De 101 times no Brasil, apenas Guarani e Tiradentes-CE não levaram gol

Nove clubes das quatro primeiras divisões nacionais também estão invictos

Dos 101 times que estão disputam as quatro divisões do futebol brasileiro, apenas dois times ainda não levaram gol: Guarani, na Série C, e Tiradentes-CE, na D. Todos os demais 99 times já foram vazados

0002048090474 img

Campinas, SP, 29 (AFI) – Dos 101 times que estão disputam as quatro divisões do futebol brasileiro, apenas dois times ainda não levaram gol: Guarani, na Série C, e Tiradentes-CE, na D. Todos os demais 99 times já foram vazados ao menos três vezes, exceção ao Caxias-RS, que sofreu apenas um gol.

0002048090474 imgPugliese aposta no paredão bugrino

Coincidentemente ou não, tanto Guarani, como Tiradentes, estão bem na classificação. Com seis jogos disputados, o Guarani está em terceiro lugar no Grupo B, com doze pontos ganhos. Já o Tiradentes lidera o Grupo A3, com 13 pontos ganhos, em cinco jogos, sendo o time que mais pontos conquistou em toda a Série D, ao lado do Sergipe-SE, que também fez 13 pontos.

“Guarani não pode ficar refém de números”
No Guarani, o treinador Tarcísio Pugliesi tem evitado fazer deste fato um tabu, acentuando que isto é apenas um dado interessante, que valoriza o conjunto do time, mas que não se pode ficar refém das estatísticas.

“A torcida e a imprensa precisam entender que uma hora nós vamos sofrer gol, mas não deixa de ser um número positivo e que acentua a fase evolutiva do Guarani, e do sistema defensivo”, explica o treinador que não poupa elogios ao goleiro Juliano, titular nos seis jogos que o Bugre não tomou gol.

Desde 1988, quando o Guarani era um clube organizado e sem os problemas financeiros e políticos de hoje, a equipe não ficava tanto tempo sem sofrer gol. Em 1988 foram seis partidas sem levar gol, com o goleiro sendo Sérgio Nery. E, anteriormente, em 1978, quando o time foi campeão brasileiro, ficou sete partidas sem ser vazado com o goleiro Neneca.

0002048090478 imgDanilo Augusto surpreende no Tiradentes

Tiradentes-CE é a surpresa da competição
O Tiradentes, além de não ter levado nenhum gol, é uma surpresa da competição, já que é apenas uma pequena equipe do Ceará com sede em Fortaleza que alterna boas e más campanhas e também alterna divisões, ora estando na primeira, ora na segunda divisão do Ceará.

Sem nenhuma tradição em certames nacionais, o Tiradentes é comandado por Danilo Augusto Barroso, que jogou no Guarani em 1977. Danilo, que era um habilidoso meia que fez sucesso com as camisas do Ferroviária-CE, América-RN e Ceará-CE nos anos 1970/80, tem dirigido pelas equipes médias do Nordeste, principalmente no Ceará. Também já comandou clubes do Maranhão, Piauí, Paraíba e Paraná.

Neste Série C, o goleiro Fábio Lima, de 29 anos e que jogou em pequenas equipes da Bahia e do Ceará, é o titular da meta do Tiradentes e que ainda não foi vazado em nenhuma partida.

Defesas piores ou ataques eficientes?
Nas duas principais divisões do país, as defesas parecem menos eficientes ou então os ataques estão é que estão voando. No Brasileirão, assim como já acontecera no Paulistão, o Corinthians é quem ostenta a defesa menos vazada com cinco gols em nove jogos. Se no Estadual levantou o caneco, por enquanto, o time de Tite nem de perto briga pelo título nacional. Hoje, ocupa apenas a 11ª colocação, com 11 pontos, sete a menos que o líder Cruzeiro.

Na Série B, dois clubes dividem o posto de defesas menos vazadas e, curiosamente, ambos também estão entre os primeiros colocados. Palmeiras e Paraná sofreram sete gols cada um, após dez rodadas. O Verdão ocupa a vice-liderança, com 22 pontos, um a menos que a líder Chapecoense. Por outro lado, o Tricolor paranista, comandado pelo promissor Dado Cavalcanti, é o quinto colocado, com 18 pontos.

0002048090480 imgGrécia surpreendeu em 2004

Inspiração no passado
Com seus “paredões”, Guarani e Tiradentes caminham a passos largos rumo ao acesso em suas respectivas divisões. E ambos podem buscar inspiração no passado para apostar em suas defesas sólidas. Em 2004, por exemplo, a Grécia surpreendeu o mundo ao conquistar de forma inacreditável a Eurocopa de Portugal.

Naquela oportunidade, o limitado time grego, comandado pelo alemão Otto Rehhagel, “fechou a casinha” e deixou para trás seleções tradicionais. Na fase de grupos, eliminou a Espanha. Na fase de mata, superou França, República Tcheca e Portugal, sempre com o placar de 1 a 0.

Em 2002, a Alemanha também se valeu de uma defesa sólida para chegar à decisão da Copa do Mundo. Com um time envelhicido e pobre tecnicamente, o técnico Rud Vöeller montou um verdadeiro ferrolho e sofreu apenas um gol nos seis jogos até as semifinais. Somente na decisão, acabou perdendo por 2 a 0 para o Brasil, que tinha uma seleção muito mais qualificado.

Contudo, no futebol brasileiro, houve exemplos recentes de que uma boa defesa ganha campeonato. Em 2011, Tite levou o Corinthians ao pentacampeonato brasileiro e terminou com melhor defesa, com 36 gols sofridos. Em 2007, o São Paulo de Muricy Ramalho fez algo ainda mais espetacular. O Tricolor foi campeão brasileiro com várias rodadas de antecedência e sofreu apenas 19 gols em 38 jogos.

Apenas nove times ainda estão invictos
Guarani e Tiradentes também estão em outra estatística positiva da temporada: dos 101 times que estão nas quatro divisões, estão no seleto grupo dos invictos. Além de Guarani e Tiradentes, apenas outros sete times não perderam. Na Série A, Coritiba-PR; Chapecoense, na Série B; Caxias, na Série C e, na Série D, Salgueiro-PE, Guarani de Sobral-CE, Sergipe-PE e Botafogo-PB também não foram derrotados.