Corinthians x São Paulo - É vencer ou virar fantochinho do rival!
Em caso de derrota, Timão precisará torcer pelo Tricolor nas últimas rodadas
Embalado por quatro vitórias seguidas, o Timão precisa emplacar a quinta se não quiser depender do arquirrival para garantir vaga às quartas-de-final do Campeonato Paulista Chevrolet.
São Paulo, SP, 08 (AFI) – O resultado do clássico deste domingo, às 16 horas, pode deixar o Corinthians nas mãos do São Paulo. Embalado por quatro vitórias seguidas, o Timão precisa emplacar a quinta se não quiser depender do arquirrival para garantir vaga às quartas-de-final do Campeonato Paulista Chevrolet. Os dois times se enfrentam, neste domingo, às 18h30, no Pacaembu, pela 13ª rodada.
Jadson está fora do clássicoApós acumular um longo jejum de vitórias no Paulistão, Timão entrou nos eixos e conquistou quatro vitórias seguidas. Na última delas, atropelou o Linense, por 4 a 0, com dois gols do meia Jadson. A boa fase coincide com a chegada do camisa 10, que está impedido de jogar por força contratual, assim como Pato no Sampa.
Apesar da grande sequência, o time alvinegro ainda está longe de ficar em situação confortável. O Timão é o terceiro colocado do Grupo D, com 20 pontos, atrás dos concorrentes Ituano e Botafogo. Curiosamente, o Tricolor encara os dois concorrentes corintianos nas últimas rodadas.
Tabu que assombra
Já classificado, o Sampa entra em campo tentando espantar outros fantasmas. O time do Morumbi tenta encerrar um tabu de vitórias em clássicos. Já são 12 confrontos seguidos sem vencer Corinthians, Palmeiras ou Santos. A última vitória foi no dia 2 de dezembro de 2012, na despedida do Campeonato Brasileiro, sobre o Timão, por 3 a 1.
Depois disso, o Tricolor acumulou cinco empates e sete derrotas. Neste Paulistão, o líder do Grupo A, com 21 pontos, conseguiu um empate sem gols contra o Santos, no Morumbi, e acabou derrotado pelo Palmeiras, por 2 a 0, no Pacaembu.
Freguesia tricolor
Quando o assunto é o histórico dos confrontos, os corintianos vão à forra. Nos últimos anos, o São Paulo tem se mostrado um freguês de carteirinha do alvinegro. Nos últimos sete anos, os rivais se enfrentarem por 23 vezes, com 12 vitórias corintianas, oito empates e apenas três vitórias são-paulinas.
No retrospecto geral, a vantagem do Timão também é considerável. Até hoje, o Majestoso já foi disputado por 317 vezes. O Corinthians venceu em 118 oportunidades, enquanto o Sampa ganhou outras 99 partidas. Aconteceram ainda 100 empates.
Romarinho ainda é dúvida
Mistério alvinegro
O técnico Mano Menezes optou por não confirmar a escalação do Corinthians para o clássico, mantendo pelo menos duas dúvidas no time. Ele não quis adiantar o substituto do meia Jadson, que não pode jogar por imposição contratual, e disse ainda esperar a recuperação de Romarinho, com dores na coxa esquerda, para definir o ataque.
Como sempre tem acontecido na véspera dos jogos, Mano não liberou a entrada da imprensa no treino realizado na tarde desta sexta-feira no CT Joaquim Grava – os jornalistas puderam acompanhar apenas a parte final, quando os jogadores faziam um trabalho de finalização. Na atividade, o peruano Guerrero trabalhou normalmente e mostrou estar recuperado da lesão sofrida na semana passada no joelho direito, ficando à disposição para o clássico.
A tendência, porém, é que Guerrero fique como opção no banco de reservas, porque Luciano entrou muito bem no ataque e já marcou quatro gols em dois jogos. Mas o peruano tem chance de jogar se Romarinho não se recuperar das dores. Caso seja vetado pelos médicos, Emerson também pode ficar com essa vaga.
A outra dúvida de Mano é no meio, pois não poderá contar com Jadson, que tem sido o grande destaque do time nos últimos jogos. Como veio do próprio São Paulo, numa troca envolvendo o atacante Alexandre Pato, ele não pode disputar o clássico. Danilo e Renato Augusto são os candidatos para ficar com a sua vaga na escalação corintiana.
Apesar do mistério, Mano avisou que não fará surpresas na escalação. “A ideia é de manutenção, é mais coerente com a equipe que apresentou crescimento. Não vou fazer muitas alterações, será a base da equipe, com no máximo uma ou duas alterações”, afirmou o treinador. “Precisa ser coerente com o que o está acontecendo no momento, porque se não vamos viver só de passado e não vamos renovar.”
A novidade corintiana para o clássico é o retorno do lateral-esquerdo Fábio Santos, que foi relacionado pela primeira vez na temporada, após se recuperar de contusão. Diante do São Paulo, ele ficará como opção no banco de reservas.
Base mantida
A tendência é que o técnico Muricy Ramahlho mantenha ca mesma formação que bateu o Osasco Audax por 4 a 0 na quarta-feira, no Morumbi. A preocupação do treinador no momento é preservar a parte física do grupo para que ninguém se machuque às vésperas do fim da fase de grupos, mas ele já deu pistas de que não deve fazer alterações.
Ganso é mantido entre os titulares“Estamos recuperando o time porque viemos de uma partida que exigiu muito dos jogadores e por isso não dá para cravar um time. Para fazer o que fizemos na quarta contra o Audax você precisa correr muito e isso desgasta bastante a parte física, mas não devemos ter grandes mudanças, a não ser por lesão ou algo do tipo”, explicou.
Dessa forma, Ganso deve ser mantido no meio e Pabon volta a ocupar o lado direito do ataque. O colombiano não treinou por estar com dores musculares, mas não deve ser problema para o jogo e treinará normalmente no sábado com o restante do grupo. Apenas Denilson, com uma contratura na coxa esquerda, está fora.
O São Paulo ainda terá o retorno de Alvaro Pereira, que não enfrentou o Audax por estar defendendo a seleção uruguaia em amistoso contra a Áustria. Ele retornou ao Brasil na quinta e foi direto para o CT se exercitar.
“Ele chegou bem e não jogou muito no amistoso, essa era minha maior preocupação. Conversei cinco minutos com ele e é um cara diferente, não reclamou da viagem em nenhum momento e já treinou. Está com vontade de jogar e é experiente, um cara com bagagem internacional e que vai ajudar bastante”.





































































































































