Cruzeiro dispara e São Paulo garante a vice-liderança

Raposa voltou a vencer depois de três derrotas seguidas, o que dá um efeito psicológico. E São Paulo parece perto de confirmar a vice-liderança

Cruzeiro chegou aos 59 pontos e ficou a sete do São Paulo, que é o vice-líder isolado. Essa posição o Tricolor paulistano garantiu com a vitória sobre o Bahia, sábado à noite.

0002050037163 img

Depois de três jogos sem vencer, o Cruzeiro, de Belo Horizonte, voltou a faturar três pontos domingo à noite, em Salvador, contra o frágil mas aplicado Vitória. Com isso, chegou aos 59 pontos e ficou a sete do São Paulo, que é o vice-líder isolado. Essa posição o Tricolor paulistano garantiu com a vitória sobre o Bahia, sabado à noite, no Morumbi.

Cruzeiro marcou bem o Vitória e voltou a vencer após três derrotas seguidas.

Cruzeiro marcou bem o Vitória e voltou a vencer após três derrotas seguidas.

Já o Internacional, de Porto Alegre, que antes da rodada era o segundo colocado, caiu para o terceiro lugar depois de perder para o Corinthians, em Porto Alegre, por 2 a 1. O quarto lugar ficou com o Atlético Mineiro, que venceu a Chapecoense, no sábado, em Belo Horizonte. O Corinthians, com a vitória no sul chegou aos 49 pontos, apenas um abaixo do Galo Mineiro.

No clássico paulista, também disputado domingo, o Santos jogou no contra-ataque e bateu no Palmeiras por 3 a 1. Na Z4, Botafogo, Bahia, Criciúma e Coritiba surgem como os clubes mais ameaçados pelo descenso.

Agora faltam apenas nove rodadas para o final do campeonato. Nada menos de vinte e sete pontos estarão em jogo, o que ainda pode mexer com o chamado G4 e também com os quatro clubes que no momento ocupam as últimas colocações. Quanto ao título da temporada, com a vitória cruzeirense em Salvador, o campeão está praticamente definido.

Só um milagre levará São Paulo, Inter, Atlético Mineiro ou Corinthians a superar o time azul de Minas. Ele pode até oscilar em um ou outro jogo, mas com a vantagem que tem neste momento, é quase impossível que o título deixe de ficar em suas mãos.

Quanto a Libertadores, além do Cruzeiro, aposto no São Paulo e no Internacional. Não boto fé no Atlético de Minas e muito menos no Corinthians. Digo tudo isso com base na analise que fiz das possibilidades de cada um no Brasileirão 2014. Lógico que posso errar, mas à principio, acredito piamente em minhas previsões. Me cobrem depois.

C * U * R * T * A * S
* O CORINTHIANS conseguiu a reabilitação que queria. Em Porto Alegre, contra o Inter, na reestreia de Nilmar, o time dirigido por Mano Menezes fez 2 a 1 e faturou tres pontos importantes na sua briga para ainda conseguir uma vaga na Libertadores 2015. A vitória corintiana aconteceu como de outras vezes. Time todo atrás, jogando por uma bola lá na frente. Só que desta vez deu certo.
* O PRIMEIRO gol alvinegro foi de Guerrero (para variar). Ele acertou um chute violento de dentro da grande area do Inter que o goleiro local não conseguiu defender. Com 1 a 0 a favor, o Timão fechou-se ainda mais e dificultou as coisas para o Inter que procurou com insistencia o gol de empate. Alias, no primeiro e no segundo tempo, a posse de bola foi sempre do Internacional.
Guerrero continua marcando gols para o Corinthians

Guerrero continua marcando gols para o Corinthians

* SÓ QUE desta vez a estrela da sorte esteve ao lado dos corintianos. Na prorrogação do primeiro tempo, Gil marcou o segundo gol alvinegro e deixou seus companheiros ainda mais tranquilos para defender o resultado na segunda etapa. Como se previa, o Inter foi prá cima com tudo e conseguiu seu único gol, em falha de Cássio e Gil, que Nilmar aproveitou com muito oportunismo.

* OS MINUTOS finais foram de muita cera por parte dos corintianos e muito nervosismo por parte dos colorados. Um nervosismo, por sinal, que teve inicio já no primeiro tempo, quando os jogadores da casa perceberam que o Corinthians jogava pelo empate ou por uma vitória mínima. As faltas se sucediam, os jogadores se enervavam, e os desentendimentos dentro de campo aumentavam.
*O GOLEIRO Cássio teve um choque de cabeça com Wellington e ficou mais de dez minutos para se recuperar. Torcedores do Inter vaiaram muito e jogadores do time de Abel Braga pressionaram o árbitro durante toda a paralisação. Não adiantou. Cássio ficou no chão e conseguiu ganhar os minutos que pretendia. No segundo tempo tentou a mesma coisa e acabou levando cartão amarelo.
* OUTRO que também recebeu amarelo foi Guerrero. Ele e Cássio não participam do próximo jogo do Corinthians. No time de Mano, destaque para Cássio, com boas defesas; Gil, que mandou no meio da zaga e só errou no gol adversário e Renato Augusto, que correu muito nos dois tempos de jogo. Jadson, que voltou nessa partida, jogou pouco, mas fez o lançamento do gol marcado por Gil.
* O INTER tocou muito a bola mas não teve poder de penetração. Quase sempre seus jogadores perderam a bola nas tentativas para entrar na grande área do Corinthians. Foram pouco objetivos. Com a vitória, Mano Menezes fica um pouco mais tranquilo, mas a crise não acaba. A Gaviões da Fiel já pediu a cabeça do treinador e não vai descansar enquanto a demissão do técnico não se consumar.

* PRESIDENTE Mário Gobbi insiste em manter Mano no cargo e, por enquanto, suporta a pressão contra o técnico. No Inter a derrota foi mal digerida por torcedores, Abel Braga e jogadores. É que ao perder em casa, quando faltam só nove jogos para o final do campeonato, o Inter perdeu não só a vice liderança como deixou de pontuar num momento em que cada ponto vale ouro no Brasileirão.

Garotada do Santos alterna bons e maus momentos, mas vai subindo na tabela

Garotada do Santos alterna bons e maus momentos, mas vai subindo na tabela

* CLÁSSICO é sempre clássico. É jogo que não dá para perder. Palmeiras e Santos justificaram suas presenças em campo no domingo à tarde, com boas exibições de lado a lado. O Verdão jogou para frente, no ataque. O Santos preferiu fechar-se atrás e jogar no contra ataque. Como tem jogadores jovens e velozes, a tática utilizada pelo Peixe deu certo. Chegou a vencer o jogo por 3 a 0.

* O GOL de honra do Palmeiras só saiu no final do clássico em cabeçada certeira de Henrique. Antes, Geuvânio abriu a contagem para o Santos e Gabriel fez mais dois gols para o time da Vila. A vitória foi justa, mas o Palmeiras deixou o campo de cabeça erguida, pois lutou até o fim para amenizar o resultado. No Santos os melhores foram Aranha, Geuvânio, Gabriel e Lucas Lima.
* NO PALMEIRAS o destaque foi Valdívia. O Mago fez grandes jogadas e deu imenso trabalho a zaga santista. No começo estava um pouco nervoso. Depois, levou um cartão amarelo, esqueceu a arbitragem e jogou bola. Quase desequilibrou a partida em favor de seu time. Para o Santos a vitória o aproximou mais do G4. Para o Palmeiras, a derrota não chegou a fazer grandes estragos.
* A VERDADE é que não vejo mais possibilidade do Palmeiras cair. Ele tem um time bem armado, que perdeu para o Santos mas tem potencial para ganhar outras partidas nas nove que faltam para o final do campeonato. Também não acredito que o Santos chegue a Libertadores. Sua campanha será boa, mas servirá apenas para classifica-lo para a Copa Sulamericana do ano que vem. E só.
* IMPORTANTE acrescentar que o Palmeiras continua sem vencer clássicos na atual temporada. E devo ressaltar o futebol pouco convincente do garoto João Pedro. Ele pareceu assustado em disputar um clássico e, pelo seu setor, permitiu que o Santos chegasse aos seus três gols. Dorival Junior precisa conversar com ele para recuperar sua auto estima. Mesmo porque ele é um bom jogador.
* O BAHIA costuma ser um adversário fatídico para o São Paulo. Mas sábado à noite, no Morumbi, o Tricolor se impôs como dono da casa e chegou até a ter oportunidade de golear, mas ficou nos 2 a 1 que lhe garantiram mais três pontos na briga pela vice liderança do campeonato. Uma vitória mais do que justa do Tricolor paulista, já que o time baiano não jogou nem para merecer o empate.
* O PRIMEIRO tempo da partida foi fraco. Os dois times demoraram a arrematar contra o gol adversário. Bem fechado, o Bahia segurou o São Paulo fora de sua grande área e só permitiu um arremate aos 14 minutos desta fase. Foi de Michel Bastos. Depois, Denilson aos 31 minutos, também tentou um arremate de fora da área. Kaká, até esse instante, era um privilegiado espectador do jogo.
Rogério Ceni atravessa boa fase e reconhece que não está preparado para pendurar as chuteiras - Foto: Carlos CHiri - São Paulo.Net

Rogério Ceni atravessa boa fase e reconhece que não está preparado para pendurar as chuteiras

* AOS QUARENTA minutos, no entanto, houve uma falta na entrada da área do Bahia. Rogério Ceni veio cobrar e com a qualidade técnica que possui, meteu a bola no ângulo direito do goleiro Marcelo Lomba. São Paulo 1 a 0. Com o gol, Ceni chega ao oitavo neste campeonato e é o artilheiro do time no Brasileirão. O torcedor sãopaulino que estava quieto, explodiu de pé e comemorou.

* NO SEGUNDO período o São Paulo entrou em campo mais aceso e já nos primeiros movimentos fez alguns arremates contra o gol do Bahia. Com o São Paulo adiantado, o time baiano procurou aproveitar os contra ataques, mas sempre parou na bem postada defesa tricolor. Kaká melhorou um pouco e Alan Kardec foi trocado por Luis Fabiano que entrou em campo ovacionado pela torcida.
* POR FALAR em Luiz Fabiano, é difícil entender a cabeça de um torcedor de futebol. Fabiano continua ídolo e mesmo quando erra, a torcida sãopaulina o aplaude. Um aplauso burro, já que o ex Fabuloso não faz nada em campo, mas seu prestigio ainda continua alto junto ao torcedor do São Paulo. Mesmo apoiado, Fabiano nada fez de bom. Errou um gol cara a cara e levou cartão amarelo.
* TAMBÉM ficou em impedimento, para variar. Ou seja: tudo que um centro avante deve fazer em campo, Fabiano não fez. Mas a torcida ainda assim não se cansou de aplaudi-lo. Aos trinta e quatro minutos o São Paulo fez seu segundo gol. Ganso fez jogada de craque e arrematou de fora da área. Um golaço. Depois correu para a torcida para mostrar sua magoa, porque estava sendo vaiado.
Rogério Ceni continua sendo o ídolo maior do São Paulo aos 40 anos - Foto: Carlos Chiri - São Paulo. Net

Rogério Ceni continua sendo o ídolo maior do São Paulo aos 40 anos

* NUMA análise geral da atuação dos jogadores do São Paulo, daria nota máxima para Rogério Ceni, Ganso e Michel Bastos. Toloi e Edson Silva também merecem muitos elogios. Piores em campo foram Kaká e Alan Kardec (que acabou substituído). Kaká é muita firula e correria, mas pouca objetividade. Kardec continua sem fazer gols. Só marca adversário, o que é coisa para zagueiro fazer.

* EM RESUMO: vitória apertada mas justa do São Paulo que mantém acesa a esperança de ainda brigar pelo título e continua sendo um dos favoritos a conquistar uma vaga na Libertadores do ano que vem. Público no Morumbi no sábado foi bom (22.055), o que demonstra que os últimos bons resultados do time no Brasileiro e na Sulamericana, remotivaram o torcedor. São Paulo em alta.
* ENQUANTO o São Paulo cumpriu sua missão no Morumbi, o Fluminense meteu 4 a 2 no Criciúma em jogo corrido e emocionante pela quantidade de gols marcados. O Flu continua sonhando com vaga na Libertadores. Já o Goiás empatou com o Grêmio em Goiânia. Um péssimo resultado. O Atlético MG sofreu mas venceu a aplicada Chapecoense, por 1 a 0. Time de Chapecó deu trabalho.
* A SÉRIE A terá sequência nesta terça com o jogo entre Bahia e Atlético Mineiro. O time baiano luta para deixar o Z4 e o Galo mineiro para ficar mais perto da vice liderança. Na quarta feira jogam Flamengo x Internacional, Corinthians x Vitória, Cruzeiro x Palmeiras, Criciúma x Atlético PR, Coritiba x Botafogo, Gremio x Figueirense, Santos x Fluminense, Chapecó x São Paulo e Sport x Goiás.
Flamengo pode surpreender o irregular Internacional no Maracanã

Flamengo pode surpreender o irregular Internacional no Maracanã

* NO RIO acho que o Flamengo pode surpreender o Inter, que vem de derrota em casa diante do Corinthians. O Timão, por sua vez, pega um time fraco e tem tudo para vencer, no Itaquerão. O Cruzeiro é favorito diante do Palmeiras, mas o time paulistano tem condições de surpreender. O Criciúma em casa é favorito diante do Atlético do Paraná. Coritiba e Botafogo não tem previsão.

* O GREMIO em casa dificilmente perde para o Figueirense. O Santos, na Vila, tem condições de vencer apesar da boa qualidade do time do Fluminense. A Chapecoense já é um time perigoso fora de casa. Imaginem em casa, onde recebe o São Paulo. Jogo muito difícil para os comandados de Muricy Ramalho. Já o Sport, que vai jogar em seu estádio, tem tudo para derrotar o irregular Goiás.
* ATENÇÃO para a relação dos cinco primeiros colocados do Brasileirão. Primeiro está o Cruzeiro, com 59 pontos e 18 vitórias. Em segundo, o São Paulo, com 52 pontos e 15 vitórias. Em terceiro está o Inter, com 50 pontos e 15 vitórias. E em quarto o Atlético Mineiro, com 50 pontos e 14 vitórias. O Corinthians vem em quinto lugar depois da vitória em Porto Alegre. Tem 49 pontos e 13 vitórias.
* OS QUATRO clubes mais ameaçados pelo rebaixamento são Botafogo do Rio, com 30 pontos. Em seguida estão Bahia e Criciúma também com 30 e em último lugar o Coritiba, que soma 29 pontos ganhos até agora. À principio, o Coritiba, que perdeu de 4 do Figueirense no final de semana, é o mais ameaçado. Time parece ter perdido a auto estima. Só um milagre o livra da segunda divisão.
Sanches deixou o Corinthians com dívida de R$ 400 milhões

Sanches deixou o Corinthians com dívida de R$ 400 milhões

* ANDRES SANCHEZ, ex-presidente do Corinthians (aquele que deixou um monte de dívida para o clube pagar), falou em entrevista publicada pelo FUTEBOL INTERIOR, que o São Paulo é o clube que “mais rouba” jogadores de outros clubes. Ao falar sobre “roubos”, Sanchez aborda um assunto que conhece bem. Ele pegou o Corinthians com 100 e o deixou com 400 milhões de reais em dívidas.

* DIZEM no Parque São Jorge (seus opositores comentam), que boa parte disso é culpa total do ex-presidente envolve negociatas. Como não tenho possibilidade de fazer levantamentos, fico com a palavra daqueles que garantem isso. Aliás, tenho em casa um arquivo onde são contadas negociatas incríveis desse cidadão. Por isso, quando falo em Sanchez, digo não ter confiança nele.
* SANCHEZ lembra o Lula, seu ídolo. Ele mente mais que a boca. Inventa números para valorizar seu trabalho. Mas não conta, por exemplo, que não pagou impostos em valor altíssimo enquanto estava na presidência. Que foi nas mãos dele, como presidente, que o Corinthians caiu para a segunda divisão (maior vexame da história do clube) e que ficou muito mais rico durante sua gestão.
Negociação de Marquinhos com o PSG foi mal explicada por Andres Sanchez

Negociação de Marquinhos com o PSG foi mal explicada por Andres Sanchez

* ORA, se quando assumiu a presidência ele garantiu que deixou de lado todos os seus negócios, como é que ele pode ter ficado “mais rico”. Só pode ser desviando dinheiro que era do clube. Pelo menos, é o que se sub entende, quando se fala sobre essa assunto. Dizem até as más línguas, que ele era “sócio” de Ronaldo Fenômeno em todo dinheiro que entrou no clube na sua época.

* O CASO da venda do quarto zagueiro Marquinhos até hoje não foi explicado. O jogador é hoje titular do PSG. Não podia ter sido vendido, pois seria muito útil ao Corinthians. Mas venderam e nem deram satisfação. Na verdade, até hoje, ninguém sabe realmente quanto o Corinthians ganhou nessa transação e “se ganhou”. Dizem que o atleta saiu de graça. Se saiu mesmo, foi um erro grave.
* DIANTE essas informações que correm pelos bastidores do futebol, chega-se à conclusão de que Sanchez não é muito correto em seus negócios. Uma fama que já tinha quando era diretor de futebol amador do Corinthians (jogadores saiam de lá não se sabe para onde, pelo que dizem). Assim, quem é Sanchez para acusar o São Paulo de “ladrão”? E quem é o ladrão nessa história?
* DORIVAL JUNIOR fez altos elogios ao meia Valdívia, adorado por uns e odiado por outros dentro e fora do Palmeiras. Eu, particularmente, tenho admiração pelo Valdívia como jogador. Acho que ele tem uma personalidade falha, que dá muita mancada como profissional, mas, dentro de campo, com a bola rolando, se não é craque, chega muito perto. Valdívia é decisivo para o time do Palmeiras.
* TANTO É que um balanço feito recentemente nos dão conta de que com Valdívia o Palmeiras é um time top, pois consegue sequencia de bons resultados mesmo contra bons adversários. Já quando ele não joga, o time caiu demais de produção e aproveitamento e pode ser comparado a qualquer timinho de segunda divisão. Diante dessa realidade, Dorival Jr está certo ao elogiar esse jogador.
José Maria Marin não está nem aí com os clubes em jogos caça-níqueis da Seleção - Foto: CBF News

José Maria Marin não está nem aí com os clubes em jogos caça-níqueis da Seleção

* SELEÇÃO Brasileira terá dois jogos em novembro. Dia 12 contra a Turquia, em Istambul e dia 18, em Viena, contra a Áustria. Nestas datas, o Campeonato Brasileiro terá jogos oficiais e os clubes que tiverem jogadores convocados por Dunga, serão duramente prejudicados. Apesar disso, o incompetente José Maria Marin insiste na tecla de que a CBF não adiará jogos nem liberará jogadores.

* OU SEJA. O presidente da CBF não está nem aí em relação aos problemas dos clubes. Ele está preocupado apenas com a Seleção que faz uma série de amistosos meia boca só para reforçar os cofres da CBF. Marin insiste em usar os atletas que são pagos pelos clubes e os prejudica duplamente. No campeonato e nas finanças, pois os atletas jogam pela seleção e os clubes nada recebem.
* ESSE problema, por sinal, precisa ser resolvido com urgência. O São Paulo já vai entrar na Justiça Comum e exigir que a CBF pague os salários dos jogadores convocados durante o periodo em que servirem a Seleção. Marin garante que não vai pagar, mas se a Justiça mandar, ele não terá outra alternativa. Acho que os outros clubes brasileiros deveriam também seguir esse mesmo caminho.
* CERTOS dirigentes parecem ter medo da CBF e da dupla Marin- Marco Polo. Ter “medo” por que? Se o futebol existe por causa dos clubes, porque temer represálias dos atuais dirigentes da CBF? O negócio é peitar a dupla e exigir dela maior respeito com os clubes. Caso contrário, que esses entrem na Justiça ou façam uma rebelião. Ou será que esses dirigentes tem rabo preso com a dupla?
* VOCES sabem que muitas vezes o cronista esportivo tem certa simpatia por alguns clubes. Particularmente, gosto da Ponte, em Campinas (tenho também muito respeito pelo Guarani) e da Portuguesa, onde tenho muitos amigos. Por coincidência, os dois times jogaram na semana que passou e a Macaca venceu. Como consequência, a Lusa ficou ainda mais perto da degola.
* NA VERDADE, a Lusa ainda tem chances matemáticas de se salvar, mas eu não acredito. E, numa dessas, a atual diretoria, conselho e torcida da Portuguesa vão sofrer o impacto de ver seu time de coração na série C do Brasileirão no ano que vem. Um problema sério, porque nesta série o clube terá sérias dificuldades para arrumar dinheiro e aparecer na mídia. Pode ser o começo do fim.
Ilídio Lico paga pelos desmandos do antecessor Manoel da Luppa

Ilídio Lico paga pelos desmandos do antecessor Manoel da Luppa

* O ATUAL presidente da Portuguesa é Ilídio Lico, um homem bem sucedido na vida, que ama o clube e sempre fez o que pode por ele. Só que nesta gestão, Ilídio já pegou a Portuguesa numa situação pré falimentar. Não há como arrumar dinheiro nem para pagar as dívidas mínimas do clube, quanto mais as maiores. Diante disso, sou obrigado a reconhecer que a Lusa não tem futuro.

* MUITA gente vai achar que estou sendo radical demais. Tomara. Mas se analisarmos a situação do clube sem paixão e com o máximo realismo, chegaremos à essa conclusão. Espero, sinceramente, que essa minha previsão não se confirme e que o seo Ilidio, dentro de sua seriedade e humildade, consiga ainda recuperar seu clube. Mas que a coisa anda feia no Canindé, anda mesmo.
* A SÉRIE B do Campeonato Brasileiro que já chegou a sua trigésima rodada, tem uma curiosidade: o líder é um clube paulista, a Ponte Preta, de Campinas e o lanterna é outro paulista, a Portuguesa. Time de Campinas tem 57 pontos ganhos e caminha firme e forte para ser campeão da segundona. Já a Lusa, que só perde, está praticamente rebaixada e disputará a série C em 2015.
* NA RODADA de final de semana, alguns resultados importantes. A Ponte venceu a Portuguesa, no Canindé, por 3 a 0. A Macaca sobrou em campo. O Oeste empatou com o Icasa fora de casa. O Santa Cruz bateu no Vasco, em Recife. O Joinville bateu no Ceará, um bom time, por 3 a 0 e o Bragantino derrotou o América-RN por 2 a 1, em Bragança. Dos paulistas, só a Lusa perdeu.
* NO MOMENTO a liderança está com a Ponte Preta que soma 57 pontos ganhos. O Joinville tem 54, assim como o Vasco da Gama. E o Avaí tem 52. Eles formam o G4 da série B do Brasileiro. No Z4 o América-RN tem 30 pontos. O Icasa 29, o Vila Nova 23 e a Portuguesa de Desportos, 21. Esses quatro clubes são os mais ameaçados pelo descenso. A Portuguesa está praticamente lá.
* A TRIGÉSIMA primeira rodada da segundona será toda disputada nesta terça feira. Jogam Oeste x América MG, Ponte Preta x Avaí, Paraná x Portuguesa, Sampaio Correia x Bragantino, Icasa x Ceará, América RN x Vasco da Gama, Joinville x ABC, Atlético Goianiense x Luverdense, Boa Esporte x Náutico e Santa Cruz x Vila Nova. O grande jogo será entre a Macaca é o time do Avaí.