Crônica Série B: Um campeonato sem meio termo

Campinas, SP, 15 (AFI) – Após doze rodadas completadas no emocionante Campeonato Brasileiro da Série B, uma equipe chama a atenção pela regularidade de sua irregularidade na competição. Mais do que contraditório, este tem sido o segredo do sucesso do Vitória, que ocupa a segunda colocação no campeonato. O time da Boa Terra ou ganha ou perde, sem meio termo, ou seja, não empata. Até o momento são sete vitórias e cinco derrotas. Para se ter uma idéia, o Santa Cruz, que atualmente está na zona do rebaixamento, tem apenas uma derrota a mais do que os baianos. A campanha do time comandado pelo técnico Givanildo Oliveira não poderia ser mais fidedigna ao nome que batiza o próprio clube. É vitória ou vitória! Os jogadores estão entrando em campo pensando apenas em vencer. Apesar de estar a cinco pontos do líder, é senso comum de que está apresentando o mais vistoso futebol da Série B. Com Índio, Joãozinho e Faioli no comando do ataque mais efetivo da competição, o Vitória joga todas suas fichas na obtenção dos três pontos quando se inicia uma partida. Quem pagou o pato da rodada anterior foi o decadente Fortaleza. Com incríveis 6×0 a favor da equipe baiana, os cearenses continuam a descer ladeira abaixo na tabela.

Para o próximo sábado, dia 21, está marcado justamente o encontro dos times que mais têm despertado o interesse da mídia especializada. No estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina, o Criciúma recebe o Vitória, no duelo mais interessante da 13ª rodada. Neste belo e cativante campeonato, virou lugar comum afirmar que tal partida é a mais importante da Série B até então. O acirrada disputa em todas as faixas da tabela proporciona ao torneio por pontos corridos várias “finais” em todas as rodadas. São também os chamados “jogos de seis pontos”. Jogando em casa, o Criciúma tem a chance de abrir uma bela vantagem sobre os demais concorrentes. Aliás, bela vantagem os catarinense já têm, afinal são cinco pontos sobre o segundo colocado, o Vitória. Mas considerando que a partida é em seu estádio, o Criciúma não pode perder a chance ampliar sua margem de segurança frente aos demais. Principalmente porque Coritiba e Barueri, quarto e quinto colocados respectivamente, se enfrentam e um deles perderá pontos, pelo menos. Já o Gama, terceiro colocado, enfrenta o desesperado e lanterna Paulista, fora de casa.

No duelo entre o favorito, Coritiba, contra o caçula e sensação da Série B, Barueri, pode começar a ficar claro para o público o que os dois times podem realmente oferecer para ambas as torcidas. A do Coxa, com presença em todo o Brasil e muito mais exigente, terá a oportunidade de lotar o Couto Pereira para ajudar a manter o tradicional clube paranaense no G4. Pelo lado do time paulista, temos uma torcida que, embora sem expressão e reconhecimento nacional, vem fazendo a diferença no novo e moderno estádio da cidade de Barueri. Estes torcedores sabem que chegou o momento da afirmação, de mostrar para as outras equipes que o Barueri é um dos postulantes a figurar entre os quatro primeiros colocados ao final do campeonato. Jogão que pode ajudar a consolidar a posição de uma das equipes na elite da Série B. Porém, um empate combinado com uma vitória do Criciúma pode fazer o Tigre rugir mais alto pelo Brasil. O Gama, que vem aparecendo aos poucos no cenário de cima da tabela de classificação na Série B, tem um compromisso pra lá de perigoso pela frente. Enfrenta nada menos que o Paulista, atual encarregado de segurar a lanterna da competição. Pode-se dizer também que é um jogo muito bom para saber o que o Gama, de fato, pode fazer na Série B. Atuando fora de casa, diante de uma equipe mordida, o Gama tem a chance de provar que está firma na luta para fincar raízes no G4. Para isso, precisará impor seu melhor estilo de jogo e atuar como se estivesse em seu campo. Uma equipe que almeja obter o sucesso neste campeonato, obrigatoriamente precisa vencer estes tipos de jogos fora de casa. Caso contrário, serão consideradas apenas fogos de palha mesmo. E caso o Paulista comece a se reabilitar e o Criciúma vença seu jogo, a vantagem dos catarinenses começará a ficar um tanto ou quanto assustadora para os demais.

Passados alguns parágrafos, o leitor deve estar se perguntando: O texto começou elogiando o Vitória, falando do melhor futebol da Série B, e agora está traçando um panorama totalmente favorável ao Criciúma? Sim, Visão Alternativa tenta sempre vislumbrar as situações que podem acontecer após os jogos da rodada. Sim, Visão Alternativa analisa as partidas que já passaram tentando traçar o desempenho e as chances das equipes rodadas após rodadas. E como o time da Bahia, lugar especialmente lindo, onde a natureza brindou o ser humano com o que tem de melhor, com Visão Alternativa também não há meio termo: Entramos em campo após estudar todos os times e vamos em busca do acerto. E como, provavelmente, o futebol é o esporte mais improvável que existe, e o Vitória tem sido o time mais regular com suas irregularidades, é bem possível que semana que vem possamos estar comentando o empate dos líderes e a aproximação das demais equipes no G4 e na ponta da tabela. Viva o improvável, o imprevisível, a surpresa! Viva o futebol do Campeonato Brasileiro da Série B!