Cruzeiro 2 x 1 Ponte Preta - Raposa mantém série invicta e afunda pior visitante!
Macaca mostrou evolução tática, sobretudo, no primeiro tempo, mas não resistiu à pressão cruzeirense na etapa final
Cruzeiro 2 x 1 Ponte Preta - Raposa mantém série invicta no Mineirão e afunda pior visitante do Brasileirão!

Belo Horizonte, MG, 07 (AFI) – A Ponte Preta até mostrou evolução tática, mas ainda não o suficiente para derrotar o atual campeão da Copa do Brasil. O Cruzeiro confirmou a ótima fase em casa e superou o pior visitante do Campeonato Brasileiro
, por 2 a 1, de virada, na tarde deste sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). A partida foi antecipada da 28ª rodada por conta de um show do ex-Beatles Paul McCartney, no estádio, no dia 17 de outubro. Os mineiros foram comandados pelo auxiliar Sidnei Lobo, já que o técnico Mano Menezes está afastado por conta de um tratamento dermatológico.
Com o resultado, a Macaca continua seriamente ameaçada pelo rebaixamento no Brasileirão, já que soma 31 pontos, na 15.ª colocação, e tem boas chances de voltar ao Z4 com o complemento da 28ª rodada. O time supera Sport e Avaí, primeiros na degola, apenas por um ponto. Não bastasse isso, continua como pior visitante da competição, com apenas oito pontos e uma vitória em 14 jogos.
Em compensação, a Raposa aumentou sua série invicta dentro do Mineirão para 16 jogos, sendo oito vitórias e oito empates. A última vez que deixou o local derrotado foi para a Chapecoense, por 2 a 0, no dia 4 de junho, pelo Brasileirão. De quebra, mesmo já garantido na Libertadores de 2018, o time figura na zona de classificação ao torneio continental via Brasileiro, na quarta posição provisória, com 44 pontos.
MACACA SURPREENDE
Depois de quatro meses sem jogar e três meses treinando separado no elenco, o lateral Artur ganhou nova oportunidade. A segunda chance para mostrar serviço, contudo, durou apenas cinco minutos. Foi quando ele sentiu uma lesão na parte posterior da coxa direita e pediu para sair. Sem um lateral-esquerdo de ofício, o técnico Eduardo Baptista precisou improvisar o zagueiro Yago.
A alteração parece não ter afetado muito a Ponte. Com uma marcação sólida e saída rápida no contra-ataque, o time conseguiu chegar ao gol primeiro. O lateral Diogo Barbosa recuou bola na fogueira para o goleiro Rafael, que chegou atrasado e fez pênalti no atacante Lucca, aos 11 minutos. Na cobrança, aos 12, o lateral Danilo Barcelos, que atuou na meia, mandou no ângulo esquerdo do goleiro, que nem saiu na foto.
O gol era tudo o que os campineiros desejavam. Afinal, a proposta inicial sempre foi marcar forte e sair nos contragolpes. À frente do placar, o time deu a bola à Raposa, que chegou a ostentar possa de 75%. O problema é que o ferrolho alvinegro foi muito bem montado por Eduardo Baptista.

RAPOSA BARRADA
Além de marcar muito bem, os paulistas também mostraram muita evolução na transição da defesa para o ataque. Aos 35 minutos, quase saiu o segundo gol em um destes lances de velocidade. Danilo Barcelos escapou nas costas da defesa e, quando prepara a finalização na cara do gol, foi travado com um carrinho.
Aos 40 minutos, mais uma vez os visitantes criaram uma boa jogada. Após triangulação com Emerson Sheik e Lucca, Danilo Barcelos bateu colocado para defesa de Rafael. Os únicos chutes a gol cruzeirenses saíram apenas em chutes de longa distância. Primeiro, aos 42, o volante Hudson chutou para defesa do goleiro Aranha. Aos 47, foi o volante Henrique que mandou a bola rente à trave direita do arqueiro.
VIRA-VIRA
Na segunda etapa, o panorama do jogo mudou completamente. Mais incisivo e agressivo, o Cruzeiro pressionou a Ponte e criou várias chances. Em uma das melhores chances, aos dois minutos, o meia Rafinha entortou Yago e cruzou rasteiro. A bola passou à frente do gol e ninguém apareceu para desviar.
Nos minutos seguintes, a pressão seguiu forte. Se nos primeiros 45 minutos finalizou apenas duas vezes, os celestes precisaram de apenas 20 para finalizar mais seis vezes na segunda etapa. Aos 17 minutos, quase saiu o empate. O meia Thiago Neves recebeu na área, Aranha não alcançou, mas o zagueiro Luan Peres salvou o gol.
A blitz cruzeirense finalmente surtiu efeito aos 27 minutos, quando saiu o empate. Depois de um grande bate-rebate, o meia Alisson soltou uma bomba de fora da área, Aranha espalmou e o meia Thiago Neves, com liberdade, só completou de cabeça.
Com o adversário ainda atordoado, os mineiros não demoraram a chegar à virada. Aos 30 minutos, Thiago Neves cobrou escanteio da esquerda e o zagueiro Manoel subiu com liberdade para desviar de cabeça, sem chances para o goleiro Aranha.
PRÓXIMOS JOGOS
Após jogarem de forma antecipada pela 28ª rodada, Cruzeiro e Ponte Preta voltam a campo pela 27ª rodada no meio de semana. Os mineiros visitam o Grêmio, na quarta-feira, às 21h45, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Enquanto isso, a Ponte Preta recebe o Santos, na quinta-feira, às 17 horas, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.





































































































































