Cuidado! Brazucas se dão mal quando decidem Libertadores em casa

Campinas, SP, 08 (AFI) – O Cruzeiro segurou o Estudiantes na Argentina e agora decidirá a Copa Libertadores da América diante de sua torcida, no Mineirão, em Belo Horizonte. Vantagem? Nem tanto se considerarmos as últimas decisões de brasileiros contra estrangeiros.

Confira:
Estudiantes-ARG 0 x 0 Cruzeiro – Ai, se não fosse o “pé-torto”…

Desde 1999, quando o Palmeiras venceu o Deportivo Cali-COL nos pênaltis, em São Paulo, um clube brasileiro não conquista o título jogando a segunda partida em casa. Nos últimos dez anos, foram cinco decisões assim.

A primeira aconteceu em 2000. Campeão no ano anterior, o Palmeiras arrancou um empate por 2 a 2 na Bombonera e precisava apenas vencer no Morumbi para ser bicampeão. Um empate sem gols levou a decisão para os pênaltis. Na decisão, o Boca Juniors venceu e acabou com a Era Parmalat.

Um time brasileiro voltou a decidir o torneio em 2002. Sensação do futebol nacional, o São Caetano fez história ao vencer o Olímpia por 1 a 0, no Paraguai. Na segunda partida, abriu 1 a 0 no primeiro tempo, mas sofreu a virada por 2 a 1. Nos pênaltis, os paraguaios venceram e calaram o Pacaembu.

No ano seguinte, foi a vez do Santos de Diego e Robinho sucumbir. Após derrota por 2 a 0 em Buenos Aires, o Peixe tomou 3 a 1 do Boca Juniors de Carlitos Tevez no Morumbi, e viu a chance de se tornar o primeiro tricampeão no Brasil se destruir diante de sua torcida.

Depois, em 2007 e 2008, Grêmio e Fluminense completaram a maldição. Os gremistas perderam as duas partidas para o Boca Juniors, que veio até o Olímpico e fez 2 a 0 nos gaúchos. Depois, o Flu até venceu a LDU por 3 a 1, mas a decisão foi para os pênaltis (a primeira partida terminou 4 a 2 para os equatorianos). Nos pênaltis, Guerrón e companhia acabaram com os carioca.

As exceções!
Últimos brasileiros que conquistaram a Libertadores, São Paulo e Internacional fizeram a festa diante de suas torcidas, mas em finais brasileiras. Em 2005, o Tricolor goleou o Atlético-PR por 4 a 0 no Morumbi e sagrou-se tricampeão, após empate por 1 a 1 no primeiro jogo.

Um ano depois, o Inter segurou o empate por 2 a 2 contra o próprio Sâo Paulo, no Beira-Rio, e, como venceu o primeiro jogo por 2 a 1, levantou o título histórico.

Cruzeiro venceu em casa
O contraponto disto é justamente o Cruzeiro, campeão da Libertadores pela última vez em 1997. Na ocasião, a equipe de Paulo Autuori empatou sem gols contra o Sporting Cristal-PER fora de casa, na primeira partida. No segundo jogo, venceu os peruanos por 1 a 0, gol de Elivélton. O público no Mineirão foi de aproximadamente 120 mil torcedores.