Crônica FBA: Os três hiatos de três pontos

Campinas, SP, 10 (AFI) – Após vinte e quatro rodadas, a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B apresenta três hiatos que definem bem as atuais expectativas na competição. Três pontos separam o quinto colocado do G4, que a cada rodada tem novos “inquilinos”. Os mesmos três pontos separam o nono do oitavo lugar, que parece ser atualmente, o último dos clubes a lutar por uma das quatro vagas à Série A, em 2008. Logo depois, outro intervalo de três pontos coloca o 11º colocado em estado de alerta junto com outras nove equipes.

O hiato que destaca o grupo de privilegiados nunca foi tão grande. A emocionante disputa pelas quatro vagas irá sofrer alterações até a última rodada, com equipes descendo e outras ganhando posições. O outrora líder e o ainda ocupante mais antigo no G4, o Criciúma precisa reencontrar seu melhor futebol. Nos últimos seis jogos o Tigre conseguiu apenas uma vitória e viu o Coritiba lhe tomar o primeiro lugar.

Para um time que já chegou a ser líder isolado com uma enorme vantagem, o sinal de alerta já tinha que ter sido ligado há mais tempo. Resta saber como estará a moral dos jogadores após a derrota no clássico para o Avaí. Nesta terça, em um dos grandes jogos da rodada, os catarinenses recebem Ipatinga, o atual terceiro colocado da Série B. Com cinco vitórias nas últimas seis partidas, o time de Minas Gerais vai embalado para cima do combalido Criciúma. Será que o Tigre volta a rugir mais alto?

Parece que a tabela da Série B foi moldada pelos Deuses do futebol, a fim de darem à emoção que todos os torcedores pedem. Como se já não bastassem às tensões características das partidas, a cada rodada surgem duelos decisivos que podem até alterar consideravelmente o destino dos clubes na competição. São os chamados “jogos de seis pontos” ou “finais”. Pois nesta 25ª rodada, teremos outro confronto entre times que estão no G4. Brasiliense e Coritiba se encontram na Capital Federal para lotar a Boca do Jacaré.

Com seus jogadores experientes, o time de Brasília parece ganhar corpo nesta acirrada disputa pelo G4. Na reta final, jogadores como Junior Baiano, Iranildo, Beto e Dimba podem fazer a diferença neste equilibrado campeonato. Afinal de contas, são títulos e mais títulos nos currículos de cada um destes atletas.

Se o Coritiba não dispõe de jogadores com esta rodagem, vale dizer que sua camisa e torcida poderão ser as maiores aliadas nesta reta final. Cansada de ver seus principais rivais na Série A do Campeonato Brasileiro, a massa alvi-verde vai incendiar o Couto Pereira e carregar o time no colo. Difícil segurar um clube com tanta história e tradição em um momento desses. Jogão imperdível, neste sábado, às 16h!

Separados pelo hiato de três pontos para o G4 estão quatro times com 37 pontos cada. Destes quatro, apenas o Marília chegou a apresentar regularidade dentro da competição, inclusive estando nas primeiras posições por muitas rodadas.

Já Portuguesa, Baueri e Vitória jamais se firmaram e oscilam desde do primeiro jogo da Série B. O caso mais emblemático é do Vitória, que ganha ou perde seus jogos (tem apenas um empate) e acaba de demitir mais um técnico, mesmo com uma vitória fora de casa sobre o Santo André. A Portuguesa é considerada o time do quase, já que esteve muito vezes para entrar no G4 e não conseguiu. O Barueri, destaque e surpresa agradável da Série B, parece que vai continuar brigando por fora.

No próximo sábado, Marília e Portuguesa se enfrentam vislumbrando a entrada no grupo de elite. Partida sem prognósticos e com emoção garantida. Por jogar em seu estádio, o MAC pode ser considerado um pouco favorito. Mas a inconstante Lusa pode surpreender a aprontar uma daquelas.

CRB e Ponte Preta são os times imprensados entre os dois próximos hiatos de três pontos. Com 34 pontos, estes clubes estão na chamada posição intermediária da tabela, onde não ficam eufóricos por estarem perto do G4, nem receosos pela proximidade da zona de rebaixamento. A verdade é que esta incrível congruência de hiatos, em plena 25ª rodada, pode não significar muito com as vitórias valendo três pontos. Porém, pelo futebol que vêm apresentando, CRB e Ponte Preta tendem a continuar fazendo um papel coadjuvante na competição.

Após o último hiato de três pontos o desespero precisa ser domado e reavaliado. Se Remo e Ituano, com 21 e 19 pontos, respectivamente, já se encontram em situação realmente calamitosa, os outros clubes ainda vão lutar muito contra o maldito rebaixamento. Com 31 pontos e na 11ª colocação, o São Caetano puxa a fila dos times que precisam abrir o olho desde já.

Tão perto e tão longe. Ou seria tão longe, mas tão perto? De fato, três ou quatro vitórias podem alavancar qualquer equipe a uma posição almejada originalmente. Porém, o inverso também pode ser cruel neste momento da Série B. Isso só reafirma a tendência de um maior equilíbrio e partidas muito disputadas nesta parte final de competição. E a certeza que um simples hiato de três, dois ou um ponto, pode ser a distância necessária para o passaporte à Série A ou o abismo indesejado rumo à Série C.

Críticas e sugestões para o e-mail [email protected].