continuar fazendo um bom trabalho por aqui e claro, aproveitar dessa parceria do time com a Juventus para que a oportunidade possa surgir e ter esse contato com uma equipe de campo, profissional, é muito importante. Infelizmente o futsal ainda não é tratado da forma profissional como deveria.”

Gustavo torce para que, assim como fez a CBF, que a Federação Italiana se junte ao futsal e que possa dar todo o suporte e condições para a profissionalização do mesmo e para que um dia a modalidade chegue as Olimpíadas.