Série B: Coritiba protesta na CBF por áudio do VAR em lance contra o América-MG

Apesar do contato evidente, o árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn optou por não marcar pênalti, mesmo após recomendação

O lance gerou grande repercussão após o goleiro do Coelho atingir o defensor do Coxa ao sair de soco para cortar um cruzamento dentro da área

Coritiba
Foto: Mourão Panda / América

Curitiba, PR , 22 (AFI) – A CBF divulgou o áudio do lance polêmico envolvendo o zagueiro Jacy e o goleiro Gustavo, durante a partida entre América-MG e Coritiba, válida pela 27ª rodada da Série B, neste domingo, na Arena Independência (ouça abaixo).

O lance gerou grande repercussão após o goleiro do Coelho atingir o defensor do Coxa ao sair de soco para cortar um cruzamento dentro da área.

NÃO MARCOU O PÊNALTI

Apesar do contato evidente, o árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn optou por não marcar pênalti, mesmo após recomendação da árbitra de vídeo, Charly Wendy Straub Deretti, que via a jogada como faltosa.

“Para mim, há um contato sim, e entendo como faltoso. Lucas, recomendo uma revisão para possível penal. Vou te mostrar o contato no rosto do jogador [Jacy]” — disse Charly, ao acionar o árbitro para a revisão no monitor do VAR.

No entanto, após analisar as imagens, Lucas manteve a decisão de campo e considerou o lance acidental:

“O goleiro raspa na bola e depois há um movimento natural. Existe o toque, mas, para mim, é acidental” — argumentou o árbitro.


CORITIBA PROTESTA

O Coritiba reagiu fortemente à decisão e publicou uma nota oficial nas redes sociais, acompanhada de uma foto de Jacy com o rosto ferido, resultado do choque com o goleiro. O texto, assinado pelo head esportivo William Thomas, critica a arbitragem e menciona outros episódios recentes em que o clube se sentiu prejudicado.

“Não aceitaremos que falhas reiteradas de arbitragem comprometam o trabalho desenvolvido por nossos atletas, comissão técnica e diretoria. Nossa posição seguirá firme: cobraremos da CBF e de sua Comissão de Arbitragem mais qualidade, competência e seriedade nas decisões. O Coritiba reafirma ao seu torcedor que não permanecerá inerte diante das injustiças”, escreveu o clube.

A diretoria do Coxa confirmou presença na reunião técnica da CBF, nesta segunda-feira, em busca de explicações e responsabilizações.


CLASSIFICAÇÃO E PRÓXIMOS JOGOS

Com a derrota, o Coritiba perdeu a liderança da Série B e agora ocupa a segunda posição, com 47 pontos, um a menos que o novo líder, Goiás. Na próxima rodada, o Coxa enfrenta o Criciúma, nesta quinta-feira, às 19h, no Estádio Couto Pereira.


NOTA OFICIAL

Assim como já ocorreu em partidas contra Atlético-GO, Remo e outros adversários, o clube estará presente na reunião técnica da CBF, nesta segunda-feira, exigindo respostas e responsabilização.

O Coritiba Foot Ball Club vem a público manifestar-se, de forma oficial e institucional, a respeito dos acontecimentos da partida de hoje.

Mais uma vez, decisões de arbitragem influenciaram diretamente o resultado final e se somam a uma sequência de erros sucessivos que vêm prejudicando, de maneira significativa, o desempenho da nossa equipe.

Confira também: