COSTA DO MARFIM: Hora de fazer história, Elefantes!
A seleção marfinense nunca conseguiu avançar às oitavas de final
A seleção marfinense nunca conseguiu avançar às oitavas de final
Águas de Lindoia, SP, 11 (AFI) – A geração de Didier Drogba e Yaya Touré é, sems ombra de dúvidas, a mais vitoriosa da história da Costa do Marfim. Não por um título importante nem por ter conquistado uma Copa, e sim por ter chegado a ela. Já são três Copas consecutivas no currículo dos marfinenses, que sonham em ir longe no Brasil.
Se em 2006 e em 2010 a Costa do Marfim caiu nos denominados “grupo da morte” – na Alemanha, enfrentou Argentina e Holanda; na África do Sul, Brasil e Portugal – em 2014 o grupo é mais tranquilo. Ao lado de Japão, Colômbia e Grécia, a Costa do Marfim compõe o Grupo C com apenas um pensamento: avançar às oitavas de finais.
Está será, provavelmente, a última Copa dos astros Drogba e Yaya Touré – 36 e 31 anos, respectivamente. Apesar de não ser mais o artilheiro dos últimos anos, Drogba sempre impõe respeito aos adversários. A agilidade não é a mesma dos últimos an
os, mas a mira e a força do chute é sempre eficaz.
Já Yaya Touré está no auge. Atual campeão do Campeonato Inglês com o Manchester City, o volante foi eleito o melhor da posição. Touré não é apenas aquele cara que fica marcando, ele aparece bastante na frente do gol para finalizar as jogadas.
Se dentro de campo a Costa do Marfim tem grandes jogadores, na beira do gramado não é possível ter o mesmo respeito. O jovem técnico Sabri Lamouchi parece não ter um esquema definido, e os astros terão que se virar dentro de campo para suprir a falta de organização da equipe.
HISTÓRIA
Em 2006, já com Drogba na equipe, a Costa do Marfim chegou à sua primeira Copa querendo surpreender a todos e avançar da primeira fase, mas não deu. Os Elefantes até venceram a Sérvia por 3 a 2 na estreia, mas perderam para Argentina e Holanda, 2 a 1.
Em 2010, um empate por 0 a 0 contra Portugal na estreia amenizou os ânimos dos marfinenses. Contra o Brasil, derrota por 3 a 1. Na última rodada, contra a Coréia do Norte, goleada por 3 a 0. Porém, a equipe terminou na terceira posição com um ponto a menos que Portugal – cinco contra quarto.
FICHA TÉCNICA
Seleção Marfinense de Futebol – Costa do Marfim
O craque: Yaya Touré, melhor volante do Campeonato Inglês, é o dono da bola da Costa do Marfim. Além de marcar muito, o jogador tem boa presença ofensiva e consegue armar várias jogadas de ataque. Além disso, bate falta com categoria e tem um chute muito potente de fora da área.
Olho nele: Wilfried Bony, atacante do Swansea-ING. Aos 25 anos, o jogador marcou 17 gols em 34 partidas pela sua equipe, uma excelente marca para que atua em um time do segundo escalão inglês. Esta será a primeira Copa de Bony, provável substituto de Didier Drogba no ataque da Costa do Marfim.
Ranking da Fifa: 23º
Melhor colocação em Copas: 19º (2010)
Copas disputadas: 3
Colocação no último Mundial: 19º
CT: Águas de Lindóia-SP
Palpite FI: Pode surpreender
Time base: Mande; Aurler, KoloTouré, Zokora e Boka; Die Serey, Tioté, Giovanni Sio, YayaTouré e Gervinho; Drogba.
23 convocados
Goleiros:Sylvain Gbohouo (Séwé Sport-CDM), Boubacar Barry (Lokeren-BEL), SayoubaMande (Stabaek–NOR);
Defensores: Didier Zokora (Trabzonspor–TUR), Souleyman Bamba (Trabzonspor–TUR), Viera Diarrassouba (CaykurRizespor-TUR), Jean-Daniel AkpaAkpro (Toulouse-FRA), Serge Aurier (Toulouse-FRA), Arthur Boka (Estugarda-ALE), Constant Djakpa (Eintracht Frankfurt-ALE) e KoloTouré (Liverpool-ING)
Meias: Ismael Diomande (Saint-Étienne-FRA), Max Gradel (Saint-Étienne-FRA), CheickTiote (Newcastle United-ING), Yaya Touré (Manchester City-ING), Didier Ya Konan (Hannover 96-ALE) e Geoffroy Serey Die (Basileia-SUI)
Atacantes: Didier Drogba (Galatasaray-TUR), Gervinho (Roma-ITA), Giovanni Sio (Basileia-SUI), Mathis Bolly (Fortuna Dusseldorf-ALE), Solomon Kalou (Lille-FRA) e Wilfried Bony (Swansea City-ING)
O PAÍS
Nome oficial: República da Costa do Marfim
Capital: Yamoussoukro
População: 19.84 milhões
PIB: U$ 24,68 bilhões
Língua oficial: Francês
Moeda: Franco CFA





































































































































