Cruzeiro põe a mão na taça e Corinthians tenta se manter em terceiro lugar

Se vencer o Goiás, domingo, no MIneirão, o Cruzeiro será campeão antecipado independente de resultados dos outros concorrentes

O Cruzeiro ganhou o Brasileirão 2014 sem deixar nenhuma dúvida sobre sua superioridade em relação aos outros dezenove participantes.

0002050044582 img

Na quarta-feira à noite, com gol contra do adversário, o Corinthians venceu o Goiás, por 1 a 0. Na noite de quinta, em PA, o Cruzeiro virou em cima do Grêmio por 2 a 1 e colocou a mão na taça. Se já apostávamos no bi cruzeirense meses atrás, agora então não temos nenhuma dúvida. O Cruzeiro ganhou o Brasileirão 2014 sem deixar nenhuma dúvida sobre sua superioridade em relação aos outros dezenove participantes.

A vitória sobre o Grêmio foi uma prova de sua competência. Levou um gol no primeiro tempo e, no segundo, com um futebol de excelente nível, foi buscar a virada e conseguiu. Agora tem 73 pontos ganhos contra 66 do São Paulo, que é o vice. São sete pontos de diferença (se ganhar domingo confirma o título).

Cruzeiro mostrou força de campeão ao virar em cima do grêmio em plena Arena, em Porto Alegre

Cruzeiro mostrou força de campeão ao virar em cima do grêmio em plena Arena, em Porto Alegre

O Tricolor ainda teria chances matemáticas de superar o time estrelado mineiro, mas neste momento, não vemos nenhuma possibilidade de que isso possa acontecer. Já o Corinthians, mesmo com gol contra, o que demonstra sua incompetência ofensiva, somou mais três pontos e agora é o terceiro colocado, isolado, na tabela de classificação do campeonato.

Numa só rodada deixou todos os seus correntes para trás (Atlético Mineiro, Internacional e Grêmio) e ainda se aproximou do São Paulo (agora a diferença é de apenas três pontos entre um e outro). Estes jogos fecharam a trigésima quinta rodada do Brasileirão. Faltam apenas três ou nove pontos em jogo.

O Cruzeiro terá pela frente ainda Goiás, em casa, Chapecoense, fora e Fluminense, em casa. O São Paulo terá Santos, fora, Figueirense, em casa e Sport, fora. O Corinthians, vai enfrentar o Grêmio, em casa, o Fluminense, fora e o Criciúma, em casa (trajeto mais fácil do que o do São Paulo). O Atlético Mineiro ainda enfrenta o Inter, fora, o Coritiba, em casa e o Botafogo, fora. O Inter pega o Atlético Mineiro, em casa, o Palmeiras, em casa e o Figueirense, fora. E o Grêmio vai enfrentar o Corinthians, fora, o Bahia, fora e o Flamengo, em casa.

O G4 tem o Cruzeiro com 73 pontos, o São Paulo com 66, o Corinthians com 63 e o Atlético Mineiro com 61. Inter e Grêmio estão na cola com 60 pontos. Na parte de baixo da tabela, Coritiba com 38, Bahia com 34. Botafogo com 33 e Criciúma com 30 são os quatro últimos. O Vitoria está com o mesmo número de pontos do Coritiba (38). Chapecoense e Palmeiras tem 39. Qualquer desses clubes tem possibilidade de cair ou de se salvar. Só o Criciúma não se salva mais.

C * U * R * T * A * S
* JOGOS dos seis clubes ameaçados pelo rebaixamento. Palmeiras enfrenta o Coritiba, fora, o Inter, fora e o Atlético Paranaense, em casa. A Chapecoense encara o Botafogo, em casa, o Cruzeiro, em casa e o Goiás, fora. O Vitória enfrenta o Figueirense, fora, o Flamengo, fora e o Santos, em casa. O Coritiba pega o Palmeiras, em casa, o Inter, fora e o Bahia, em casa. É puro desespero.
* O BAHIA enfrenta o Atlético Paranaense, em casa, o Grêmio, em casa e o Coritiba, fora. E o Botafogo pega a Chapecoense, fora, o Santos, fora e o Atlético Mineiro em casa. Em tese, eu diria que Criciúma, Botafogo e Bahia estão praticamente rebaixados. A vaga que falta deverá ser preenchida por Coritiba, Vitória, Chapecoense ou Palmeiras. Lembro que o Verdão fará dois jogos fora.
Corinthians comemora gol contra do Goiás

Corinthians comemora gol contra do Goiás

* O FUTEBOL exibido pelo Corinthians diante do Goiás foi bem modesto. Prevaleceu, como sempre, o sistema defensivo onde Gil foi o grande destaque. Do meio campo para frente, no entanto, o time de Mano Menezes foi decepcionante. Falta pegada, esquema tático, qualidade técnica. Independente disso, como terá dois jogos em casa e só um fora, tem muita chance de chegar a Libertadores.

* SANTOS arrancou um empate em Curitiba diante do Atlético Paranaense. Em tese, um bom resultado. Mas resultado que não leva à nada, porque, tanto o Atlético como o Santos, não tem mais nenhum objetivo neste campeonato. Apenas o de cumprir seus últimos jogos na tabela. O resultado, pelo que se viu durante o jogo até que foi merecido. O futebol dos dois times foi bem igual.
* GOL SANTISTA foi marcado por Robinho. Ele recebeu sozinho lá na frente, foi rápido no domínio e, antes que o zagueiro adversário chegasse, finalizou com precisão e fez 1 a 0 para o Peixe. O Atlético à partir daí dedicou-se a busca do empate. Um empate que foi conquistado em jogada aérea através do zagueiro Kleberson. Depois disso, pouco aconteceu. Houve acomodação dos clubes.
* PARA O técnico Enderson Moreira esse empate até que foi bom. Ele já vinha sendo fortemente pressionado porque o Santos tem feito exibições pouco eficientes nos últimos jogos do campeonato. O empate diante do Atlético dá um pouco mais de tranquilidade ao treinador, mas, ainda assim, é bem provável que ele seja dispensado em dezembro com a chegada de uma nova diretoria.
* DIZEM que o São Paulo está interessado em Edu Dracena. Trata-se de um bom zagueiro. Mas tenho dúvidas se o São Paulo precisa de mais um. Acho até que não precisa, já que Breno vem em fevereiro. E já que falamos em zagueiros, Lugano tinha muito interesse em jogar no São Paulo. A diretoria disse não. Fez bem. Lugano foi um bom zagueiro mas não tem mais condições de jogo.
* QUEM VIVENCIOU, jamais se esquecerá. Foi bonito o espetáculo da chegada da torcida e entrara no novo estádio palmeirense. Um momento histórico na vida do clube. Desta vez, apesar do grande número de torcedores, não houve problemas sérios. Até a Policia, que as vezes tumultua, comportou-se bem. É um momento inesquecível para o torcedor e para o clube. Merece ser comemorado.
Arena Palmeiras tem uma estrutura de primeiro mundo, mas o time é mesmo de segunda divisão - Foto: Rodrigo Villalba - AFI

Arena Palmeiras tem uma estrutura de primeiro mundo, mas o time é mesmo de segunda divisão

* MAS SE a festa do torcedor verde foi justificada pela inauguração de seu novo estádio, dentro de campo o que se viu foi para fazer chorar. Chorar de raiva, porque esse time do Palmeiras é muito ruim. Conseguiu perder por 2 a 0 do Sport Recife, que não ganha de ninguém fora de casa. Primeiro jogo na Arena, primeira derrota. Uma decepção. 35.909 pagaram. 4 milhões e 400 mil a renda.

* O PALMEIRAS jogou mal nos dois tempos do jogo. No primeiro já foi ridículo. No segundo então, nem se fala. Foi medíocre. Tão medíocre que o Sport se motivou e foi buscar a vitória. Primeiro gol gol de Ananias (acreditem!!!) aos 31 minutos da segunda fase. O segundo aos 44, através de Patric. Resultado final, Sport 2 a 0. Merecido. Foi o time mais objetivo e que menos errou em campo.
Palmeiras foi dominado pelo Sport na inauguração da Arena na quarta-feira - Foto: Rodrigo Villalba - AFI

Palmeiras foi dominado pelo Sport na inauguração da Arena na quarta-feira

* NO TIME verde muita gente decepcionou. Em particular, Mazinho, Mouche e Diogo. Esses dois nem merecem mais ficar no elenco. Não tem qualidade para tanto. Lá atrás, no entanto, o garoto Nathan até que foi bem. No time do Sport Recife, Wendel deitou e rolou. Foi o melhor do time e o melhor em campo. Com essa derrota o Palmeiras ficou ainda mais ameaçado pelo rebaixamento.

* UM DOS destaques da próxima rodada do Brasileirão será o clássico San-São. Um clássico que foi levado para o Mato Grosso por motivos financeiros, já que o Peixe vendeu o mando da partida para uma empresa de eventos esportivos que lhe pagará um milhões de reais, limpinhos pela cessão dos direitos do jogo. Será, portanto, jogo em campo neutro. Muito bom para o São Paulo.
* DIGO ISSO porque o elenco tricolor é tecnicamente melhor e em campo neutro as coisas certamente ficarão mais fáceis para ele. Único problema será o cansaço. O São Paulo viajou para a Colômbia, cumpriu seu jogo pela Sulamericana e volta a São Paulo bastante desgastado. Ainda precisará viajar para o Mato Grosso para então entrar em campo para enfrentar o Santos.
* INDEPENDENTE disso, no entanto, aposto na vitória tricolor. Esse jogo será no domingo e vale pela trigésima sexta rodada do Brasileiro. Rodada que terá neste sábado Internacional x América MG e Bahia x Atlético Paranaense. Em tese, favoritismo para o Inter, que joga em casa e para o Furacão curitibano, que atravessa bom momento diante de um Bahia já conformado com a degola.
* NO DOMINGO a rodada tem sequência com Flamengo x Criciúma, Sport x Fluminense, Cruzeiro x Goiás, Figueirense x Vitória, Corinthians x Grêmio, Coritiba x Palmeiras e Chapecoense x Botafogo. Nestas partidas, diria que Mengão, Cruzeiro, Figueirense e Chapecoense estão mais perto da vitória. Os demais vão suar para atingir seus objetivos. Em especial, Timão e Tricolor gaúcho.
* O CAMPEONATO Brasileiro da série B está muito perto do fim. Faltam apenas duas rodadas para definir tudo. Vamos saber quem sobe e quem fica e ainda quem será o campeão. No caso do título, só Joinville e Ponte Preta tem chance de chegar lá. Acredito mais no potencial da Macaca, mesmo com o empate que ela teve no meio de semana, em casa, o que nenhum pontepretano esperava.
Empate no final do América-RN, em pênalti contestável, tirou a Ponte da briga pelo título - Foto: Rodrigo Villalba - AFI

Empate no final do América-RN, em pênalti contestável, tirou a Ponte da briga pelo título

* DIRIAMOS que, de importante, os resultados que mais marcaram foram o empate da Ponte em casa, a derrota do Bragantino fora, a vitória do Vasco em casa e a derrota do Joinville, atual líder, fora de casa. Ao Vasco falta apenas um ponto para voltar a série A. O Braga precisa vencer nos próximos jogos para não ser ameaçado pelo rebaixamento. Está a apenas dois pontos da degola.

* NO MOMENTO, o G4 da Série B conta com Joinville, que tem 69 pontos ganhos, Ponte Preta, que tem 68, Vasco da Gama, 62 e Boa Esporte com 56. Ainda sonham com o acesso o Atlético Goianiense que tem 56 pontos, o Avaí que também tem essa pontuação e o América-MG, que tem 55. Qualquer desses times ainda pode chegar à serie A nos dois jogos que faltam para o final.
* ENTRE OS quatro últimos colocados do campeonato estão América RN, com 40 pontos, Icasa, com 39, Vila Nova com 29 e Portuguesa de Desportos com 25. A Lusa e o Vila já caíram, Os outros ainda têm chance de se salvar. O Bragantino tem 42 pontos, dois a mais que o América RN que está entre os quatro últimos. Um descuido e o time de Bragança Paulista será rebaixado.
* JOGOS DESTE final de semana pela Série B. Sexta feira, América RN x Náutico, Bragantino x Paraná e Vila Nova x ABC. Sábado, Ponte Preta x América MG, Vasco da Gama x Icasa, Joinville x Luverdense, Boa Esporte x Oeste, Santa Cruz x Avaí, Sampaio Correia x Atlético Goianiense e Ceará x Portuguesa de Desportos. Depois desta, vão faltar apenas duas rodadas para o final.
* SELEÇÃO Brasileira ganhou mais uma. Desta feita foi da Áustria, em Viena, por 2 a 1. O jogo foi igual e talvez o resultado mais justo fosse o empate, já que o time austríaco jogou tanto quanto o do Brasil. Mas o desconhecido Firmino acertou um arremate forte de fora da área e decidiu o jogo para o time de Dunga. Foi a sexta vitória seguida da Seleção nesta segunda fase de Dunga.
* O JOGO em si não foi nenhuma beleza. Os dois times privilegiaram o setor defensivo e não foram muitos os arremates contra o gol adversário. No primeiro tempo, houve momentos até em que a Áustria jogou melhor e teve domínio do meio campo. Tudo porque Luiz Adriano esteve escondido e Neymar bem longe de suas melhores exibições. Por isso a defesa austríaca teve pouco trabalho.
Neymar abraça Roberto Firmino depois de belo gol contra a Áustria

Neymar abraça Roberto Firmino depois de belo gol contra a Áustria

* COMO também a zaga brasileira jogou de forma eficiente, o zero a zero com que o primeiro tempo terminou retratou fielmente o que foi a partida. No segundo tempo, no entanto, as coisas melhoraram. Os dois times procuraram mais o ataque e numa cobrança de escanteio feita por Oscar, David Luiz, de cabeça, abriu o placar. Imaginou-se que o Brasil poderia partir para golear.

* NÃO FOI o que aconteceu. O time brasileiro pareceu satisfeito com o resultado e tentou segura-lo. Errou, porque a Áustria foi para cima e aos 29 minutos, em pênalti feito por Oscar, Alexander Dragovic igualou o placar. Os austríacos ficaram animados e partiram para cima do Brasil sonhando com a vitória. Mas o desconhecido Firmino, pegou bom chute na entrada da área e desempatou.
* COM OS dois a um, a Áustria ainda tentou buscar o empate mas faltou pernas. Ainda assim o árbitro prolongou a partida por mais seis minutos (ele gostou do jogo) e mesmo assim a vitória brasileira prevaleceu. Destaques no Brasil foram David Luiz, Luis Gustavo e os laterais Danilo e Felipe Luiz que marcaram e apoiaram com desenvoltura. Os demais foram apenas regulares.
* A SE DESTACAR o desempenho apagado de Neymar, Ele não fez nenhuma grande jogada e nem marcou gols, o que é novidade nesta nova era Dunga, quando o atacante do Barcelona fez pelo menos um gol por jogo. Outra curiosidade é que o Brasil tomou seu primeiro gol em seis jogos e de pênalti. Curiosamente Miranda não estava em campo pois Thiago Luiz entrou em seu lugar.
Neymar sempre bem vigiado pelos austríacos. Brasil não jogou bem, mas fechou

Neymar sempre bem vigiado pelos austríacos. Brasil não jogou bem, mas fechou “Temporada Dunga” com seis vitórias

* DETALHE que merece ser citado. Ao deixar o campo no finalzinho do jogo, Neymar foi mais vaiado do que aplaudido. Ainda assim, demorou para deixar o gramado e fez questão de entregar a faixa de capitão para Thiago Silva que, durante a semana, reclamou de ter perdido sua condição de titular e de capitão da Seleção. Não sei como Dunga vai encarar esse gesto do artilheiro do Brasil.

* APROVEITO, mais uma vez, para falar do meia Oscar. Não gosto dele como titular da Seleção. Há quem o julgue um craque. Não é meu caso. Quem vê Ganso jogar no São Paulo chega à fácil conclusão que Dunga está demorando para chama-lo. Ganso é muito melhor do que Oscar. Mas, à principio, o treinador pretende manter o meia do Chelsea no grupo e ainda como titular.
* ENTRE os jogadores que a torcida brasileira pouco conhece, Firmino mostrou sua cara. Seu gol foi belíssimo. Pode ter sido por acaso, mas ele ganhou pontos com Dunga. A verdade é que o Brasil ainda não tem um grande centro avante,pois no futebol brasileiro o melhor é o peruano Guerrero, do Corinthians. Dunga vai sofrer para achar um camisa nove que agrade a ele e aos torcedores.
* COM MAIS essa vitória em amistoso, Dunga soma agora seis vitórias e nenhuma derrota. Seu time só tomou um gol, o que demonstra que o esquema tático é bom e os jogadores escolhidos para jogar no setor defensivo são competentes. Alias, a dupla Miranda e David Luiz tem justificado sua escalação. Falta um grande meia armador e um centro avante em quem se possa mesmo confiar.

* O BARCELONA é o clube de futebol que mais tem adeptos na internet. Numa pesquisa feita recentemente nada menos do que 117 milhões de torcedores visitaram o site do clube. O Real ficou em segundo lugar com 108 milhões. No Brasil, o Corinthians está na frente mas com apenas 13 milhões, o que demonstra que no mundo virtual o futebol brasileiro está bem distante do europeu,

* CURIOSO é que o ex-presidente Andres Sanchez disse antes de deixar o cargo que seu clube seria em menos de três anos “o maior clube do mundo”. Mentiu, mais uma vez. Ou blefou. Na verdade o Corinthians hoje não é nem o maior clube de futebol do Brasil. Só é um dos maiores, em dívidas que já ultrapassam 380 milhões de reais. Fora a que foi renegociada com a Receita Federal.
* SÃO PAULO pode quebrar seu próprio recorde de público num só campeonato. Sua média de público atual é de 28.278 pagantes. Se em seus últimos jogos no Morumbi levar essa média ou até um pouco mais, superará seus recordes anteriores que aconteceram quando seu time foi tricampeão brasileiro. Diretoria fez um apelo para que a torcida tricolor lote o Morumbi nos jogos que faltam.
* TEM MUITA gente que enaltece o goleiro alemão Neuer, que foi campeão do mundo no Brasil, pela sua facilidade em sair jogando mesmo dentro de sua grande área. Como se isso já não acontecesse com outros goleiros em todo o mundo. Tudo errado. Rogério Ceni sempre jogou muito bem com os pés. Tanto que sempre foi usado por Muricy como libero. Nisso ele é um talento.
* POR FALAR no Rogério, há muita pressão para que ele volte atrás na sua idéia de encerrar sua carreira em dezembro desse ano. Muricy já insinuou que gostaria de contar com ele na Libertadores 2015. A diretoria apoia o técnico e os jogadores também. Mas o chamado Mito, até agora pelo menos, não desistiu da ideia. À princípio, vai mesmo parar em dezembro. Será que ele confirma?
* THIAGO Silva disse estar magoado porque lhe tiraram a posição e a tarja de capitão da Seleção Brasileira. Mexeu com Dunga, que odeia atletas que cobram posição através da imprensa. Dunga não deixou barato. Deu uma entrevista e declarou que “não há donos de nada na Seleção. Aqui quem manda sou eu”. Ou seja: Thiago pode falar à vontade, mas não ganhará a posição no grito.
* ACHO ATÉ que esse jogador que é muito bom de bola, queimou-se com o treinador. É muito provável que Dunga não o convoque mais. E se o treinador realmente deixá-lo de lado, não fará nenhuma injustiça, porque Thiago é um ótimo como jogador, mas não tem equilíbrio emocional para jogar ou para ser capitão da Seleção Brasileira. Além disso, Miranda merece ser o titular da zaga.
* VOCES viram o que fez o presidente Ilidio Lico, da Portuguesa? Ele pediu um adiantamento de dinheiro à CBF no valor de 1 milhão 350 mil reais e depositou tudo em sua conta. Típico crime de apropriação indébita que merecia processo e até cadeia. Não sei o que passou pela cabeça de Ilidio. Como já disse, tinha uma boa imagem dele. Mas depois dessa, não da mais para acreditar nele.
* QUEM deveria tomar uma posição é o Conselho Deliberativo do clube. Deveriam marcar já uma Assembleia Extraordinária e convocar Ilidio para uma conversa. Em seguida, pedir a devolução do dinheiro e iniciar uma ação de renúncia imediata de Lico. Não sei se os conselheiros, colocados ali pelo próprio presidente, vão ter coragem de expulsá-lo do clube. Mas é a melhor solução.
* VOU VOLTAR a falar em Marcos Falopa, um conhecedor profundo do futebol, que gira o mundo fazendo ótimos trabalhos e dando cursos oficializados pela Fifa e nunca teve uma real oportunidade de mostrar seu trabalho no Brasil. Hoje, por exemplo, ele está em Barbados, onde treina a seleção local. É muito elogiado pela imprensa de lá. Mas aqui, no seu País, Falopa nunca tem espaço.
* SUGIRO que os dirigentes de clubes brasileiros acompanhem mais de perto o trabalho do Falopa. Digo até os atuais dirigentes da CBF. Ele bem poderia dirigir um clube local ou fazer um trabalho na base do futebol brasileiro lidando com uma das seleções que vivem fazendo amistosos e disputando torneios oficiais por aí. Acho que Falopa teria sucesso. Ele só depende de uma boa oportunidade.
* PELA COPA Sulamericana o São Paulo perdeu para o Atlético Nacional, em Medellin, Colômbia, por 1 a 0. Um resultado que poderá ser revertido sem problemas dentro do Morumbi, isso, é lógico, se os jogadores do São Paulo não conseguirem mais correr devido a maratona de jogos e viagens que estão fazendo. Nas últimas semanas o Tricolor paulistano viajou nada menos do que 25 mil kms.
São Paulo não jogou bem, mas derrota por 1 a 0 dá esperança de garantir a vaga em casa na volta da semifinal

São Paulo não jogou bem, mas derrota por 1 a 0 dá esperança de garantir a vaga em casa na volta da semifinal

* DURANTE o jogo em Medellin, até que o futebol do São Paulo não foi tão ruim. Ao contrário. Poderia até ter empatado. Mas uma falha feia de Rogério Ceni colocou tudo a perder. Ele saiu mal do gol num ataque inimigo e foi encoberto pelo atacante Luiz Carlos Ruiz. Para compensar, Ceni fez pelo menos quatro defesas muito difíceis durante o restante do jogo. Não merece ser criticado.

* QUEM decepcionou mesmo foi Kaká. Aliás, não é a primeira vez. Jogador frouxo. Ele até corre, tenta jogar bem. Mas erra passes demais e, quando arremata, é um fracasso. Seu chute não tem potência. Sei que a diretoria, o treinador., os jogadores, o torcedor, todos tem um carinho especial por ele. Mas, sinceramente, eu não escalaria Kaká como titular do São Paulo. Ele só atrapalha.
* EM COMPENSAÇÃO Luis Fabiano voltou a jogar bem. Assim também foi com Edson Silva, Souza, Ganso, Michel Bastos, Toloi e Alan Kardec (que saiu machucado). O nível técnico do Atlético é limitado. É um time apenas regular. Por isso acredito numa boa vitória do São Paulo no jogo de volta. Isso só deixará de ocorrer, como já disse, se o cansaço se sobrepor a técnica do time.
* LEMBRAMOS que quem vencer essa semifinal vai enfrentar Boca Juniores ou River Plate, da Argentina (empataram o primeiro jogo ontem no estádio do Boca). Dois grandes clubes. Se o São Paulo chegar lá fará uma final empolgante contra um adversário do mesmo nível. Em especial, se o classificado do lado de lá for o Boca, que é um time mais copeiro. Seria uma final eletrizante.