Crias do Flamengo buscam novas oportunidades com Filipe Luís

Treinador optou por utilizar os jogadores mais experientes do elenco ao longo dos últimos meses

Jovens buscam recuperar espaço no Flamengo após sofrerem com contusões e até mesmo atos de desequilíbrio

Filipe Luís e Wallace Yan se abraçando (Foto: Gilvan de Souza-CRF)
Filipe Luís e Wallace Yan se abraçando (Foto: Gilvan de Souza-CRF)

Rio de Janeiro, RJ, 10 (AFI) – A expectativa de ver a base ganhando espaço no Flamengo com Filipe Luís este ano ficou só na conversa. A última vez que um jovem criado no clube foi titular já faz dois meses. Desde então, o time principal segue sendo dominado por atletas experientes. O último a aparecer entre os onze iniciais foi o volante Evertton Araújo, contra o Mirassol, em 9 de agosto.

Ele chegou a emendar quatro jogos seguidos entre os titulares, mas depois perdeu terreno. Nos 12 jogos seguintes, entrou apenas sete minutos em um e treze em outro, ficando no banco em outras dez oportunidades.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

MAIS DETALHES

Antes da derrota por 1 a 0 para o Bahia, o Flamengo acumulou cinco partidas seguidas sem colocar nenhum Garoto do Ninho em campo. A última participação havia sido diante do Juventude, quando o atacante Wallace Yan substituiu Arrascaeta no intervalo.

Além da falta de espaço, a chegada de reforços e episódios polêmicos complicam ainda mais a situação dos garotos. Wallace Yan, por exemplo, foi expulso com apenas dez minutos em campo contra o Bahia e será multado na reapresentação no Ninho do Urubu. Em busca de um melhor comportamento, o jovem contratou um coach mental, visando não repetir os mesmos erros recentes.

O meia Lorran também passou por altos e baixos. Sem episódios marcantes, acabou rebaixado ao sub-20 ainda na época de Tite, treinador que o utilizou em algumas oportunidades no ano passado. Mesmo com Filipe Luís, com quem já trabalhou na base, não retornou ao time principal. Após quase acertar com o CSKA, da Rússia, foi emprestado ao Pisa, da Itália.

FALTA DE OPORTUNIDADE

O técnico precisou escalar o zagueiro Cleiton na última rodada após a expulsão de Danilo. O defensor de 22 anos atuou apenas quatro vezes na temporada e deve se despedir ao fim do ano, já que não houve acordo para renovação contratual.

No elenco, o Rubro-Negro ainda conta com outros dois jovens em processo de formação: Iago, capitão do sub-20, e João Victor, campeões do Intercontinental da categoria. Iago ainda não jogou com Filipe Luís em 2025, enquanto JV fez cinco partidas, mas nenhuma pelo Campeonato Brasileiro.

Os dois estavam defendendo a Seleção no Mundial sub-20 e podem receber novas chances em breve, já que a diretoria não pretende ir ao mercado em busca de uma nova peça para a posição.

PRÓXIMO JOGO

Com a paralisação para a Data Fifa, o Flamengo voltará a entrar em campo apenas no dia 15 de outubro, quando enfrentará o Botafogo no Estádio Nilton Santos, a partir das 19h30, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O time de Filipe Luís ocupa a segunda posição da tabela, com 52 pontos, enquanto a equipe comandada por Davide Ancelotti está em quarto lugar, com 43.