Crônica FBA: Surpresas, decepções e alegrias...

Campinas, SP, 20 (AFI) – Freqüentando durante todo o Campeonato Brasileiro da Série B uma posição intermediária na tabela, o Clube de Regatas Brasil (CRB) chegou junto do G4 e é a sensação do momento na competição. Longe de ser apontado como favorito, o time alagoano vinha se mantendo entre os 10 primeiros colocados e, com três vitórias consecutivas, mostrou que tem forças para brigar neste 2º turno.

Mais do que exaltar as três vitórias seguidas do CRB, temos que chamar a atenção para seu futebol ofensivo e insinuante que tem surpreendido os adversários. Se já tinha surpreendido ao fazer quatro gols no forte Vitória, na 17ª rodada, o time do CRB tratou de realizar um feito histórico na última partida. Jogando em Barueri, na nova e moderna arena da cidade, o time alagoano foi o primeiro a bater a equipe local no novo estádio.

Com mais três pontos conquistados, aparece agora em 5º lugar, com os mesmos 30 pontos do 4º colocado, o Vitória da Bahia, que está na frente pelos critérios de desempate. E para a próxima rodada, as perspectivas são boas, já que enfrenta o Santo André, no estádio Rei Pelé. A torcida de Maceió certamente fará mais uma grande festa e lotará as arquibancadas.

A esperança da torcida do CRB contrasta com a imensa frustração dos torcedores da Ponte Preta. Pois foi justamente após três vitórias consecutivas que a torcida da Macaca voltou a sorrir e sonha com dias melhores. O que se viu nas duas últimas rodadas foi uma derrota, até certo ponto normal, para o Ceará, fora de casa, e um inexplicável empate com o Remo, em Campinas. No momento de embalar de vez na competição, a Ponte Preta tem titubeado, e não foi a primeira vez que aconteceu. Agora, fora de casa, terá que buscar uma reabilitação contra o difícil Gama.

Difícil mas extremamente fragilizado neste atual momento da Série B. Este é o Gama, que chegou a freqüentar o G4 nas primeiras 10 rodadas da competição. Na 13ª colocação, com 25 pontos, o time do Distrito Federal está a apenas cinco pontos do 4º colocado. Porém, os números dos últimos seis jogos não são nada animadores: quatro derrotas, um empate e apenas uma vitória. O momento de reagir é agora!

Se para o Gama o momento é de reagir, para o Criciúma chegou a hora de abrir o olho. Se continua na liderança de maneira isolada, a distância para o segundo colocado não é mais tão folgada. Somando 37 pontos, com duas derrotas e um empate nas últimas três partidas, o Tigre deixou o Coritiba chegar. Faltando todo um segundo turno pela frente, a equipe de Santa Catarina continua sendo favoritíssima para integrar o G4 ao término da competição, mas a turma já começa a aparecer no retrovisor.

O Criciúma começará o 2º turno enfrentando o São Caetano, no ABC Paulista. Tido como favorito no início da Série B, o time paulista começa o returno com um treinador novo e esperanças também renovadas. Com 24 pontos e amargando a 14ª colocação, os jogadores do Azulão sabem que uma vitória sobre o líder daria uma motivação extra para a arrancada no campeonato. Este duelo promete!

Marília e Brasiliense também farão um jogo interessantíssimo na próxima rodada. Apesar de vir de duas derrotas consecutivas, o MAC permanece no G4 e enche de esperança seu torcedor. Já o renomado time do Brasiliense, que conta com diversos jogadores consagrados e com passagens até por Seleção Brasileira, quer voltar a vencer, após três rodadas, para figurar novamente entre os melhores da Série B. Pipoca no microondas, refrigerante gelado e está pronta mais uma combinação de um ótimo programa de sexta-feira à noite.

Já nesta terça-feira, todos ficarão ligados no incrível time do Vitória, o “oito ou oitenta” da Série B. Após 19 jogos, o time da Boa Terra simplesmente não empatou. Foram 10 vitórias e 9 derrotas. Caso raro no futebol, esta campanha tem se mostrado eficiente, já que o clube baiano se encontra no G4, com 30 pontos. O adversário será o Avaí, que não realiza boa campanha e está na 15ª colocação, com 22 pontos. A indagação que fica é a seguinte: qual dos dois Vitórias veremos em campo amanhã? O que vence suas partidas sem tomar conhecimento do adversário ou o que cede os três pontos como uma equipe ocupante da zona do rebaixamento?

O início do 2º turno traz para o torcedor a certeza de mais quatro meses de emoção e bom futebol. O Campeonato Brasileiro da Série B 2007 tem ganhado notoriedade por sua capacidade de “criar” times protagonistas de várias situações especiais. Tem aqueles que disparam na liderança e já assumem logo o papel de favorito absoluto da competição. Bastam duas derrotas consecutivas para percebemos (ou recordarmos) que o futebol não pode ser visto desta maneira tão simplista. Temos o caso do Coritiba, peso-pesado do futebol brasileiro, que é tido como pule de dez para obter o acesso à Série A em 2008. Como a história nos contou no ano passado, camisa sozinha não garante muita coisa.

As “sensações” da Série B também já foram algumas. Nas primeiras rodadas muitos times do Nordeste povoaram as primeiras colocações, o que foi se dissipando nas rodadas posteriores. Logo surgiu o Barueri, o caçula da competição, para integrar o G4 em várias rodadas. Agora aparece o CRB, que na última rodada foi o responsável por vencer pela primeira vez o Barueri em seu novo estádio. É “sensação” que vence outrora “sensação” e se transforma “na sensação”!

E as promessas de sensações que nunca se configuraram como tal? O Ipatinga era a maior aposta para isso. Após excelentes campanhas em recentes campeonatos de Minas Gerais e na Copa do Brasil de 2006, o time mineiro chegou com status de provável “surpresa” as Série B. Na 9ª posição, com 28 pontos, o Ipatinga ainda pode sonhar e se tornar a “sensação” mais esperada dos últimos tempos…

Entre surpresas, decepções e alegrias, o Campeonato Brasileiro da Série B segue agitando o Brasil. E melhor do que perceber que um turno inteiro já se foi é constatar que teremos ainda um turno inteirinho pela frente. Que venham as terças, sextas, sábados… Que venham com elas, as surpresas, decepções e alegrias. Isto é a Série B!