Curiosidade! Se houvesse rebaixamento na Série D, como seria? Confira!
O Goianésia seria o único time matematicamente rebaixado em todas as opções
Como é a última divisão nacional, a Série D do Campeonato Brasileiro não tem rebaixamento e os clubes que não conseguem o acesso à Série C tem que brigar novamente
São Paulo, SP, 11 (AFI) – Como é a última divisão nacional, a Série D do Campeonato Brasileiro não tem rebaixamento e os clubes que não conseguem o acesso à Série C tem que brigar novamente em seus respectivos estaduais para voltar à competição. Mas, com o fim da primeira fase, o Futebol Interior traz uma demonstração de como seria o descenso.
Há duas vias para pensarmos em um rebaixamento na competição: tradicional ou proporcional. Como tem 40 times, o dobro de todas as outras divisões do futebol brasileiro, a zona de descenso também poderia seguir a lógica e contemplar oito times, ao invés do tradicional esquema com quatro clubes.
Além disso, se realmente fossem rebaixados os oito clubes com as piores campanhas, poderiam também seguir o critério de um time por grupo, já que também são oito grupos. Parece complexo? Fica tranquilo, o Futebol Interior vai deixar tudo mais fácil para você.

QUATRO REBAIXADOS
No caso de apenas quatro times rebaixados na Série D, seria necessária uma classificação geral para decretar as piores campanhas da competição. No caso: Guarani de Juazeiro-CE, Náutico-RR, Operário-MT e Villa Nova-MG. Mas, caso fosse definido no Conselho Arbitral, uma repescagem com os piores de cada grupo também se mostraria viável.
OITO REBAIXADOS
Neste caso, além dos já citados em cima (Guarani de Juazeiro-CE, Náutico-RR, Operário-MT e Villa Nova-MG), Serrano-BA, Globo-RN, Goianésia-GO e Foz do Iguaçu-PR também se juntariam aos rebaixados pela classificação geral, beneficiando justamente o Grupo A7.
Isso porque, mesmo lanterna, o Inter de Lages não aparece entre as oito piores campanhas da competição, provando que o grupo do Red Bull realmente é dos mais fortes da Série D. Mas o clube lageano não ficaria de fora se o critério fosse outro e quem poderia comemorar é o Serrano.
Isso porque, se cada grupo tivesse um time no descenso, o Internacional estaria entre as oito piores campanhas, livrando o time baiano no Grupo A4, que tem como lanterna o Goianésia. O clube goiano, por sinal, é o único que já estaria matematicamente rebaixado, já que não entra mais em campo, com oito jogos.






































































































































