Coritiba 2 x 1 Santo André - Com um a mais, Coxa vira placar

Curitiba, PR, 20 (AFI) – Após um susto no começo da partida, o Coritiba não desistiu e venceu o Santo André, de virada, por 2 a 1, na tarde deste sábado, em Curitiba, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Coxa começou atrás no placar, com gol de Jaílson para os visitantes. Mas a expulsão de Douglas, zagueiro do REamalhão, ajudou e fez com que o Coxa tivesse mais presença de ataque e conseguisse a vitória, com dois gols de Gustavo.

A vitória fez o time paranaense alcançar os 58 pontos, e se consolidar ainda mais como líder da competição. Já o Santo André permaneceu com seus 37 pontos, na zona rebaixamento (17ª posição).

Sorte de Anjo
Antes da partida, o meia Luciano Bebê, que estava escalado como titular, sentiu uma contusão antiga e não pode começar jogando. Em seu lugar, Sérgio Soares preferiu usar a experiência do “Pé de Anjo” Marcelinho Carioca, ídolo do Corinthians.

Bobeada no começo
Apesar de estádio lotado, o Coritiba começou assustado em campo. Melhor para o Santo André, que fez um alvoroço na zaga adversária nos primeiros minutos: aos cinco, Jaílson recebeu na entrada da área, cortou o zagueiro e chutou forte, para abrir o placar em Curitiba.

Com o gol marcado, o time paulista passou a ter mais confiança em atacar, e o mesmo Jaílson perdeu boa chance no minuto seguinte, já dentro da área. O time da casa tentou se impor, mas os erros de passe dificultavam tal ação.

Aos 17, Douglas deu uma dura entrada em Túlio, no meio-campo, e recebeu o cartão vermelho, parea desespero dos jogadores do time paulista, que reclamaram sem parar.

Sem conseguir entrar na área, o Coxa teve uma boa chance de empatar aos 25, com Pedro Ken, que arriscou de longe e quase surpreendeu o goleiro Neneca, que se esticou todo para realizar a defesa.

Após tanto reclamar do banco de reservas, Fernando Diniz também recebeu o cartão vermelho e foi expulso de campo, mesmo sem sequer ter entrado nele. De maneira tardia, René Simões tirou o volante Careca e colocou o atacante Henrique Dias, deixando o esquema de jogo mais ofensivo.

A tática não deu certo, e a produtividade do Coritiba permaneceu a mesma: nenhuma. O Santo André, se defendendo com todas as forças, comemorou o resultado que consegiu levar para o intervalo.

Centroavante decide
Os times voltaram sem mudança para a segunda etapa, mas o Coritiba chegou com mais força ofensiva. A vontade de se distanciar na liderança fez o time paranaense partir para o ataque desde o primeiro minuto.

Aos nove minutos, o Coxa chegou ao empate: Túlio tabelou com Pedro Ken na entrada da área e bateu para bela defesa de Neneca; Gustavo aproveitou o rebote e finalizou de cabeça para as redes, deixando tudo igual.

O time da casa passou a pressionar o adversário, e perdeu nova chance aos 15, quando Keirrison invadiu a área e Neneca espalmou. Não demorou muito e o Coritiba virou o placar: Henrique Dias recebeu lançamento de seu xará, e tocou por baixo do goleiro; Gustavo apareceu e completou para o fundo do gol, colocando o líder na frente.

Depois do gol, o Coritiba passou apenas a se defender, e ainda teve um jogador expulso: Henrique parou o ataque paulista e recebeu o segundo cartão amarelo. Como as duas equipes estavam com 10 atletas em campo, o equilíbrio se estabeleceu.

Contudo, o tempo já estava quase esgotado para uma reação do time visitante, que teve realmente de se contentar com mais uma derrota fora de casa.

Próximos Jogos
Na próxima rodada, o líder Coritiba vem até o estado de São Paulo para encarar o Barueri, às 16 horas de sábado. Um dia antes, o Santo André recebe o Ipatinga, às 20h30, no Bruno José Daniel.

Ficha Técnica

Coritiba 2 x 1 Santo André

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Público: 23.420 pessoas (20.632 pagantes)
Renda: R$ 295.505,00
Cartões Amarelos: Carlão, Henrique, Ivo (Coritiba); Williams, Jaílson (Santo André)
Cartões Vermelhos: Henrique (Coritiba); Douglas, Fernando Diniz (Santo André)
Gols: Gustavo, aos 9’/2T e aos 23’/2T (Coritiba); Jaílson, aos 5’/1T (Santo André)

Coritiba
Édson Bastos; Anderson Lima, Henrique e Jeci; Túlio (Caíco), Careca (Henrique Dias), Marlos (Ivo), Pedro Ken e Carlão; Gustavo e Keirrison.
Técnico: Renê Simões.

Santo André
Neneca; Pará, Douglas, Luiz Henrique e Jaílson; Da Guia, Fernando, Marcelinho Carioca (Juninho, depois Sandro Gaúcho) e Leandrinho; Márcio Mixirica (Luciano Bebê) e Williams.
Técnico: Sérgio Soares.