Curiosidade: Campanha Great traz projeto do carro supersônico Bloodhound ao Brasil
Parceria entre o governo britânico, empresas e universidades, o carro poderá a atingir a marca dos 1.600 km/h
O projeto do carro mais rápido do mundo, idealizado no Reino Unido pelo engenheiro britânico Richard Noble, será apresentado ao público brasileiro durante a semana de 18 a 24 de novembro. Andrew Green, atual detentor do recorde mundial de velocidade.
São Paulo, SP, 18 (AFI) – O projeto do carro mais rápido do mundo, idealizado no Reino Unido pelo engenheiro britânico Richard Noble, será apresentado ao público brasileiro durante a semana de 18 a 24 de novembro. Andrew Green, atual detentor do recorde mundial de velocidade em terra é o único piloto supersônico do mundo, e participará de uma série de eventos que acontecerão na semana do dia 18 a 24 de novembro em São Paulo.

Em seminário promovido pelo UK Trade & Investment (UKTI) em parceria com o jornal Valor Econômico, o piloto vai mostrar ao público do Brasil todas as inovações presentes no desenvolvimento do carro mais rápido do mundo. “Nos próximos anos nós vamos mostrar ao mundo até onde a engenharia britânica consegue chegar.
O Bloodhound é um dos melhores exemplos de quão bem parcerias entre governo, universidades e iniciativa privada funcionam para inspirar cada vez mais o desenvolvimento da inovação”, disse Green. O atual recorde de velocidade em terra pertence à equipe do carro Thrust SSC também liderada por Richard Noble e pilotado por Green, que atingiu a marca de 1.228 km/h em 1997.
O PROJETO
O projeto do Bloodhound foi lançado em 2008 no Museu da Ciência, em Londres, e, além da quebra do recorde, busca inspirar a próxima geração de cientistas e engenheiros trazendo tecnologias seguras que poderão ser utilizadas pela indústria posteriormente. O carro tem tecnologia híbrida, ou seja, a frente é composta por fibra de carbono como em carros de corrida e a parte de trás do veículo é feita de uma estrutura de painéis de metal, como em uma aeronave.
Com quatro metros de comprimento e 450 kg, o foguete propulsor presente no carro é o maior já projetado na Europa. Em sua velocidade máxima, o veículo é capaz de percorrer uma milha (aproximadamente 1.600 km) em apenas 3.6 segundos.
Inovação é sinônimo do desenvolvimento de cada etapa do Bloodhound, que está repleto de estreias. Suas rodas feitas a partir de blocos individuais de alumínio são as mais rápidas da história, um motor de alta performance será utilizado apenas para bombear o combustível e haverá um streaming ao vivo com transmissão de dados e vídeos na internet para a maior audiência já vista.
Além dos aspectos tecnológicos presentes no projeto, mais de 5.500 escolas do Reino Unido estão engajadas no programa educacional desenvolvido pela equipe Bloodhound, que oferece acesso gratuito a recursos do projeto para os estudantes.





































































































































