Cúcuta-COL x Santos – Para esquecer o Paulistão!

Santos, SP, 12 (AFI) – Mal no Campeonato Paulista, o Santos pretende se reerguer no primeiro semestre de 2008 com uma boa campanha na Copa Libertadores da América. A caminhada no torneio continental começa na madrugada desta quarta para quinta-feira, à 0h10, contra o Cúcuta Deportivo, da Colômbia, no Estádio General Santander, em Cúcuta, na Colômbia, pela primeira rodada fase de grupos.

A partida será a abertura do Grupo 6. Além de Peixe e La Fúria Montilona, o grupo conta com o Chivas, do México, e San José, da Bolívia. Os outros dois times do grupo estréiam somente na próxima semana, dia 20.

O Santos chega a Libertadores após o vice-campeonato Brasileiro na temporada passada. Já a equipe colombiana teve a melhor classificação geral na soma dos torneios Apertura e Clausura da temporada passada.

Histórico
O Santos foi o primeiro clube brasileiro a conquistar a Libertadores. O time conquistou a competição em 62 e 63, comandado por Pelé e cia. Nos mesmos anos, o Peixe conquistou também o Mundial, batendo Benfica, de Portugal e Milan, da Itália.

O Alvinegro participa pela décima vez da competição, sendo que a última foi no ano passado, quando foi eliminado na semifinal pelo o Grêmio. O time tinha Vanderlei Luxemburgo como técnico e era comandado dentro de campo pelo meia Zé Roberto.

O Cúcuta participa apenas da sua segunda Libertadores. Apesar disso, o clube tem experiência na competição, já que no ano passado foi até a semifinal, perdendo para o Boca Juniors, da Argentina, que posteriormente conquistou o título. Apenas uma mudança
O técnico Emerson Leão realizará apenas uma mudança em relação ao time que perdeu para o São Paulo, por 3 a 2, no último domingo. O comandante irá escalar o volante Marcinho Guerreiro no lugar do ala-direito Denis. Com isso, o também volante Adriano será deslocado para a ala.

Já o ala-esquerda Kléber segue de fora. Ele está se recuperando de uma pancada na virilha. O seu substituto continuará sendo o jovem ala-esquerda Thiago Carleto.

Desta forma, a equipe titular do Santos será a mesma que atuou no segundo tempo frente ao Tricolor. Leão gostou da atuação do time na etapa, na qual o Peixe teve várias chances para sair do confronto vencedor.

Reformulado
O elenco do Cúcuta está totalmente reformulado. Não sobrou quase nada do time que surpreendeu a todos no ano passado. Chegaram apenas jogadores desconhecidos que ainda não conquistaram a confiança da torcida. No Campeonato Colombiano deste ano, a equipe está na penúltima colocação.

Como acabou de chegar ao clube, o técnico Pedro Sarmiento, vem mantendo a base deixada pelo seu antecessor, o técnico Jorge Luis Bernal. Para enfrentar o Santos, ele fará uma mudança no esquema, onde sai o 4-4-2 para a entrada do 4-5-1. Com isso, o volante Nelson Castro ganha vaga no time titular, entrando no lugar do atacante Urbano.

A grande estrela do time é o meia Macnelly Torres, que quase foi contratado pelo próprio Santos. A Libertadores marcará a despedida do jogador da La Furia Montilona, já que ele foi vendido ao Colo Colo, do Chile, por R$ 4 milhões.

Mas o seu maior trunfo é o seu estádio, o Gerenal Santader. Jogando em casa, o Cúcuta ainda não foi derrotado no torneio continental. Foram quatro vitórias e dois empates.

Copa GOL: Cadastre-se e ganhe prêmios!

Ficha Técnica

Cúcuta Deportivo-COL x Santos

Local: Estádio General Santander, em Cúcuta – COL
Data: 14/02/2008 (Quinta-feira)
Horário: 0h10
Árbitro: Victor Rivera – PER

Cúcuta Deportivo-COL
Saldarriaga; Rivas, Portocarrero, Córdoba e Elvis González; Flórez, Chales Castro, Nelson Castro, Torres e Henry; Cabrera.
Técnico: Pedro Sarmiento.

Santos
Fábio Costa, Domingos, Betão e Adaílton; Adriano, Marcinho Guerreiro, Rodrigo Souto, Rodrigo Tabata e Carleto; Tiago Luís e Kléber Pereira.
Técnico: Emerson Leão