Coritiba x Bahia – Com maestro em campo, Coxa tenta espantar a má fase
Dos 39 jogos já realizados, o Bahia venceu seis, o Coritiba 12 e ocorreram 21 empates
O Coritiba recebe o Bahia, neste domingo, às 16 horas, no Estádio Couto Pereiram em Curitiba (PR). O duelo que é válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro é muito importante para os dois clubes.
Curitiba, PR, 14 (AFI) – O Coritiba recebe o Bahia, neste domingo, às 16 horas, no Estádio Couto Pereiram em Curitiba (PR). O duelo que é válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro é muito importante para os dois clubes. O Coxa, que deve contar com o maestro Alex, precisa da vitória para espantar a má fase. Enquanto que os baianos seguem na briga para se distanciar dos últimos colocados.
O Coritiba vem de uma derrota por goleada. O Coxa perdeu para o Atlético-MG por 3 a 0. A partida foi válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, que mais uma vez sentiu a ausência de Alex, caiu na tabela de classificação, ficando com 28 pontos. O Coxa Branca não conseguiu embalar depois de ter vencido o São Paulo por 2 a 0 na última rodada.

Enquanto que os baianos, diante das circunstâncias, empatou por 2 a 2 com o Criciúma, na noite dessa quarta-feira na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
Volta de Alex
O Coritiba voltou aos trabalhos na última sexta-feira e se preparou forte para encarar o Bahia, domingo, no Alto da Glória. O time alviverde se reapresentou na tarde desta sexta-feira, no Centro de Treinamento da Graciosa.
O técnico Marquinhos Santos deve contar com o retorno do meia Alex à equipe. No entanto, o zagueiro Escudero e o volante Willian estão suspensos por conta do terceiro cartão amarelo e não jogam.
Os atletas que não atuaram na partida diante do Galo ou jogaram menos de um tempo realizaram trabalhos no gramado. Já o grupo que entrou em campo fez trabalhos regenerativos, na academia do Centro de Treinamentos da Graciosa.
Mais uma vez há pouco tempo de trabalho entre os jogos e por isso nem um minuto pode ser desperdiçado.
“Não dá tempo. Saímos de um 2 a 0 com o São Paulo, vem uma derrota para o Atletico-MG, agora já pensamos no Bahia. Três dias depois é o Goiás”, lembrou o meia Alex, que em virtude do intenso calendário não viajou a Belo Horizonte.
Sem Willian, Escudero e Lincoln, que estão suspensos, não jogam contra o Tricolor. Enquanto que Vitor Júnior, com desconfortos musculares também deve ficar de fora contra o Bahia.
No sábado, aconteceu o último treino antes da partida contra os tricolores baianos. Pela manhã, Marquinhos Santos comandou um trabalho recreativo no Estádio Couto Pereira.
Tabu
Dos 39 jogos já realizados, o Bahia venceu seis, o Coritiba 12 e ocorreram 21 empates. O Tricolor marcou 39 gols e sofreu 46. O primeiro embate da história aconteceu no ano de 1952 e o Tricolor venceu por 2 a 1, jogando no Estádio da Fonte Nova. Pela Copa do Brasil, os alviverdes e tricolores já se cruzaram quatro vezes.
Em 1996, 1997 e 2009, o Coritiba avançou na competição, mas em 1999, o Bahia foi quem seguiu em frente, com o placar de 3 a 0, em Salvador e 1 a 1,em Curitiba.
Em Campeonatos Brasileiro, foram 23 partidas, com oito triunfos do Coxa, três do Esquadrão e 12 empates. O time paranaense marcou 30 gols e o Bahia, 22.
A última vez que o Bahia venceu o Coritiba foi em 1999, 3 a 0 pela Copa do Brasil. Já são 14 anos de jejum ou 14 jogos. Pelo Brasileiro, o tabu é ainda maior. O Tricolor não vence o Coxa há 28 anos.Este último triunfo foi na Série A de 1985, por 2 a 1, com gols de Leandro e Celso, jogando no Couto Pereira.
Nesta mesma edição da Série A de 85, o Bahia também venceu o Coxa por 2 a 1, jogando na Fonte Nova, mas a equipe paranaense viria a conquistar seu único título brasileiro naquele ano. No Brasileirão de 2011, muito equilíbrio e igualdade nos placares, com dois empates por 0 a 0 em Pituaçu e no Couto Pereira. Já em 2012, em Salvador empate em 2 a 2 e em Curitiba, o Coxa venceu por 2 a 1. Este ano, jogando em Pituaçu, Bahia e Coritiba não sairam do 0 0.
Na manhã deste sábado, o elenco do Bahia finalizou sua preparação para o jogo deste domingo, contra o Coritiba. O dia estava ensolarado e a temperatura girando na casa de 28ºC. A última atividade aconteceu no Centro de Treinamentos do Caju, de propriedade do Atlético Paranaense. O grupo participou do tradicional recreativo e ensaiou cobranças de faltas e escanteios. Para a partida contra o Coxa, o técnico Cristóvão Borges não contará com o volante Rafael Miranda, o meia Marquinhos e o atacante Fernandão.
Logo após o treinamento, o grupo retornou para a concentração, onde permanecerá até horas antes da partida no Couto Pereira. Na manhã de forte calor desta sexta-feira , o elenco do Bahia se reapresentou e treinou no Fazendão. Foi o último treino em Salvador, já que a equipe viaja ainda hoje para Curitiba.
O técnico Cristóvão Borges reuniu todo o elenco do centro do gramado e conversou longamente com o grupo, antes das atividades.
Depois disso, os preparadores Rodrigo Poletto e Anderson Gomes comandaram um aquecimento com bola. Enquanto isso Ricardo Palmeira e Maurício Aguiar treinavam fundamentos com goleiros Marcelo Lomba, Omar, Douglas Pires e Renan.
Em seguida, Cristóvão e os auxiliares Sebastião Rocha e Cassiano de Jesús comandaram um treino técnico com bola com os atletas. Após as atividades, o elenco almoçou no Fazendão e às 12h40, embarca para Curitiba. Neste sábado, o elenco realizou o último treino antes da partida de domingo. A atividade aconteceu no Centro de Treinamentos do Caju, de propriedade do Atlético Paranaense.





































































































































