Coronavírus obriga meia a retornar ao Brasil após rescisão com clube de Hong Kong

David Lazari teve seu contrato com o Pegasus FC encerrado antes do prazo por conta da pandemia

David Lazari teve seu contrato com o Pegasus FC encerrado antes do prazo por conta da pandemia

0002050461490 img

Novo Horizonte, SP, 08 – O meio-campista David Rafael Lazari Zana, natural de Novo Horizonte e que ainda mantinha vínculo contratual com o Hong Kong Pegasus Football Club, vai retornar, juntamente com a esposa, no próximo domingo.

A disseminação do novo coronavírus em Hong Kong forçou a paralisação da Premier League de Hong Kong, fazendo com que o Pegasus FC realizasse acordo individual para o encerramento do contrato que mantinha com seus atletas, antes do final dos prazos previstos.

No caso de David, o encerramento do contrato se daria no final do próximo mês de maio, porém, antes do Covid-19 chegar também a Hong Kong, havia ocorrido conversa inicial do clube com ele, para provável renovação por mais dois anos. Agora, com essa situação, a diretoria do Pegasus afirmou que vai procurá-lo assim que os casos do Covid-19 acabarem naquele país.

David realizou acordo com o clube e, provavelmente, antes do final deste mês deverá chegar em sua terra natal, onde residem seus familiares e já sabendo que, juntamente com a esposa, terão que passar por período de quarentena.

E, se o problema do coronavírus estiver resolvido no Brasil, antes dele ter que retornar ao Pégasus, é provável que aceite a proposta recebida recentemente, para defender um dos clubes de Santa Catarina, no Campeonato Brasileiro da Série D.

David Lazari está retornando ao Brasil por conta da pandemia do novo coronavírus (Foto: Divulgação)

David Lazari está retornando ao Brasil por conta da pandemia do novo coronavírus (Foto: Divulgação)

David é filho do ex-jogador Roy Zana

Filho do saudoso ex-jogador de futebol Rudney – Roy – Zana e de Sandra Reginalda Lazari, David, que completará 31 anos de idade no próximo dia 30, há quase quatro anos casou-se com a também novorizontina Gabriela Cotrim Santana Zana, jornalista e segunda filha do casal Ana Cláudia-Roberto Santana, residente em Novo Horizonte e para onde o casal rumará assim que chegar ao Brasil.

Começou a jogar nas escolinhas de futebol de Novo Horizonte e, aos 12 anos, foi aprovado em uma peneira realizada pelo América de São José do Rio Preto-SP, mas fez mesmo sua base no Paraná Soccer Technical Center, conhecido pela sigla PSTC e localizado em Londrina-PR (2004), e em dois clubes catarinenses: Figueirense (2004 e 2005) e Joinville Esporte Clube (de 2006 a 2008, onde se profissionalizou), passando também pelo Football Club Twente, da Holanda (2007) e, depois, se transferindo para o Internacional-RS (final de 2008).

Em seguida, defendeu ainda os seguintes clubes: Futebol Clube Santa Cruz-RS (2009); Esporte Clube Mamoré, de Patos de Minas-MG (2009); Red Bull Brasil, de Campinas (2010-campeão da Série A3); OFK Sliven, da Bulgaria (2010); Football Club Dynamo Brest, da Bielorrússia(2011/2012); Qadsia Sporting Club, do Kuwait (2012); Grêmio Novorizontino, nos Campeonatos Paulistas das Séries A3 (2013) e A2 (2015); Trindade Atlético Clube, de Goiás (2013-vice-campeão da Divisão de Acesso, chegando à elite do futebol goiano); Al-Mesaimeer Sports Club, do Qatar (2013/2014), Bangú Atlético Clube, do Rio de Janeiro (2015) e Real Estelí Fútbol Club, da Nicarágua (2016).

TÍTULOS

Após integrar o elenco do Grêmio Novorizontino que conquistou o acesso à divisão de elite do futebol paulista, como vice-campeão da Série A2 de 2015, no segundo semestre deste mesmo ano, David sagrou-se campeão da 16ª edição da BTV Cup, competição internacional reconhecida pela FIFA, defendendo o Bangu Atlético Clube, equipe do Rio de Janeiro, com os jogos ocorrendo na Arena Go Dau Nacional Stadium, no Vietnã.

No primeiro dia do mês de janeiro de 2016, David foi para o Real Estelí Fútbol Club, time da primeira divisão do futebol da Nicarágua, vindo a conquistar o Torneio Clausura, porém, em razão da equipe da UNAN – Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua – Manágua FC ter conquistado o Torneio Apertura, estes dois clubes disputaram o título nacional da temporada 2015/2016, com o Real Estelí, carinhosamente conhecido como “El Tren del Norte”, conquistando o 13º título nacional de sua história.

player

No segundo semestre de 2016, rumou para Hong Kong, contratado pelo Tai Po Foootbal Clube e, após campanha regular no campeonato nacional, sagrou-se campeão da Sapling Cup de Hong Kong. Título vindo diante do Hong Kong Pegasus Football Club, com a vitória de virada por 2 a 1 na prorrogação do jogo final. David marcou o gol da vitória, cobrando falta com perfeição, no canto baixo direito do goleiro, com a bola fazendo curva para passar ao lado da barreira.

As boas participações do versátil atleta novorizontino no Tai Po, atuando como meia, mas ajudando, quando necessário, também nas posições de volante, lateral esquerdo e até como zagueiro, despertaram o interesse de outros clubes de Hong Kong – Kitchee Sports Club, R&F FC e Sun Pegasus FC –, mas, no final da temporada passada, David preferiu permanecer naquele clube que lhe abriu primeiro as portas, renovando contrato por mais dois anos.

CHEGADA AO PEGASUS

No entanto, o Sun Pegasus FC não desistiu de tê-lo em seu elenco e, com boa proposta que aumentava seu salário daquela época, acabou contratando-o para o restante da temporada 2017/2018 (em uma transação que envolveu também João Emir Porto Pereira, outro meia brasileiro) e também para a próxima, cujo término se daria no final do mês de maio deste ano de 2020.

Portanto, conforme se pode notar nos dados acima, além de defender diversos clubes do Brasil, David já atuou por equipes de outros sete países: Holanda, Bulgária, Bielorrússia, Kuwait, Catar, Nicarágua e Hong Kong.