Criciúma 0 x 1 Ipatinga - Vice-liderança e quinta vitória

Jogo movimentado
Criciúma, SC, 11 (AFI) – Em partida movimentada, o Ipatinga conquistou sua quinta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro da Série B. O time mineiro venceu o Criciúma por 1 a 0, nesta terça-feira à noite, no Estádio Heriberto Hülse, onde não era derrotado há 11 meses, pela 25ª rodada.

Com o resultado, o Ipatinga assumiu a vice-liderança e conquistou seu 46.º ponto. Os donos da casa, que perderam a terceira seguida, caem para terceiro, mantendo 41 pontos.

Caso o Coritiba seja derrotado por dois gols de diferença diante do Brasiliense, no Distrito Federal, sábado, às 16 horas, os mineiros assumem a liderança.

A esperança de ficar na liderança, mesmo que de forma provisória, animou os times, que fizeram um primeiro tempo movimentado. Com maior poder ofensivo, os catarinenses desperdiçaram diversas oportunidades. Sem se intimidar, os mineiros assustavam nos rápidos contra-ataques.

Aos dez minutos, em cobrança de falta pela direita do ataque do Criciúma, Elizeu cabeceou com perigo por cima do gol. Cinco minutos depois, Augusto Recife cruzou para Adeílson cabecear contra Zé Carlos, que, no susto, tirou para escanteio. Aos 16’, Mateus recebeu na intermediária, abriu espaço na defesa e chutou forte e aí foi a vez do goleiro Fred espalmar.

A primeira grande chance de gol dos donos da casa surgiu aos 27’. Maurício chutou a queima-roupa, a bola passou pelas mãos de Fred e, quando estava entrando, Márcio Gabriel tirou de qualquer forma.

Momento pancadaria!
Perdido, o Ipatinga passou a apelar para as faltas e tomou três cartões amarelos, em menos de dois minutos. Foram entregues pelo árbitro Wagner dos Santos Rosa a Léo Oliveira, Márcio Alemão e Augusto Recife.

Quem não faz, toma!
Mas como o famoso ditado diz: “quem não faz, toma”, o time mineiro conseguiu abrir o marcador. Aos 38’, Beto cobrou falta pela direita e, na tentativa de tirar da pequena área, o zagueirão Sílvio Criciúma cabeceou contra as próprias redes.

Animado, o Ipatinga quase ampliou. Aos 43’, Beto novamente cobrou falta e, desta vez, Alessandro cabeceou na trave direita de Zé Carlos. No rebote, Márcio Alemão chutou para marcar, mas foi marcado impedimento.

Agora é hora de correr atrás do prejuízo
Buscando a recuperação, o Criciúma ainda assustou e quase igualou o marcador. Aos 43’, Kelson deu belo passe para Maurício, que tocou de canela para fora. Aos 46’, Elizeu apareceu livre no meio de campo e chutou de longe, para boa defesa do goleiro Fred.

Após intervalo, mais pressão do Criciúma
No segundo tempo, o jogo manteve as mesmas características apresentadas na primeira etapa. O Criciúma partia com toda força para o ataque, enquanto que o Ipatinga ficava fechado na defesa e somente esperava o melhor momento para contra-atacar.

Aos três minutos, Mateus abriu na entrada da área e chutou forte para defesa do goleiro Fred. Aos nove, Márcio Gabriel arrancou pela ponta direita e chutou no ângulo, mas Zé Carlos tirou para escanteio.

Aos 21’, na cobrança de escanteio pela direita, Sílvio Criciúma subiu sozinho na pequena área e cabeceou por cima das metas do Ipatinga.

Desespero e mudanças
Sem conseguir reverter as chances em gol, o técnico interino Renê Weber promoveu três mudanças com menos de 23 minutos. Uendel, Alex Sandro e Marco Antônio deram lugar para Éder, Éder Ceccon e Rudnei, respectivamente.

Pressão, mas nada muda
As alterações deixaram o Criciúma ainda mais ofensivo, que partiu com tudo para o empate. O problema é que o adversário soube defender e ainda assustou.

Próximos Jogos
Aos 44′, Gerson Magrão passou por dois adversários e tocou por cima de Zé Carlos. A bola, cuidadosamente, tocou no travessão e foi para fora.

Pela 26ª rodada, os times voltam a campo somente no próximo dia 22/09, sábado, às 16 horas. O Criciúma vai até o Ceará encarar o Fortaleza, no Estádio Castelão. Já o Ipatinga recebe o Brasiliense, no interior de Minas Gerais.

Ficha Técnica

Criciúma 0 x 1 Ipatinga

Local: Estádio Heriberto Hülse (Criciúma/SC)
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa–RJ
Público: 6.376 pagantes
Renda: R$ 19.450,00
Cartões Amarelos: Cláudio Luiz e Rudnei (Criciúma); Léo Oliveira, Márcio Alemão, Augusto Recife, Alessandro e Fred (Ipatinga)
Gol: Sílvio Criciúma 38’/1T (Ipatinga)

Criciúma
Zé Carlos; Alex Sandro (Eder Ceccon), Silvio Criciúma, Cláudio Luiz e Uendel (Éder); Luiz André, Mateus, Marco Antônio (Rudnei) e Elizeu; Kelson e Mauricio.
Técnico: Renê Weber.

Ipatinga
Fred; Márcio Gabriel, Léo Oliveira, Márcio Alemão (Duílio) e Beto; Henrique, Leandro Salino, Augusto Recife e Gérson Magrão; Adeílson (Jonathas) e Alessandro (Dudu Araxá).
Técnico: Émerson Ávila.