Gilmar Dal Pozzo projeta final do Catarinense e destaca força da equipe

O treinador reforçou a confiança na equipe e garantiu que a preparação está focada em manter a concentração total.

Apesar da forte identificação com a Chapecoense, Gilmar Dal Pozzo ainda busca seu primeiro título pelo clube.

Captura de tela 2025 03 13 124943
Técnico minimiza polêmica sobre estádio, exalta equilíbrio do campeonato e reforça estratégia para decisão.

Chapecó, SC, 13, (AFI) – A Chapecoense se prepara para a grande final do Campeonato Catarinense contra o Avaí, e o técnico Gilmar Dal Pozzo projetou o confronto em entrevista coletiva. O treinador, um dos maiores da história do Verdão do Oeste, reforçou a confiança na equipe e garantiu que a preparação está focada em manter a concentração total.

POLÊMICA SOBRE O ESTÁDIO

O primeiro jogo acontece neste sábado (15), às 16h30, no Estádio Josué Annoni, em Xanxerê, enquanto a partida decisiva será no dia 22 de março, na Ressacada, em Florianópolis. Apesar das reclamações vindas da capital sobre a escolha do local da partida de ida, Dal Pozzo minimizou qualquer polêmica.

— Para mim, é muito claro. O jogo será em Xanxerê. Ponto. Gostaria muito que fosse na Arena Condá, junto ao nosso torcedor, mas jogamos o campeonato inteiro lá, e assim será. O segundo jogo será na Ressacada. Isso já foi decidido, então nossa energia está totalmente voltada para preparar a equipe — declarou o técnico.

Dal Pozzo também ressaltou o equilíbrio da competição e destacou a campanha das duas equipes finalistas.

— Chegaram as duas melhores equipes do campeonato. O Avaí e a Chapecoense merecem estar na final. Foi um torneio muito difícil, um dos mais equilibrados do Brasil. O Criciúma, favorito pelo investimento, ficou pelo caminho. O Santa Catarina fez uma campanha digna, e times como Joinville e Figueirense também mostraram força. Agora, é um confronto direto, muito igual, e precisamos estar preparados mentalmente e taticamente.

“CABEÇA GELADA, CORAÇÃO QUENTE”

Com a experiência de já ter levado a Chapecoense da Série C à Série A, Dal Pozzo conhece bem a pressão de decisões. Em tom motivacional, ele ressaltou a importância de aliar emoção e estratégia.

— Sempre falo para o grupo: na reta final, o coração tem que estar fervendo, mas a cabeça precisa estar gelada. Precisamos estudar muito o adversário e manter equilíbrio. O Avaí mudou sua plataforma de jogo depois do duelo contra o Criciúma, já identificamos isso e vamos trabalhar em cima dessa mudança — explicou.

— Nossa alma tem que estar quente, porque a alma da Chapecoense é força, garra, vontade de vencer. Chegamos até aqui e temos esse desejo de conquistar o título.

PRESSÃO PESSOAL

Apesar da forte identificação com a Chapecoense, Gilmar Dal Pozzo ainda busca seu primeiro título pelo clube. Em 2013, ele bateu na trave e ficou com o vice-campeonato estadual ao perder para o Criciúma na final. Agora, com a chance de conquistar a taça, até sua família entrou na torcida.

Após a vitória sobre o Joinville, que garantiu a vaga na decisão, Cláudia, esposa do treinador, demonstrou confiança na conquista.

— Temos uma história linda neste clube, amamos estar aqui, e desta vez o título não escapa — disse Cláudia.

Dal Pozzo, sempre bem-humorado, revelou a cobrança dentro de casa.

— Vocês falam que a torcida cobra, mas não sabem o que é cobrança de verdade. Minha esposa já me disse desde o início do campeonato: “Pelo amor de Deus, não volte para casa com mais um vice” (risos). Mas ela me apoia muito, sempre me dá força nos momentos difíceis.

O QUE ESTÁ EM JOGO?

Além da busca pelo título, a final do Catarinense tem outro fator que pesa para a Chapecoense: o regulamento dá ao Avaí a vantagem do empate no saldo de gols. Ou seja, o Verdão precisa abrir uma vantagem no primeiro jogo para não correr riscos na Ressacada.

O Estádio Josué Annoni, em Xanxerê, receberá arquibancadas móveis e terá capacidade ampliada para 5.600 torcedores, cumprindo as exigências para uma final de Campeonato Catarinense. A expectativa é de casa cheia e uma atmosfera intensa para empurrar a Chapecoense na busca pelo título tão aguardado por Dal Pozzo e sua equipe.

Confira também: