Corrida: Franck Caldeira se sente mal e não completa Maratona de Lisboa
O fundista vai avaliar o restante da temporada com seu treinador, tentando aproveitar o estágio no Quênia
O fundista Franck Caldeira, da Orcampi, de Campinas, campeão da São Silvestre, não conseguiu completar a Maratona de Lisboa, em Portugal, etapa do circuito Rock'n'Roll, neste domingo (6/10).
São Paulo, SP, 07 (AFI) – O fundista Franck Caldeira, da Orcampi, de Campinas, campeão da São Silvestre, não conseguiu completar a Maratona de Lisboa, em Portugal, etapa do circuito Rock’n’Roll, neste domingo (6/10). Franck parou no quilômetro 33 com câimbra na coxa e lamentou, porque estava bem preparado após seis semanas de treinamento na cidade queniana de Eldoret, casa dos melhores fundistas do mundo.

A maratona, que largou em Cascais e terminou em Lisboa, no Parque das Nações, foi vencida por um queniano, Paul Lonyangata, em 2h09min46 – o atleta havia sido contratado para ser o coelho da prova, o fundista que tem a função de puxar o ritmo e depois abandona a corrida.
Lonyangata foi até o fim para chegar com vantagem sobre o segundo colocado, o ucraniano Sergey Lebid (2h11min24).
Franck Caldeira começou a sentir dor no quilômetro 25 e quando parou, 8 mil metros depois, já não conseguia mais correr. Comentou que quando começou a sentir a câimbra na coxa estava correndo com o pelotão em que estava o ucraniano Lebid, que terminou a prova na segunda posição.
No Quênia
Franck se preparou em Eldoret, no Quênia, cidade com altitude que varia entre 2.100 m e 2.700 m e é famosa por “produzir” os atletas de elite que dominam as provas de rua em todo o mundo, inclusive recordistas mundiais, campeões mundiais e olímpicos. O técnico Ricardo D’Angelo disse que o atleta nunca havia sentido esse tipo de problema. Na volta ao Brasil, os dois vão avaliar o que fazer no restante da temporada.
Franck é campeão pan-americano da maratona nos Jogos do Rio/2007 e dos 15 km da São Silvestre, em 2006. Sua melhor marca para a maratona é 2h12min03.
A equipe de atletismo da Orcampi tem patrocínio de Unimed Campinas, CPFL Energia, 3M, Lei de Incentivo ao Esporte e Fundo de Investimentos Esportivo de Campinas.
Mais informações sobre a Orcampi e o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) em http://www.facebook.com/IVCL.ORCAMPI.





































































































































