Coritiba x Ponte Preta - Mistão vai dar conta de novo na Copa do Brasil?
Quem passar, além de conquistar a classificação às oitavas, receberá uma premiação de R$ 690 mil
Ponte Preta aposta em um time alternativo para tentar surpreender o Coritiba, nesta quarta-feira, às 19h30, pela Copa do Brasil.
Curitiba, PR, 26 (AFI) – A Ponte Preta aposta na força de seu elenco homogêneo para tentar seguir viva na Copa do Brasil. Focada no Campeonato Brasileiro, a Macaca aposta em um time alternativo para tentar surpreender o Coritiba, nesta quarta-feira, às 19h30. O duelo válido pela ida da terceira fase acontece no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.
Um fato curioso é que os dois times, pelo menos até agora, chegaram até à terceira fase totalmente desinteressados. Priorizando os estaduais e o Brasileirão, tanto Ponte como Coxa pouparam seus titulares na maioria dos jogos. Agora, porém, os paranaenses optaram por manter a base titular.
Ao contrário do que ocorreu nas duas primeiras fases, a partir da terceira não há mais possibilidade de se eliminar a volta com vitória por dois ou mais gols dos visitantes. Desta forma, os dois times voltam a se enfrentar, em Campinas, em data ainda a ser definida.
Quem passar, além de conquistar a classificação às oitavas, receberá uma premiação considerável. A vaga garantirá uma quantia de R$ 690 mil. O adversário será definido apenas em sorteio, já que na próxima fase contará com as entradas dos times da Libertadores, além do Fluminense.
RETROSPECTO
Esta será a terceira vez que Coritiba e Ponte Preta se enfrentam no pela Copa do Brasil. Por enquanto, a disputa está igual. Em 2002, a Macaca eliminou os paranaenses na primeira fase. Após perder em Curitiba, por 2 a 1, goleou em casa por 4 a 1. Em 2009, foi a vez do Coxa passar nas quartas, com empate por 2 a 2 fora e vitória por 1 a 0, em casa.
No retrospecto geral entre ambos, a vantagem é do Coritiba. Até hoje, os dois times já se enfrentaram em 28 oportunidades. São 13 vitórias coxas-branca, sete empates e oito vitórias pontepretanas. Os paranaenses marcaram 42 gols e sofreram 37.
O QUE TEM DE MELHOR
Se a Ponte vai apostar em um time misto, o Coritiba optou por manter a base titular. Do time que entrou em campo no domingo passado, na derrota para o Sport, por 1 a 0, em Recife, somente o zagueiro Welinton e o volante Hélder. Ambos serão poupados por questões físicas. As vagas serão ocupadas por Leandro Silva e João Paulo, respectivamente.
Além disso, o técnico Marquinhos Santos ainda continua sem dois dos jogadores considerados titulares. O zagueiro Luccas Claro e o lateral-esquerdo Carlinhos seguem afastados por lesão. O primeiro cedeu vaga para Welinton e Leandro Silva. Na esquerda, joga Ivan.
“Agora estamos focados na Ponte Preta. Já estamos trabalhando pensando neste jogo de quarta-feira. Vamos buscar a vitória para ficar em uma boa situação. Depois voltamos a pensar no Campeonato Brasileiro”, afirmou o treinador.
MISTÃO QUENTE
O time alternativo da Ponte Preta anunciado pelo técnico Guto Ferreira não chega a ser tão alternativo assim. Três jogadores titulares absolutos estarão em campo contra o Coritiba. São os casos do goleiro Marcelo Lomba, do zagueiro Pablo e do lateral-esquerdo Gilson.
Outros jogadores que também podem ser considerados parte de um “grupo principal” estarão em campo. São os casos do zagueiro Renato Chaves, dos volantes Juninho e Paulinho, do meia Roni e do atacante Borges. Todos já foram em algum momento da temporada titulares.
Rodando bem o elenco, o técnico Guto Ferreira espera poupar a maioria dos titulares de um desgaste. Assim, o time poderia manter a intensidade no duelo contra a Chapecoense, sábado, pelo Brasileirão. Por outro lado, é uma oportunidade para jogadores menos utilizados ganharem ritmo.
“Vamos colocar um time alternativo, porque se quisermos montar uma Ponte forte temos que acreditar naquilo que temos e fazer jogar. Esse é o momento de dar rodagem e experiência para esses meninos mostrarem seu potencial e ter confiança para quando for preciso”, destacou Guto.





































































































































