Davino e Marchiori: competência em campo em duas gerações

Com uma carreira impressionante e ativa, Davino é uma lenda viva do futebol do interior e um exemplo de longevidade e paixão pelo esporte

Fernando Marchiori Lavagnolli, de 46 anos, vem acumulando conquistas expressivas apesar da idade. Revelado como atleta em 1997 na Portuguesa

Davino
Foto: Bárbara Pires/Comercial FC

Por: Rivail Oliveira

Ribeirão Preto, SP , 05 (AFI) – Mais que um jogo valendo vaga nas semifinais da Copa Paulista, Comercial e São José — que se enfrentam neste domingo, às 15h, em Ribeirão Preto — protagonizam um verdadeiro encontro de gerações.

De um lado, o experiente Roberval Davino, que aceitou o desafio e classificou o Bafo entre os oito melhores da competição. Do outro, Marcelo Marelli, representante da nova geração de treinadores de São Paulo, comanda a Águia do Vale.

FALA, MARELLI

Marelli, inclusive, rasgou elogios ao “professor Roberval”:
“O Roberval é um cara experiente. Viu bastante coisa no futebol. E é alguém que ainda tem muito a ensinar para todos nós”, afirmou o treinador do São José.

Ele também destacou a importância da presença de técnicos veteranos no cenário atual e criticou a ideia de que eles estariam ultrapassados:
“Isso não existe. O que existe é competência. E a prova disso é o professor Roberval Davino chegando no mata-mata”, completou.

O respeito ao adversário se reflete também na análise tática feita por Marelli:
“É uma equipe agressiva, que busca muito o jogo pelo alto. Tem muita posse de bola, muito toque, é bem agressiva na última linha de ataque. Usa bastante as beiradas, muito rápidas e agressivas, finaliza bem de fora e tem um contra-ataque muito forte”, avaliou o técnico da Águia do Vale.


FERNANDO MARCHIORI

Fernando Marchiori Lavagnolli, de 46 anos, vem acumulando conquistas expressivas apesar da idade. Revelado como atleta em 1997 na Portuguesa, teve passagens por Osasco, Juventus, Avaí, CRB, entre outros.

Iniciou a carreira de treinador em 2013, como auxiliar no Luverdense. Depois, passou por clubes como Cuiabá, Maringá, Santo André, Água Santa, Portuguesa, Oeste, ABC, Náutico, Sampaio Corrêa e novamente o Santo André.

Desde 2024, comanda o Primavera e já soma 44 jogos e 31 vitórias. Em 2025, levou o Fantasma da Ituana, pela primeira vez em 98 anos, às quartas de final da Copa Paulista. Também subiu no ranking de treinadores que mais dirigiram o clube: com 43 partidas, superou Paulo Pereira (42) e assumiu a oitava posição, logo atrás de Peçanha (45 jogos).

Marchiori ainda detém a maior série invicta da história do Primavera: 20 jogos sem derrotas, entre a Copa Paulista de 2024 e a Série A2 de 2025.


ROBERVAL DAVINO

Roberval Davino da Silva, de 71 anos, atual técnico do Comercial, é um dos treinadores mais longevos do futebol mundial. Nascido em 12 de agosto de 1954, em Maceió (AL), foi jogador entre 1969 e 1983, principalmente no CRB e em clubes do interior paulista. Começou a carreira como técnico em 1984 e já comandou mais de 60 clubes em todas as regiões do Brasil — e também no Japão.

Entre os principais feitos, destacam-se:

  • Campeão da Série C do Brasileiro com o Vila Nova (1996) e com o Remo (2005);
  • Campeão Goiano com o Vila Nova (1993);
  • Campeão Paulista com o Araçatuba (1992);
  • Campeão de divisões regionais no Japão com o IEC (1989–1991).

Em 2025, comandou o Bandeirante e assumiu o Comercial na sequência, mantendo-se ativo e competitivo.

Ao longo da carreira, passou por clubes como: IEC (Japão), Novo Horizonte (GO), Juventude (RS), XV de Jaú (SP), Goiânia (GO), Goiás (GO), Botafogo (SP), Atlético (GO), Anápolis (GO), CSA (AL), CRB (AL), Mirassol (SP), Mogi Mirim (SP), Matonense (SP), Sampaio Corrêa (MA), São Caetano (SP), Inter de Limeira (SP), União Barbarense (SP), Figueirense (SC), América (SP), Gama (DF), Caxias (RS), América (RN), Fortaleza (CE), ABC (RN), Santo André (SP), Bragantino (SP), Ituano (SP), Guarani (SP), Linense (SP), Brasiliense (DF), Metropolitano (SC), Guaratinguetá (SP), entre outros.


NO SELETO CLUBE DOS “SETENTÕES DA BOLA”

Em 2021, o site português Bola na Rede listou os técnicos mais velhos em atividade no futebol mundial. Roberval Davino, aos 71 anos, poderia facilmente integrar esse grupo seleto de treinadores que desafiam o tempo e continuam ativos no alto nível.

Entre os nomes citados estavam:

  • Winfried Schäfer (71) – FC Baniyas (Emirados Árabes);
  • Dick Advocaat (73) – Feyenoord;
  • Gian Piero Ventura (73) – US Salernitana;
  • Lars Lagerbäck (72) – ex-técnico da Nigéria;
  • Roy Hodgson (73) – Crystal Palace;
  • Yuri Semin (73) – Lokomotiv Moscou;
  • Óscar Tabárez (73) – seleção uruguaia;
  • Jesualdo Ferreira (74) – ex-Boavista e Santos;
  • Edoardo Reja (75) – seleção da Albânia.

Com uma carreira impressionante e ativa, Davino é uma lenda viva do futebol do interior e um exemplo de longevidade e paixão pelo esporte.