Coritiba 0 x 1 Grêmio - Azar de rebaixado ou sorte de campeão?

Coxa desperdiçou algumas boas chances de marcar e Tricolor "achou" um gol nos acréscimos

O Grêmio voltou a vencer como visitante, assumiu a vice-liderança provisória e ainda sonha com o título do Campeonato Brasileiro ao bater o Coritiba.

hqdefault

Curitiba, PR, 15 (AFI) – O Grêmio voltou a vencer como visitante, assumiu a vice-liderança provisória e ainda sonha com o título do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho esteve longe de encantar, foi pressionado pelo Coritiba, mas “achou” um gol nos acréscimos, que garantiu a vitória por 1 a 0, na noite deste domingo, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 28.ª rodada.

Punido pela ansiedade e falta de competência para botar a bola na rede, o Coxa se afunda ainda mais na zona de rebaixamento. Com 28 pontos, na penúltima colocação, o time acumula nove rodadas sem vitórias. São seis derrotas e três empates.

Em compensação, o Tricolor vence como visitante, após três derrotas seguidas longe de casa. Se considerar outros torneios – Copa do Brasil, Libertadores e Primeira Liga – eram seis jogos sem vitórias fora. Os gaúchos assumiram a segunda posição, com 49 pontos, mas podem ser superados pelo Santos, que tem 48 e recebe o Vitória nesta segunda-feira.

SÓ DEU COXA!
Desesperado para deixar a zona de rebaixamento, o Coritiba começou o jogo em um ritmo alucinante. Logo no início foram duas grandes chances. Aos três minutos, o lateral Carleto soltou uma bomba em cobrança de falta e o goleiro Marcelo Grohe espalmou com dificuldades. Aos quatro, Carleto cobrou escanteio, o zagueiro Werley desviou de cabeça perto da tarve, mas o atacante Henrique Almeida não conseguiu o desvio.

Henrique Almeida escapa da marcação de Kannemann: Coritiba não escapa da derrota - Foto: Divulgação Coritiba

Henrique Almeida escapa da marcação de Kannemann: Coritiba não escapa da derrota

O Grêmio sentiu o início de jogo intenso do Coxa e encontrou muitas dificuldades para sair tocando a bola. Os donos da casa, por outro lado, passaram a ter dificuldades na criação, após os dois lances de perigo logo no começa da partida.

O jogo só voltou a ter algum lance de perigo aos 27 minutos. E novamente com Carleto em uma jogada de bolas parada. O lateral soltou outra bomba em cobrança de falta e Marcelo Grohe quase “bateu-roupa”. Ele deixou a bola escapar ao tentar encaixar, mas se recuperou a tempo.

ALELUIA, GRÊMIO!
A única chegada de perigo gremista aconteceu somente aos 33 minutos. E também em lance de bola parada. O atacante Fernandinho cobrou escanteio da esquerda e o zagueiro Pedro Geromel subiu no terceiro andar para cabecear. A bola saiu raspando a trave direita do goleiro Wilson.

Os paranaenses ainda chegaram mais duas vezes antes do intervalo. Ambas novamente com Carleto. Aos 40 minutos, ele cobrou escanteio na segunda trave e o volante Alan Santos chutou para fora. Aos 46, Carleto lançou o meia Tiago Real, que fintou dois marcadores e mandou por cima do travessão.

QUEM NÃO FAZ…
A segunda etapa começou no mesmo ritmo da primeira. Logo aos três minutos, o Coritiba chegou muito próximo de abrir o marcador. Carleto cobrou falta da esquerda, Alan Santos raspou de cabeça e Werley, livre na segunda trave, mandou de primeira no poste esquerdo de Grohe.

Werley desvia de cabeça: Coritiba perde muitas chances e acaba castigado - Foto: Divulgação Coritiba

Werley desvia de cabeça: Coritiba perde muitas chances e acaba castigado

Definitivamente a noite não era do Grêmio. Mesmo controlando mais a posse, o time gaúcho seguiu com enormes dificuldades para criar algo. E quando chegou não foi por méritos próprios. Aos 12 minutos, Geromel lançou ao ataque, o zagueiro Cléber desviou para trás e quase traiu Wilson. A bola saiu pela linha de fundo. Por pouco não saiu o gol contra.

Conforme o tempo passou, o ritmo do jogo caiu. O Coxa sentiu a parte física e não manteve a mesma intensidade. Isso tornou o jogo mais equilibrado e com menos oportunidades. Aos 34 minutos, o atacante Beto da Silva chegou a estufar as redes para o Tricolor, mas estava impedido.

No final, na base do desespero, o Alviverde foi para o tudo ou nada. Aos 43 minutos, teve a chance de ouro marcar. Henrique Almeida escapou na cara do gol, mas teve a finalização travada por Kannemann. O castigo veio aos 46. Na única jogada construída, o atacante Jael tocou para Ramiro, que saiu sozinho na cara do gol e bateu na saída de Wilson.

PRÓXIMOS JOGOS
Na próxima quarta-feira, às 19h30, o Coritiba volta a campo para enfrentar o Cruzeiro, no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR). Enquanto isso, o Grêmio visita o Corinthians, no mesmo dia, às 21h45, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP).