CSA: Mirian Monte critica “bicho” no futebol brasileiro após renúncia

Ex-presidente do CSA deixa cargo e dispara contra premiações por vitória no futebol.

Mirian Monte deixa presidência do CSA e aponta cultura do bicho como prejudicial ao clube.

Mirian Monte. Foto: Reprodução/Instagram/@mirianmonte
Mirian Monte. Foto: Reprodução/Instagram/@mirianmonte

Maceió, AL, 3 (AFI) – A presidente do CSA, Mirian Monte, anunciou sua renúncia nesta terça-feira e, em coletiva, criticou duramente a prática do bicho no futebol brasileiro. O anúncio ocorreu após o rebaixamento do clube para a Série D.

Na entrevista, Mirian destacou que a cultura de premiação por vitória prejudica tanto os clubes quanto o esporte. Ela apontou a pressão interna causada por comparações com valores pagos em outros times e enfatizou que a prática gera cobranças constantes sobre a diretoria.

CSA E SÉRIE D EM FOCO

Segundo Mirian Monte, “bicho é horrível, é uma cultura nefasta para o futebol. A gente não vai sonhar em ter um futebol como ouviu falar que era, do jogador realmente ali pela camisa, enquanto houver pessoas que correm pelo bicho. Isso é um mal para o futebol brasileiro, é uma cultura que precisaria ser mudada, mas é muito difícil você mudar uma cultura”.

A dirigente afirmou que o departamento de futebol do CSA analisou a prática e notou que há sempre comparações com outros clubes, citando: “Ah, o time tal pagou R$ 500 mil de bicho. Aí começa a pressão: ‘E a diretoria aqui?’”.

FUTEBOL BRASILEIRO E BICHO

Mirian também declarou: “Enquanto atletas não correrem pela sua profissão, pela sua família, por sua dignidade, por honra, pelo propósito, a gente vai ter oscilações e a coisa vai saindo de uma ambição positiva, pelo sucesso, para a ganância. E a ganância não leva ninguém a lugar nenhum”.

Após a coletiva, Mirian Monte revelou que deixa mais de R$ 840 mil nas contas do CSA.