Cruzeiro-RS inaugura um novo modo de fazer e jogar futebol
Clube vai lançar game de gestão compartilhada, da escalação ao preço dos ingressos
Clube vai lançar game de gestão compartilhada, da escalação ao preço dos ingressos
Porto Alegre, RS, 09 (AFI) – O Esporte Clube Cruzeiro está se reinventando. Com 105 anos de história, o clube gaúcho está prestes a revolucionar a forma de fazer, administrar e jogar futebol. Primeiro, o clube vai se capitalizar por meio de criptomoeda em uma plataforma blockchain. Depois, vai lançar um game que vai permitir aos investidores e apoiadores comandarem o time, tomando decisões nos âmbitos administrativo e esportivo – dos investimentos à escalação.
O Cruzeiro Open Source (CROS) (www.cruzeirothegame.com) é um software que permite a interação e o acompanhamento da rotina do clube pelos seus assinantes. Funcionará como um game, no qual os participantes decidirão a vida real do time: escalação, contratações, acordos comerciais, preço dos ingressos e até design dos uniformes. Os treinadores vão interagir e trocar ideias com os assinantes dentro do próprio software, atuando como gerentes executivos das decisões compartilhadas.
A alta gestão do clube permanecerá com a direção eleita. Conduzido há décadas no amor, o Cruzeiro não tem um dono; vive para a comunidade e para seus associados, e a direção atual vê no CROS um caminho para continuar este projeto centenário. A administração assumiu o compromisso de manter o CROS operante bem sucedido.
“A intenção é criar uma relação próxima com sua comunidade, em Cachoeirinha, ao mesmo tempo reunindo interessados do mundo inteiro que desejem participar da indústria esportiva e ajudar a capacitar profissionais”, observa Paulo Antonio Doering, presidente do conselho do Cruzeiro.
O primeiro passo neste caminho inédito de virtualização completa do Cruzeiro é o financiamento, e o investimento será captado via blockchain. O ICO (initial coin offer) do clube está previsto para o segundo semestre deste ano. Trata-se da emissão de uma moeda virtual (token) para se financiar no mercado de criptomoedas. A operação será viabilizada pela Iconic (www.joiniconic.com) Fundada por três gaúchos em Porto Alegre, a Iconic é um ambiente para o financiamento de negócios e projetos por meio da oferta de ativos usando a tecnologia blockchain.





































































































































