Coritiba 1 x 0 Ipatinga - Quatro chances e gol aos 54
Curitiba, PR, 28 (AFI) – Com um gol de pênalti de Anderson Lima, aos 54 minutos do segundo tempo, na quarta tentativa, o Coritiba conquistou sua quarta vitória seguida no Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe paranaense bateu o Ipatinga, por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, pela 27.ª rodada, em Curitiba. Começo a mil por hora
Como não poderia deixar de ser, Coritiba e Ipatinga começaram a partida a mil por hora. Os anfitriões buscaram fazer o famoso abafa no início, com Keirrison movimentando-se no ataque. Os mineiros, por outro lado, buscavam a destruição das jogadas no meio-campo, sob o comando de Leandro Salino.
Com o resultado, os curitibanos conquistaram o 52.º ponto e seguem na liderança isolada. Por outro lado, os mineiros, que estavam invictos há seis jogos, continuam na vice-liderança, com 46 pontos.
A briga pela ponta da tabela fez com que as equipes travassem jogadas no meio-campo. Às vezes, muitas foram duras e deixaram o espetáculo acirrado. No primeiro tempo, os visitantes fecharam bem os espaços. No segundo, o Coritiba se arriscou mais e marcou na insistência. O Coxa-Branca teve sua primeira oportunidade logo aos sete minutos. Pela esquerda, Keirrison invadiu a grande área e chutou cruzado. A resposta dos visitantes acontece com dois minutos. Leandro Salino lançou Adeílson, que, mesmo desequilibrado, chutou por cima e assustou.
Aos 12’, Alessandro aproveitou levantamento e, livre, cabeceou para o centro. No reflexo, Édson Bastos salvou.
Ipatinga trava meio-campo e ritmo diminui
Desta forma, o Coritiba sentia muitas dificuldades para criar jogadas e passou a relaxar na marcação. Aproveitando as falhas, o time Mineiro chegou a assustar aos 45’. Pela direita, Márcio Gabriel chutou no canto e a bola tocou na trave esquerda de Édson Bastos.
Após 20’, o forte ritmo aplicado pelas equipes diminuiu e foi aí que o Ipatinga passou a tomar conta do das ações no meio-campo. Com uma forte marcação, pouco deixou os paranaenses arriscarem.
Fala Émerson Ávila…
Diga Édson Bastos…
O goleiro Édson Bastos, que salvou em pelo menos duas oportunidades, declarou que esperava maior paciência ao Coritiba. “Temos que ficar mais ligados. Precisamos parar a bola e aproveitar as chances”, avisou.
Ao final do primeiro tempo, o técnico Émerson Ávila mostrou satisfação com o empenho tático do Ipatinga. “O jogo está muito bom. A equipe soube marcar bem e saímos com velocidade nos contra-ataques”, disse.
Coxa na pressão
Mas, assim como no primeiro tempo, o time mineiro não se intimidou e tentou sair nos erros dos donos da casa. Aos 13’, Keirrison teve oportunidade de abrir para Coritiba. De fora da área, o atacante chutou e a bola passou rente à trave esquerda de Fred.
Na volta do intervalo, o técnico René Simões mostrou sua insatisfação com os espaços dados ao adversário e realizou duas alterações. Túlio e Hugo saíram para as entradas de Ivo e Marlos. No começo, o Coxa mostrou mais disposição e passou a pressionar no campo de ataque.
Faltas e mais faltas
Quatro chances e aí só comemorar
Foi somente aos 47′ que a partida realmente pegou fogo. O zagueiro Duílio derrubou Ricardinho na grande área. Anderson Lima foi escalado para cobrar o pênalti. Ele bateu três vezes e o goleiro Fred se adiantou e defendeu todas, que foram anuladas pelo auxiliar
Claudemir Maffessoni, de Santa Catarina. Mas, na quarta, chutou fote no canto direito do arqueiro do Ipatinga e fez a alegria dos quase 29 mil torcedores.
Desfalques
O lateral-direito Anderson Lima e volante Henrique receberam o terceiro cartão amarelo e terão que cumprir suspensão na próxima rodada.
Próximos Jogos
Pela 28ª rodada, os times voltam a campo na próxima terça-feira. Às 20h30, o Coritiba vai até o Ceará encarar o Fortaleza, no Estádio Castelão, na Capital cearense. Às 19h30, o Ipatinga recebe o Avaí, no Ipatingão, no Interior de Minas Gerais.
Ficha Técnica
Coritiba 1 x 0 IpatingaA forte marcação de ambas equipes no meio-campo fez com que as faltas começassem a sobressair. Aos 30’, o árbitro Cléber Wellington Abade, de São Paulo, já havia distribuído quatro cartões amarelos, sendo que somente um foi no primeiro tempo. Receberam Túlio, Anderson Lima, Ricardinho e Augusto Recife. A tensão chegou ao estremo quando Gustavo foi expulso.
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba – PR
Árbitro: Cléber Wellington Abade – SP
Renda: R$ 398.360,00
Público: 26.129 pagantes (28.446 total)
Cartões Amarelos: Túlio, Anderson Lima e Ricardinho (Coritiba); Augusto Recife (Ipatinga)
Cartão Vermelho: Gustavo (Coritiba)
Gol: Anderson Lima 54’/2ºT (Coritiba)
Coritiba
Édson Bastos; Anderson Lima, Jeci, Henrique e Douglas Silva; Veiga, Túlio (Ivo), Diogo e Ricardinho; Hugo (Marlos) e Keirrison (Gustavo).
Técnico: Renê Simões.
Ipatinga
Fred; Márcio Gabriel, Léo Oliveira, Duílio e Beto; Henrique, Leandro Salino, Augusto Recife (Luciano Sorriso) e Gérson Magrão; Adeílson (Diego Silva) e Alessandro.
Técnico: Émerson Ávila.





































































































































