CSA x São Paulo - O Pato pateta... pintou o caneco?

Na música de Vinícius de Moraes, o "pato pateta" pintou o caneco, mas e o Pato do Morumbi?

Tal qual a saudosa música de Vinícius Moraes, 'lá vem o Pato', mas será que este pintará o caneco? Um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro, o São Paulo ainda sente falta de uma taça em sua sala de troféus: a da Copa do Brasil.

0002048167000 img

Maceió, AL, 11 (AFI) – Tal qual a saudosa música de Vinícius Moraes, ‘lá vem o Pato’, mas será que este pintará o caneco? Um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro, o São Paulo ainda sente falta de uma taça em sua sala de troféus: a da Copa do Brasil. Para completar a galeria – e consequentemente voltar a disputar a Libertadores -, o Tricolor aposta na estreia do atacante Alexandre Pato para tentar estrear com o pé direito contra o CSA, nesta quarta-feira, às 22 horas, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

Nas duas primeiras fases do torneio, o time visitante elimina o jogo de volta, em caso de uma vitória por dois ou mais gols. E esta é uma das metas tricolores, que poderia reservar a semana do dia 9 de abril, quando aconteceria a volta, para focar nos treinos do mata-mata do Paulistão.

Uma derrota por dois ou mais gols seria duplamente ruim para o CSA. Afinal, além de perder a chance de lutar por uma vaga no Morumbi, o time alagoano ainda teria de repassar 60% da renda para o Sampa, conforme prevê o regulamento. E a expectativa é de casa cheia, dada a histeria que foi a recepção ao time paulista, sobretudo a Alexandre Pato.

Histórico
O Corinthians já conquistou a Copa do Brasil por três vezes. O Palmeiras tem duas taças, enquanto o Santos tem uma. Até mesmo Paulista e Santo André já foram campeões. Mesmo assim, o São Paulo nunca conquistou a competição. A melhor participação foi em 2000, quando caiu na final contra o Cruzeiro. Em sua última participação, em 2012, caiu nas semifinais contra o Coritiba.

Por outro lado, o Azulão do Mutange entra como grande azarão se for avaliado o histórico. A melhor participação do clube foi em 1992, quando fora eliminado pelo Sport, na quartas-de-final. Em 2013, o time foi eliminado pelo Cruzeiro, aos ser derrotado no Rei Pelé, por 3 a 0, sem direito à volta.

0002048167000 imgCSA deu trabalho ao Sport

Boa fase
Apesar do abismo entre os dois clubes, o Azulão do Mutange vive sua melhor fase nos últimos anos. Na Copa do Nordeste, acabou como líder em um grupo que tinha Santa Cruz e Bahia. Caiu nas quartas, após dois embates duros contra o Sport – derrota por 2 a 0 e vitória por 1 a 0.

No Alagoano, o time comandado pelo técnico Oliveira Canindé também vem de um grande resultado. Na rodada passada, atropelou o CSE, por 7 a 1. Nos dois primeiros jogos, o time havia empatado no clássico com o CRB, por 1 a 1, e perdido para o ASA, por 3 a 2, em Arapiraca.

Oliveira Canindé aposta em um elenco com poucos jogadores conhecidos, mas que já passaram pelo interior paulista. O principal destaque do Azulão é o atacante Diego Clementino, ex-Grêmio. O zagueiro Tiago Garça (ex-ABC) e o meia Daniel Costa (ex-Ponte Preta) também estão entre os destaques.

Para o jogo, o treinador azulino poderá contar com dois reforços de última hora. O goleiro Pantera e o volante Lucas eram dúvida, mas vão para o jogo. Por outro lado, o atacante Josimar disse ainda estar lesionado, mas foi relacionado. Se não jogar, Uederson vai para o jogo.

0002048167002 imgPato, enfim, fará sua estreia

Enfim, a estreia
Alexandre Pato finalmente fará sua estreia no Tricolor. Ele não pode defender o São Paulo no Campeonato Paulista porque disputou mais de três partidas pelo Corinthians na competição, mas a situação na Copa do Brasil é diferente. Assim, o duelo com o CSA será o seu primeiro jogo pelo clube.

Se Pato vai estrear, o São Paulo não terá dois volantes. Souza sofreu um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito na vitória sobre o Corinthians, por 3 a 2, e está sob os cuidados dos fisioterapeutas do Reffis, com previsão de ficar três semanas afastado do time.

Já Denilson está recuperado de uma contratura no músculo posterior da coxa esquerda, mas aprimora a condição física com os preparadores do São Paulo. Assim, a comissão técnica optou por não levá-lo pra Maceió.

Com isso, Wellington deve ser o escolhido para formar o meio-de-campo do São Paulo com Maicon e Paulo Henrique Ganso. João Schmidt também pode ser aproveitado, assim como Rodrigo Caio, que precisaria ser deslocado para o setor.