Coritiba 2 x 0 Botafogo - Coxa reabilitado e fora da zona de descenso e Fogão segura a vice-lanterna
Coritiba jogou bem no primeiro tempo, mas depois foi acuado. No final do jogo o meia Alex, que chegou a ser vaiado, fez o segundo gol
Vindo de duas goleadas fora de casa – 3 a 0 para o Goiás e 4 a 0 para o Figueirense – o Coxa saiu da zona do rebaixamento, ficando com 32 pontos, em 16.º lugar.
Curitiba, PR, 22 (AFI) – Longe de mostrar um futebol bonito ou convincente, o Coritiba venceu o Botafogo, por 2 a 0, num duelo válido pela disputa contra o descenso dentro do Campeonato Brasileiro Chevrolet, em sua 30.ª rodada. Vindo de duas goleadas fora de casa – 3 a 0 para o Goiás e 4 a 0 para o Figueirense – o Coxa saiu da zona do rebaixamento, ficando com 32 pontos, em 13.º lugar. O Botafogo voltou à penúltima posição, com 30 pontos, igual ao Criciúma, mas que tem menos vitórias – 8 a 7 – e por isso fica na lanterna.

O Coxa foi ligeiramente melhor no primeiro tempo, quando marcou seu gol, mas na etapa final foi acuado pelo visitante, mesmo com o time carioca tendo um jogador a menos, devido a expulsão de Airton nos últimos minutos da fase inicial. O empate seria o resultado mais normal e natural. Mas no futebol o que vale é quem aproveita as chances, então palmas ao Coxa.
MARCA ESPECIAL
Este jogo foi especial para o meia Alex, que vai pendurar as chuteiras no final do ano. Em sua segunda passagem pelo Coritiba ele completou 200 jogos. Pelo Coxa já marcou 68 gols, mas sempre se caracterizou como um “garçon”, por servir os companheiros.
“Peço pra torcida que compareça no sábado no jogo contra o Grêmio porque vamos precisar do apoio. Cresci aqui, desde os nove anos e vi muitos grandes jogadores passarem por aqui. Para mim é uma satisfação defender este time”, disse Alex, o “craque em destaque”.
Os números do Botafogo são altamente negativos. Em 58 jogos, sofreu agora 28 derrotas, quase 50%. E sofreu 74 gols. Nos últimos sete jogos venceu apenas um.
A Rádio Banda B acompanhou as emoções deste jogo bem como a Rádio Manchete do Rio de Janeiro. Ambas são parceiras da Rádio FUTEBOL INTERIOR.
SÓ UMA ALTERNATIVA
Os dois times não tinham outra alternativa a não ser buscar o ataque e os gols. Tanto que cada um teve um gol anulado, de forma correta. O Coxa por impedimento e o Botafogo, por uma falta
cometida por Ramirez. O time carioca entrou em campo com uma escalação arrojada, com três atacantes. Mas perdeu o setor de meio-campo.
A partir daí, o Coxa teve mais posse de bola e chegou ao seu gol aos 28 minutos. O lateral Carlinhos fez um passe de efeito para Joel, já dentro da área. O atacante camaronês girou o corpo e bateu de pé esquerdo, tirando o goleiro Jefferson da jogada, apesar da bola ainda resvalar nele.
O Botafogo passou a cometer mais faltas para conter o ímpeto dos paranaenses. Airton já tinha recebido o cartão amarelo, quando aos 40 minutos cometeu uma falta por trás em cima do meia Alex. O botafoguense recebeu o segundo amarelo e, em seguida, o vermelho, sendo expulso. Esta é sua segunda expulsão no Brasileirão. Com um a menos diminuiu a esperança carioca de pelo menos levar um pontinho para o Rio de Janeiro.
JOGO EQUILIBRADO
Apesar da vantagem numérica, o Coritiba acabou surpreendido por um adversário valente, tentando diminuir os espaços e buscar o empate. Preocupado em garantir os três pontos, o time da casa recuou em demasia.
Aos 20 minutos, o técnico Vágner Mancini resolveu arriscar, mudando duas vezes. Entraram Yuri e Carlos Alberto, respectivamente, nos lugares de Wallyson e Jobson. O Coxa fez o de sempre: saiu Zé Love, só um corredor, para a entrada de Martinuccio.
Pressionado na defesa, o Coritiba passou a ser vaiado por sua própria torcida. Zé Love, que tinha sido substituído, discutiu muito com um grupo de torcedores atrás do banco de reservas. Até o meia Alex, em noite de pouca inspiração, foi vaiado. Mas o craque sempre decide e isso aconteceu aos 42 minutos, quando ele recebeu a bola na marca do pênalti, ajeitou na coxa e bateu de virada e forte de esquerda: 2 a 0. Tudo definido.
JOGOS NAS ELEIÇÕES
No sábado, o Coritiba vai enfrentar o Grêmio, às 18h30, de novo no Alto da Glória, em Curitiba. O Botafogo fará o clássico com o Flamengo, na Arena da Amazônia, sábado, às 21 horas. No domingo acontece o segundo turno das eleições presidenciais.





































































































































